Cantor e compositor, João Terra, 62, com mais de 40 anos de carreira trilhada em composições e melodias do reggae, ganha documentário sobre sua vida.

por Janaína Pedroso

Exibido no terceiro dia da Mostra online Brisas Sonoras, que destacou artistas da cena de Ubatuba, além de outros convidados, o documentário João Terra está disponível no YouTube, através do link a seguir (a partir do 1:32:20).

João Terra mudou-se para Ubatuba pela primeira vez em 1994. De lá para cá permaneceu conectado à cidade. 

“Ubatuba vem ano após ano se enriquecendo culturalmente e aqui tenho minha banda com sete músicos de altíssimo nível”, João Terra em trecho do documentário, dirigido por Leco de Souza.

Angela Terra, 33 anos, filha de João, é quem atualmente toca a carreira do pai. Em princípio, a Mostra pretendia apresentar o músico no festival online, por meio de um show, como os demais artistas. Porém, Terra vive um momento delicado, já que enfrenta um tratamento para a cura de tumores. 

“Vivemos a cada dia com otimismo e fé, mesmo sabendo que a situação é bem delicada. O documentário veio como um presente, ele está muito feliz e ficou animado para seguir produzindo”, diz Angela. 

Terra, que usou a literatura desde a juventude como fonte de criação para suas letras e arranjos musicais, é pai de cinco filhos e atualmente vive em Ubatuba. 

Em 2019, João apresentou-se no Teatro Municipal de Ubatuba, em  show que celebrou os 40 anos de carreira.

Aqui uma de suas canções mais ouvidas, “O Joio e o Trigo”

Ficha técnica do documentário ‘João Terra’

Leco de Souza – direção, fotografia, captação de áudio e edição

Patrícia Cabral – direção de produção

Caroline Garcez – produção de set

Guimiúdo – finalização de áudio

Origem Surf no Spotify

Música tem tudo a ver com surfe, certo? Para embalar a matéria de hoje sobre o queridíssimo João Terra, trazemos à memória a playlist #04. Nessa lista seleta criada pelo Filipe Burjato, com muito reggae, tem Bob Marley, Gregory Isaacs, Edson Gomes, Tribo de Jah, Peter Tosh e Jimmy Cliff. Então, solta o som!