Home > Entrevistas > ‘Surfista votando em Bolsonaro é muito preocupante’, diz Supla

‘Surfista votando em Bolsonaro é muito preocupante’, diz Supla

por | set 28, 2021 | Notícias | 55 Comentários

O cantor, músico e compositor, que lançou recentemente o clipe ‘Espetacular nadar no seu mar’, conta como é o surfe após os 50, relembra quando foi expulso do mar por Fastie Eddie e ainda fala sobre surfistas bolsonaristas e a relação com a democracia

Por Cela Lima

Supla pegando uma direita tubular – Foto: acervo pessoal

Pergunta – Como foi que você começou a surfar?

Resposta – A primeira vez que vi o surfe foi na Califórnia, onde morava com meus pais. A gente vivia em Stanford, mas me lembro passando ali em São Francisco, uma galera com prancha e aquilo ali me chamou muito a atenção. Mas comecei a surfar no Guarujá, foi quando a gente voltou para o Brasil, e ali meus pais conheciam uma galera que tinha apartamento, a minha avó também tinha. Então sempre quando dava ia pegar onda. E depois a gente tinha uma casa de praia lá em Picinguaba (Ubatuba) que é uma casa em cima do morro, parece a casa do Tarzan, não tem telefone, não tem nada. Ela está lá até hoje. E aí comecei a pegar onda ali no Litoral Norte. Então eu conheço bem a Praia do Félix, Itamambuca, a Praia da Fazenda… e era um privilégio realmente poder pegar onda nesses lugares. Mas eu desenvolvi meu surfe mesmo nas Pitangueiras, com toda a galera new wave ali. (risos) Cinira, Paulinho Esmeralda, Paulinho Esparadrapo e por aí vai. Me lembro do Tinguinha pegando onda ali também. Essa era a galera.

P – Todo surfista já passou pelo menos um perrengue no mar. Me conta qual foi o seu? Ou aquele que mais te marcou?

R – Um grande perrengue que passei foi quando estava com 16 anos, pegando onda eu e o Cinira em Pipeline. E aí vi um cara indo dropar uma onda em Pipeline, devia estar uns 6 quase 8 pés (aproximadamente 2 metros), o que é grande pra mim, e esse cara veio lá do pico. Falei “esse cara nunca vai passar na onda”. Meu, ele já desceu praticamente entubando. E fui dropar a onda dele, rabear a onda dele. E caí em cima dele. Nossa, me lembro do Cinira me contando a história. Me lembro que eu caí, bati meu pé nas rochas ali embaixo, e quase fiquei preso, mas levantei. Quando levanto já vejo esse cara vindo, olhando pra mim, remando e falando “Out! Out!” (Fora, fora. Em inglês.) “Sai agora do mar”. Nossa, cara já fiquei “Cadê minha prancha? Cadê minha prancha?” Ainda bem que a cordinha não tinha arrebentado. E já fui saindo e remando o mais rápido possível. Ainda bem que não veio uma onda atrás. Deu uma calmaria e deu pra sair. Era o Fast Eddie (Eddie Rothman), o black trunk mais cabuloso da época. Acho que esse foi o meu maior perrengue de medo. O Cinira falou “Achei que você ia morrer e que o cara ia te afogar ali mesmo”.

P – Você tem a energia muito boa. Acha que o surfe tem algo a ver com isso?

R – Muito obrigado pela energia. Sempre tento manter a positividade sabe? Be positive, tá ligado? Tipo Bob Marley, meu. Enxergar os problemas, não fugir dele, mas sendo positivo. Bob Marley é sempre uma música que me acompanha no surfe. E o reggae, Peter Tosh e Jimmy Cliff, The Wailers. O rock and roll foi muito inspirado por toda essa onda new wave, que vinha dos Estados Unidos, com The B-52’s, Devo, principalmente, Oingo Boingo, sabe? São bandas surf punks que marcaram e que eram muito ligadas assim à coisa do surfe mesmo. E depois surf music passou a ser NOFX, outro tipo de som, mas já com a pegada punk californiana mesmo. Agora, essa parada peguei muito da música com os surfistas que escutavam essa onda meio new wave mesmo. Eu adorava. Escutar um B-52 antes de entrar no mar realmente me deixava bem excitado. Ou até um Exploited, “F*ck the USA” com GBH.

