Home > Destaque > Festival oferece capacitação para jovens que sonham com o cinema

Festival oferece capacitação para jovens que sonham com o cinema

por | abr 19, 2022 | Destaque, Notícias | 2 Comentários

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Surfe de Ubatuba (Ficsu), que acontece de 16 a 19 de junho, na Praia Vermelha do Norte, vai capacitar jovens talentos do audiovisual. 

Os jovens interessados devem se inscrever até dia 22 de abril, em https://ficsu.com.br/ficsu-formacao/

Surgido em 2019, o Festival nasce para incentivar e fomentar peças audiovisuais criadas a partir da inspiração vinda do surfe e oceano. 

Victor Fisch, cineasta e mestre em Roteiros pela EICTV de Cuba, é o idealizador do festival, que viu em Ubatuba o lugar perfeito. “É curioso que não houvesse até hoje um festival deste tipo aqui. É como se toda a beleza natural bastasse”, diz Fisch. 

Sobre as oficinas destinadas a jovens de 15 e 25 anos, Victor explica: “As aulas serão aos finais de semana no auditório do Museu da Vida Marinha, do Instituto Argonauta. Serão aulas de roteiro, direção, fotografia e montagem com uma equipe toda de profissionais residentes na cidade”.

Ao final da Oficina os jovens terão a chance de verem suas produções finalizadas e ao menos duas delas serão exibidas durante o Ficsu. 

Ademais, uma delas será exibida internacionalmente por meio da parceria com festival Portuguese Surf Film.

Lua cheia e feriado no Festival

Com exibições pé na areia, música, gastronomia e outras atrações, o Ficsu é um prato cheio para quem curte cinema, surfe e praia. 

Os documentários selecionados pela curadoria do Festival serão exibidos em telão na praia. Espectadores poderao então assistir às produções, com os pés na areia, ao som das ondas e luz do luar. 

Como no primeiro ano, 2019, o Ficsu prevê noites de lua cheia. Contudo, nesta edição o Festival ocorre em meio a um feriado, o que deve movimentar ainda mais o evento. 

Crianças, mulheres e sustentabilidade 

O Festival de Cinema de Surfe de Ubatuba prevê atividades para as crianças, além de rodas de conversa sobre pautas relacionadas às mulheres no mar e sustentabilidade. 

Samuel Gabanyi, responsável por parcerias e sustentabilidade no Ficsu, ressalta a preocupação desta edição com práticas sustentáveis.

“Uma das nossas maiores preocupações esse ano diz respeito a sustentabilidade. Então teremos parceria com a Coco e Cia que fará a coleta do reciclável, além disso compostaremos todos os resíduos orgânicos gerados no festival”, diz Samuel. 

Rodas de conversa sobre sustentabilidade e mutirões para limpeza de praia também completam a agenda de atrações do Ficsu. 

Parceria com Portugal 

O Portuguese Surf Film é parceiro do Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba.

“Este ano vamos ter uma troca entre os Festivais. Assim o Ficsu estará presente lá em Portugal. E um dos filmes produzidos pelos jovens da Oficina também vai para lá”, conta Victor.

O Festival ocorre a partir da Lei Rouanet, patrocínio da Decatholon e apoio da Fundart. Além de parceiras, com Tamar, Instituto Argonauta, Hou e Aproven (Associação de Proteção a praia Vermelha do Norte). 

Oficina de fotografia da primeira edição do Ficsu. Divulgação.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Limpeza de Praia em Guarujá nesse sábado

Limpeza de Praia em Guarujá nesse sábado

Projeto Ondas, de Jojó de Olivença, realiza no dia 6 de julho, sábado, no período da manhã, o “Mutirão de Limpeza de Praia”, na Enseada, em Guarujá, em frente ao Delphin Hotel - na altura do número 1295 da Av. Miguel Estefano. “É uma ação muito importante para...

2 Comentários

  1. jin

    Excellent piece of writing.

inscrição feita!

Pin It on Pinterest