Home > Destaque > 11 motivos para participar de uma clínica de surfe

11 motivos para participar de uma clínica de surfe

por | mar 30, 2022 | Destaque, Surfe Feminino | 5 Comentários

Recentemente participei pela primeira vez, de fato, de uma clínica de surfe exclusiva para mulheres. Idealizado pela surfista e jornalista Claudinha Gonçalves, o encontro ocorreu em Ubatuba, há duas semanas.

Por muitos anos fui avessa à ideia de surfar em grupo, conservava na minha mente a crença de que surfe é individual, e assim como eu aprendi a surfar sozinha, qualquer um pode fazer o mesmo. Um pensamento pequeno que me faz crer não ser nada além de uma crença limitante.

Recentemente, nota-se uma enxurrada de grupos para mulheres se formando com a promessa de ensinar o surfe. Acho isso ótimo, porém desconfio da eficácia de alguns, visto que muita gente sem bagagem está se propondo a ensinar surfe, e isso a meu ver é um problema.

Bagagem e conhecimento, porém é o que não falta à ex-competidora, surfista desde criança e comentarista das etapas mundiais do CT transmitidas pela rede Globo, Claudinha Gonçalves. É ela quem criou o projeto e que comanda a maior parte das atividades do Coolture Life.

Dentro d’água em todas as sessões de surfe, dando orientações e dicas às participantes, a surfista também oferece uma verdadeira mentoria, durante as análises das ondas surfadas.

A captação das imagens ocorre por vídeo pela talentosa fotógrafa e videomaker Camila Othon. As videoanálises feitas por Claudinha são, portanto, sem dúvida alguma, a cereja do bolo da clínica feita por mulheres e para elas.

Boost de animo e autoestima

Surfar está entre as coisas mais prazerosas da vida. Contudo, em determinado momento da trajetória de um surfista, o surf pode se tornar frustrante.

Grande parte dos surfistas fica estacionada em uma fase por longos anos, às vezes por não testar equipamentos novos, outras vezes por não dispor de um treinamento específico adequado.

Nesse sentido a clínica de surf, Coolture Life é uma injeção de animo e muita autoestima, à medida que é possível evoluir em apenas três dias de treino, acredite!

Sem contar que é através da observação da diversidade de cada surfista que descobrimos nossa própria beleza. Afinal, cada corpo carrega seu encanto, cada surfista tem um jeito próprio de se comportar sobre a prancha, e está TUDO BEM!

Representatividade, sua linda!

Cresci vendo revistas de surfe nas quais homens surfavam e mulheres mostravam a bunda. Então, ver outras mulheres surfando permite que outra mulher se identifique imediatamente, e mágicas acontecem a partir daí. A tal representatividade é poderosa!

Lugares novos, vida nova

Sair do obvio, dar um rolê, conhecer uma onda nova, um lugar diferente. Se essa não for a graça da vida, qual é?

Todo surfista que se presa ama viajar em busca de ondas. Nesta edição da clínica de surfe Coolture Life, em Ubatuba, me fez lembrar como nós que moramos nessa cidade somos privilegiados, à medida que há em cada praia uma onda diferente, que recebe uma determinada ondulação. Ubatuba é a verdadeira cidade do surf!

Ampliando a teia

Clínicas de surfe são excelentes lugares para cultivar rede de contatos. Afinal, somos uma sociedade pautada nas relações interpessoais. Portanto, conhecer gente nova sempre foi o grande barato da vida. Saímos com a promessa de criar um grupo do zap e reunir a mulherada local de Ubatuba para sessões de surfe. Espero que cedo ou tarde esse grupo surja.

Chance de conhecer novos equipamentos

Raras, senão nenhuma outra clínica de surfe exclusiva para mulheres oferece um quiver de pranchas para test drive. Testar equipamentos novos é imprescindível para evoluir no surfe.

Teve surfista iniciante que durante a clínica já conseguiu diminuir o tamanho da prancha, foi o caso da atriz Débora Nascimento. “Está sendo muito lindo, me vi com uma 7´2, que para mim é uma pranchinha. É uma superação”, disse Débora.