Foto: acervo pessoal

P – Você deixa bem claro nas redes sociais o seu posicionamento político. Aliás, não só nas redes, no seu trabalho também. Vejo que no surfe tem muito bolsonarista. Qual a sua opinião sobre isso?

R – Bom, acho que isso é a democracia, sabe? Tem os candidatos e você vota em quem você acreditar. Não voto no Bolsonaro, né? Ele foi eleito pela democracia, com voto eletrônico, então agora está reclamando do voto? E falando em surfista votando em Bolsonaro, é muito preocupante isso, porque o surfista zela pela natureza, né? E olha só, o ministro do meio ambiente. Olha o que aconteceu na Amazônia. É um negócio maluco. Nunca teve tantas queimadas. Tem milhões de acusações. Então, pensem bem meus caros. A gente está numa democracia, você é livre para votar em quem você quiser. Pensa só nesse fato aí. Ok?

P – Fiquei tão encantada com o lançamento mais recente da Brothers of Brazil que não paro de ouvir. Tenho acompanhado nas redes sociais a repercussão do seu namoro com a Nathalia. Você diria que “Espetacular Nadar no seu Mar” é uma canção de um surfista apaixonado? Foi inspirado nela?

R – Obrigado! Acho que é uma música para qualquer pessoa apaixonada. Essa letra, ela começou a ser feita em inglês, com meu amigo Justin Tantler e depois ela teve a adaptação pela Tatiana. Gosto muito quando ela fala assim “Eu, eu tento evitar, só de imaginar meu coração já se envolveu”. Eu só quero brincar, eu tento evitar, mas quando você vê já está totalmente apaixonado. Isso acontece nas paixões, né? Então, é uma história bem real mesmo. Ela não foi inspirada na minha namorada, na Mastrobiso (Nathalia). Mas é uma música onde realmente, a maioria das paixões, dos namoros começam assim, né? Você não quer se envolver, você está indo ali… não é que você não quer se envolver, você está sentindo, só que aí quando você já viu você já está envolvido e aí não tem mais jeito.

P – Como é o surfe após os 50? Sua remada está em dia?

R – Fica mais difícil, meu. Ainda mais eu, que não estou 100 por cento pegando onda toda hora devido ao trabalho e tal. E migrei, eu confesso, para o pranchão, que eu entro mais fácil na onda e curto muito. Só para passar a arrebentação que não gosto muito do pranchão. Mas, para entrar na onda realmente facilita. A remada está boa, mas não está como era quando eu estava no auge, isso tenho que reconhecer.

P – Comecei a surfar aos 30 e hoje incentivo pessoas que sonham em se tornar surfista a se jogarem no mar. O que o Papito diria para quem morre de vontade de aprender, mas tem medo ou vergonha de tentar?

R – Nossa, para mim o surfe é uma terapia fantástica! Esse contato com a natureza. Então, mesmo se você está começando com uma idade mais avançada que seja, de 30 (em diante), não tenha vergonha, porque ninguém nasceu sabendo, já fazendo aquilo, surfando ou seja lá o que for. Então, acho que tem que ir com tudo, com força de vontade, porque eu realmente recomendo! É uma energia com a natureza, que não tem igual. Quando você conseguir pegar o seu primeiro tubo, aí fica viciante o negócio mesmo. Aloha!

Supla surfando – Foto: acervo pessoal

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

A World Surf League (WSL) anunciou a chegada de seu novo head de marketing e planejamento da WSL LATAM: Erik Rehder. O executivo, de 34 anos, chega com a bagagem de ter atuado por oito anos na Vicar e ser responsável direto por cuidar da Stock Car. Rehder comemorou a...

