A segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Surfe de Ubatuba (Ficsu), que acontece de 16 a 19 de junho, na Praia Vermelha do Norte, vai capacitar jovens talentos do audiovisual. 

Os jovens interessados devem se inscrever até dia 22 de abril, em https://ficsu.com.br/ficsu-formacao/

Surgido em 2019, o Festival nasce para incentivar e fomentar peças audiovisuais criadas a partir da inspiração vinda do surfe e oceano. 

Victor Fisch, cineasta e mestre em Roteiros pela EICTV de Cuba, é o idealizador do festival, que viu em Ubatuba o lugar perfeito. “É curioso que não houvesse até hoje um festival deste tipo aqui. É como se toda a beleza natural bastasse”, diz Fisch. 

Sobre as oficinas destinadas a jovens de 15 e 25 anos, Victor explica: “As aulas serão aos finais de semana no auditório do Museu da Vida Marinha, do Instituto Argonauta. Serão aulas de roteiro, direção, fotografia e montagem com uma equipe toda de profissionais residentes na cidade”.

Ao final da Oficina os jovens terão a chance de verem suas produções finalizadas e ao menos duas delas serão exibidas durante o Ficsu. 

Ademais, uma delas será exibida internacionalmente por meio da parceria com festival Portuguese Surf Film.

Lua cheia e feriado no Festival

Com exibições pé na areia, música, gastronomia e outras atrações, o Ficsu é um prato cheio para quem curte cinema, surfe e praia. 

Os documentários selecionados pela curadoria do Festival serão exibidos em telão na praia. Espectadores poderao então assistir às produções, com os pés na areia, ao som das ondas e luz do luar. 

Como no primeiro ano, 2019, o Ficsu prevê noites de lua cheia. Contudo, nesta edição o Festival ocorre em meio a um feriado, o que deve movimentar ainda mais o evento. 

Crianças, mulheres e sustentabilidade 

O Festival de Cinema de Surfe de Ubatuba prevê atividades para as crianças, além de rodas de conversa sobre pautas relacionadas às mulheres no mar e sustentabilidade. 

Samuel Gabanyi, responsável por parcerias e sustentabilidade no Ficsu, ressalta a preocupação desta edição com práticas sustentáveis.

“Uma das nossas maiores preocupações esse ano diz respeito a sustentabilidade. Então teremos parceria com a Coco e Cia que fará a coleta do reciclável, além disso compostaremos todos os resíduos orgânicos gerados no festival”, diz Samuel. 

Rodas de conversa sobre sustentabilidade e mutirões para limpeza de praia também completam a agenda de atrações do Ficsu. 

Parceria com Portugal 

O Portuguese Surf Film é parceiro do Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba.

“Este ano vamos ter uma troca entre os Festivais. Assim o Ficsu estará presente lá em Portugal. E um dos filmes produzidos pelos jovens da Oficina também vai para lá”, conta Victor.

O Festival ocorre a partir da Lei Rouanet, patrocínio da Decatholon e apoio da Fundart. Além de parceiras, com Tamar, Instituto Argonauta, Hou e Aproven (Associação de Proteção a praia Vermelha do Norte). 

Oficina de fotografia da primeira edição do Ficsu. Divulgação.