A professora de Yoga Marina Athanas também experimentou uma nova prancha “Só por isso já valeu estar aqui”, diz Athanas que saiu da clínica de prancha nova.

Alimentação saudável

Nem sempre dá tempo de se alimentar saudável. Na correria do dia a dia acabo fazendo concessões diversas. Na clínica de surfe foi uma verdadeira imersão pelo mundo da culinária natural vegetariana e vegana, de um jeito delicioso! Comandada pela queridíssima Berê Beantpal, da Cozinha Ser Viva, os cafés da manhã, almoços e jantares foram momentos simplesmente divinos!

Claudinha Gonçalves só para você

Não é todo dia que você tem a chance de receber orientações valiosas de um especialista. No Coolture Life, a trajetória da Claudinha Gonçalves que se iniciou aos 4 anos de idade e que até hoje é movida pelo surfe, é colocada nas sessões de videoanálise de um jeito muito especial. Só vivendo para entender. Claudinha tem humor, tem didática, tem um jeito dela de fazer aquilo que torna o programa do Coolture realmente único.

Novas experiências

Fazer algo novo pela primeira vez na vida. Se jogar numa aventura. Isso é o que move. São as novas experiências que fazem a vida valer a pena.

Treinamento físico específico para surfe

Carla Giovanna é a treinadora e coach que acompanha Claudinha há anos. É dela a responsabilidade de comandar sessões de aquecimento, relaxamento e treinos específicos como os que tivemos de respiração e apneia; nessa edição experimentei a crioterapia, mas isso merece um texto.

Participação de atletas locais em cada edição

Sem dúvida alguma, o grupo não seria o mesmo sem a presença da local Moara Sanchez. Surfista, salva-vidas e sereia, Moara fez com que tudo valesse a pena, ao cubo. E em cada edição o Coolture Life traz uma local, que conhece como ninguém as ondas de cada destino!

Resgate

Foram muitas as emoções vividas. Eu que sofro de baixa autoestima e síndrome da impostora, saí da experiência me sentindo viva, leve. Resgatei parte de mim que com a maternidade ficou de lado. Clínicas de surfe também são uma excelente oportunidade para resgatar coisas que por diferentes razões, acabam se perdendo.

Ouvir de novatas que eu sou inspiração e de experientes que o blog é lugar de fonte de pesquisa, me fez pensar nos meus sonhos, em porque criei esse espaço e o quanto quero que ele prospere.

Obrigada, Fabi, Marina, Pato, Dani, Jéssica, Débora, Raquel, Moara, Aline, Bianca, Antonia, Sofia, Camila, Maria, Claudinha! Vocês são mulheres incríveis, inspiradoras e sensacionais!

Viva as mulheres do mar!

Participantes da edição de Ubatuba do Coolture Life, clínica de surfe de Claudinha Gonçalves. Foto Pato Surf Photo.
Surfe, eu te amo! Foto Pato Surf Photo.
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Porque a escrita criativa e o surf combinam perfeitamente

Porque a escrita criativa e o surf combinam perfeitamente

Quando pensamos em surf, é comum imaginar ondas cristalinas, pranchas e um contato direto com a natureza, já a escrita criativa traz à mente ideias ou uma tela em branco, lugar onde pensamentos ganham forma. A princípio, essas duas atividades podem parecer opostas,...

Dia Nacional da Praia: dicas e cuidados com o sol

Dia Nacional da Praia: dicas e cuidados com o sol

No dia nacional da praia, a Australian Gold apresenta itens essenciais para quem deseja manter o espírito praiano vivo, mesmo nos meses de temperaturas mais baixas No dia 30 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Praia, data que comemora o estilo de vida praiano e...

5 Comentários

  1. Gado

    #FECHADOCOMBOLSONAROATE2026

    E DEPOIS

  2. Charles konig

    Loucura isso né

  3. final ank

    this good post..

  4. B Curl Lashes

    Excellent posts guys, thanks for admin

  5. list yahoo

    You can find textile merchants, wholeslae cloth?

inscrição feita!

Pin It on Pinterest