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

O catarinense Alejo Muniz garantiu sua volta ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) após oito anos tentando a requalificação. Muniz conquistou a terceira vaga antecipada do Brasil no top 10 do Challenger Series, ao vencer o duelo brasileiro contra o...

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo confirma segunda vaga do Brasil no CT 2025 no Challenger Series de Portugal. Surfista passou na dobradinha com Rafael Teixeira. Os brasileiros Alejo Muniz, Miguel Pupo e Edgard Groggia também têm chances de estrelar na elite ano que vem. Assim, Brasil tem...

55 Comentários

  1. JOSE MARCOS SALATA

    Preocupante seria votar neste idiota

    • José Campos

      Supla é super do bem. Para que essa agressividade?

      • Celso Rangel

        Quer os bandidos vermelhos de volta.

        • cacá

          Aí pregão se liga brother, sem noção tá numa vibe errada!!!! sai dessa vida de gado prego, o surf nasceu com a contestação, preservação ambiental….naturalmente é de esquerda. Vai estudar Caraí!!!!

    • MARCO AURELIO BARROS BATISTA

      É incrível a polarização política que a VELHA MÍDIA quer fazer o tempo todo. Daqui a pouco, vão ideologizar os ingredientes nos programas de culinária. Eles estão desesperados, e esse desespero mostra que estou do lado certo.

    • SANDRO MONTEIRO MARGON

      Realmente ele está muito preocupado com o Brasil, foi criado no EUA.

    • Ale

      Isso mostra a falta de respeito que a esquerda tem pela democracia e pelo direito de opinião

      • Abner Martins soares

        Bem esquerda. Não produz nada, viveu sob a sombra dos pais toda vida, e critica….
        “Que onda”…

  2. Marisa Coan

    Preocupante é que agora Supla, ou qualquer outro não aceite que as pessoas podem votar em quem bem entenderem.

    • eduardo

      Mas foi isso que ele disse: cada um vota em quem quiser.

    • Fernando Garcia Simon

      Sem novidade, pois surfista geralmente é alienado.

  3. Marcos

    Nossa, que canseira essas abordagens políticas no meio do esporte. Agora, se o cara é gamer, se é jogador de dama ou se joga truco no banco da praça, na hora que for dar entrevista tem que se posicionar politicamente?! Ah que canseira!
    Só queria saber do surf….
    O mundo tá chato!

    • Reinaldo cataldi

      Muita polarização e agressividade desnecessária nos comentários… Não se deve tentar mudar os outros, antes de mudar a si mesmo !!!

  4. Alex ferro

    O Supla estava entrevistando a jornalista?
    Ou ela não sabe gramática?
    Interrogação ou exclamação?
    Me ajuda aí……..

    • Vini

      (o que escrevi a seguir não se refere à reportagem, mas uma reflexão ao comentário do ilustre Supla) A “grande” mídia do Brasil precisa pra ontem colocar a esquerda de volta no poder, só a maior delas perdeu Bilhões sem conseguir meter mais a mão no governo e, como disse uma das atrizes, se não conseguirem derrubar o cara que aí está, não vão ter outra opção se não virarem p… E grande parte da população, principalmente aqueles que cresceram nos últimos 20 anos dentro de um ensino ideológico, onde ninguém precisa mais estudar pq não repetem de ano e chegam aos 18 com uma cabeça de 8, acreditam na mídia e não buscam as verdades, os dados direto da fonte, nem têm senso crítico para enxergarem meio palmo na frente da cara. Os dados apresentados são complemente distorcidos com objetivos criminosos e de uma forma tão mal feita que fico abismado como várias pessoas repetem aquilo como se estivessem bem informadas! Se alguém quiser buscar a área queimada nós últimos anos nos sites das instituições oficiais de levantamento e registro dessas informações, vai ver que no período do Molusco a Amazônia queimava 4x mais. Fora os desvios das ONGS, cuja soma dos valores recebidos e desviados resolveria o problema de boa parte do mundo.

