Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba (FICSU), que ocorre de 16 a 19 de junho, na Praia Vermelha do Norte, em Ubatuba.

Serão aceitas produções nacionais e estrangeiras realizadas a partir de 1 de janeiro de 2019, que tenham o surfe como temática, de todos os gêneros, formatos, duração e região de produção. O período de inscrição vai até dia 10 de abril.

Noite de lua cheia no Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba. Crédito: Maria Capai

A seleção das obras será realizada pelo Comitê de Curadoria do Festival e concorrem em cinco categorias, além do Prêmio de Júri Popular e Prêmio de Júri Oficial.

As categorias são as seguintes:

  • Prêmio Praia Grande – a praia mais popular de Ubatuba, um prêmio para o filme mais popular;
  • Prêmio Sununga – uma praia diferente, boa para a prática de skimboard, as ondas batem na pedra e voltam laterais, um prêmio para um filme inovador, que muda a forma de vermos as coisas;
  • Prêmio Vermelhinha – uma praia de surf mais radical, com ondas que quebram bem perto da areia, um prêmio para um filme mais radical, que nos leva ao limite;
  • Prêmio Itamambuca – uma praia que agrada a todos, com ondas regulares, durante o ano todo, um prêmio para um filme completo, com boa narrativa, bem feito em todos os seus aspectos;
  • Prêmio Perequê-Açú – uma praia onde fica a escola de surfe de Ubatuba, ideal para quem está começando, um prêmio para realizadores estreantes (primeiro ou segundo filme).

O formato do evento segue o mesmo do ano anterior, com quatro dias de sessões de cinema “pé na areia”, além de atrações como shows de música, ações de sustentabilidade, oficinas, feira de produtores locais entre outras coisas.

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba é apresentada pela Decathlon e Ministério do Turismo, conta com os apoios da Fundart e Prefeitura de Ubatuba, co-realizada pelo Instituto Semente e Trapézio Produções Culturais. 

Para mais informações e regulamento completo acesse https://ficsu.com.br/inscricao/