      • Vini

        Ah, agora que me toquei que a reportagem está publicada por duas mídias que ilustram bem o que falei. Então o dito acima vale pra essa reportagem e essas duas mídias sim! Kkkkk

  5. Andre Luis

    A chamada da matéria é de muito mau gosto, até é uma ofensa ao Supla

  6. Fabio Domingos Andrade

    O cara é filho de petistas raiz, não poderíamos esperar outra coisa!

  7. MARCIO SANTANA DE ARAUJO

    Em 2009 Lula foi denunciado por financiar o desmatamento na Amazônia e em 2015 a Dilma cortou 72% da verba contra o desmatamento, aí vem um desinformado e diz que queimadas acontecem por conta do atual presidente, tá de brincadeira. Supla se estive tão preocupado assim com meio ambiente do Brasil estaria mais presente espondo seus projetos, mas vejo que sua vida foi apenas mamar e curtir a vida como playboy mimado.

  8. Flavio Henrique

    Sufista Bolsonarista é o retrato da situação do país.
    Pouca inteligência nessa geração do surf. Olha que exemplo: Gabriel Merdina.

  9. KINGKONG

    VEGUS168S VEGUS168S
    VEGUS168S
    VEGUS168S
    VEGUS168S
    VEGUS168S
    IF YOU NEED TO RICH CICK BELOW
    https://www.vegus168s.com/

  10. leah1glom

    Transactional Leadership shortcomings and weaknesses
    You should be aware that Transformational Leadership and other leadership approaches that rely on a similiar set of assumptions (e.g. charismatic leadership and authentic leadership) have considerable shortcomings and weaknesses. We will have a look at three of these shortcomings and introduce some alternative leadership concepts you should be aware of.
    안전놀이터
    Transformational Leadership is too static and oversimplifies corporate life
    Transformational Leadership strongly relies on a set of rather static guidelines and principles such as the four Is. This makes Transformational Leadership an easy to understand and easy to apply concept. However, corporate life is usually much more complex and requires a leadership approach that is capable of dealing with this complexity (Marion & Uhl-Bien, 2001). Complexity leadership is an alternative leadership approach that focuses on the full range of social interactions in organizations instead of leader-follower relationships only.

  11. fregataleah

    Very interesting,good job and thanks for sharing such a good blog.your article is so convincing that I never stop myself to say something about it.You’re doing a great job.Keep it up.보령출장안마

  12. starbuckslea

    Behavioral scientists have spent a lot of time 삼척출장안마 studying what makes us happy (and what doesn’t). We know happiness can predict health and longevity, and happiness scales can be used to measure social progress and the success of public policies. But happiness isn’t something that just happens to you. Everyone has the power to make small changes in our behavior, our surroundings and our relationships that can help set us on course for a happier life.

  13. legitimatelhea1213

    Perceptions: Often, it’s easier to see why you don’t belong. Instead of giving in to the tendency to focus on negative feelings of rejection and isolation, try to flip this thinking. How do you belong already? What makes you feel included, accepted, and valued? 군산출장마사지 Perceptions about belonging can influence how we feel and behave. We can create a negative loop and engage in behaviors that don’t help our sense of belonging (i.e., if we think we don’t belong, we might withdraw). Understand that feeling like you don’t belong at times is normal. Not only can this be temporary, but there are also things we can do to actively build our sense of belonging.

  14. boxskyleaaching

    Use the right type of communication.
    안전놀이터
    When you’re working with your clients, keep in mind that your level of knowledge about the subject might be far above their understanding. Speak in simple terms and communicate about your work from the same level of expertise as your client has, even if that means communicating from a beginner’s mindset. Use less jargon in your communication so that your clients understand what you’re doing and how you’re doing it.

  15. leacallme123city

    Because getting through tough times is the foundation of any relationship.
    영주출장안마
    Long, lasting relationships aren’t always happy ones. Tough times are a major part of relationships, and lying makes those times worse. No relationship is perfect, and both you and your partner need to understand that. Being in a relationship means handling bad situations in a rational, efficient manner for the both of you. By lying or hiding things, you’re only avoiding the problem and making it bigger.

  16. Makon

    nunca batalho nada , sempre aparecendo de “gringo no terceiro mundo” ,

  17. Adicção

    Excelente artigo e poucos conseguem ter essa informação
    correta e relevante. Obrigado e vou compartilhar no meu
    facebook.

  18. vida

    Nossa esse assunto vai dar o que falar

  19. pgslot

    Pgslot รีวิวเกม Egypt’s Book Of Mystery รีวิวเกมออนไลน์ Egypt’s Book of Mystery เกมใหม่ค่าย PG ที่มากับธีมน่าสนใจ และน่าหลงใหลสำหรับในการลงพนันเวลานี้สูงที่สุด ไปดูกันเลย

  20. Alana Peres

    🙂

  21. เว็บvs999ฟรีเครดิต

    เว็บคาสิโน VS999 สมัครรับเครดิตฟรี ทันที ไม่ต้องฝาก ได้เงินจริง 100 % ไม่มีผิดหวัง

  22. VS999

    Free credit 300 baht online casino 999 Apply and get it now No deposit required

  23. สล็อตออนไลน์ pantip

    ผู้ที่ชอบเล่น ปั่นสล็อต เว็บไหนดี วันนี้เราจะพาท่านไปพบกับเกม เกมสล็อตแตกง่าย ที่เหล่าผู้เล่นกำลังตามหากันมากที่สุด ไม่จกตา

  24. HotGraph

    ยกตลาดสกุลเงินคริปโตมาให้คุณแล้ว HotGraph สามารถคาดการณ์ราคากราฟว่าจะ ขึ้น หรือ ลง เทรดไม่เป็นก็เล่นได้ ง่ายๆ ที่นี่

  25. CQ9 SLOT

    ทางเราก็มีข้อเสนอสุดพิเศษสมัครสล็อต ค่าย CQ9 ก็สามารถรับ สูตรสล็อต ไปใช้ได้ฟรีๆทันที ต้องบอกว่าสูตรของเรามีความแม่นยำมากกว่า 90%

  26. สล็อตค่าย pragmatic play

    เล่นเกม สมัครสล็อต ค่าย pragmatic play ได้เงินจริง ในยุคที่เงินทองหายากแบบยุคนี้นั้น เกมสล็อต ได้เงินฟรี โอน เข้าธนาคาร ไม่ต้อง ลงทุน

  27. สล็อต888

    เว็บสล็อต แตกง่าย สล็อต888เครดิตฟรี ไม่ต้องฝากไม่ต้องแชร์ 2022 ได้เงินจริง

  28. ae sexy

    Casino center, baccarat, slots ae sexy complete, free sign up, many bonuses here

  29. playstar

    สล็อตเว็บตรงไม่ผ่านเอเย่นต์ playstar สล็อตแตกง่าย เว็บสล็อตแท้

  30. สล็อต vs999

    สมัครสมาชิกใหม่ สล็อต vs999 ฝาก ถอน ตลอด 24 ชั่วโมง พร้อมโปรโมชั่นจัดเต็มทั้งลูกค้าเก่าและใหม่

  31. สล็อต 999

    เว็บเล่นเกม สล็อต 999 ที่ดีที่สุด ตอบโจทย์การลงทุนบนโลกออนไลน์ สมัคร user ฟรี ไม่มีขั้นต่ำ

  32. เว็บคาสิโน สมัครฟรี

    เว็บคาสิโน สมัครฟรี แจกเครดิตทดลองเล่นฟรี แบบไม่ต้องฝาก โบนัส 100 %

  33. ALLBET CASINO ONLINE

    online casino All-in-one ALLBET CASINO entertainment website Unlimited real money withdrawal

inscrição feita!

Pin It on Pinterest