Sasha Jane, 43 anos, é a primeira surfista trans que participa de um campeonato de surfe. Lowerson venceu as duas categorias das quais disputou: ‘Open Feminina’ e ‘Open Logger’. O evento ocorreu no último dia 19 em Avalon, Austrália Ocidental. Sasha já havia vencido o mesmo evento há três anos, quando ainda não havia passado pela transição de gênero.
Lowerson tem sido uma voz forte na luta a favor dos direitos de atletas trans em eventos esportivos, em especial os de surfe, modalidade que pratica desde criança.
Antes de fazer a transição, Sasha conquistou títulos expressivos na categoria como o de campeão estadual da Austrália Ocidental, na ocasião competia como Ryan Egan.
Ao jornal The Australian, Sasha conta que sofreu bastante durante os anos em que ficou longe do surfe e especialmente das competições por conta da transição de gênero.
“Eu comecei a surfar ainda criança e fui um bom surfista junior. Eu sabia desde muito pequeno que eu não era um garoto comum.” conta Sasha.
“Por muito tempo da minha vida eu pensei que ela (Sasha) jamais poderia existir, então precisei me esconder dentro de uma ‘caixa’”, diz.
“De tempos em tempos eu pensava em me matar. Até que realmente tentei o suicídio. Então pensei: o que você está fazendo com a sua vida?”, relata a surfista que sentia viver uma mentira.
Sasha conta que decidiu que seria sincera consigo mesma e com o mundo, foi quando ela optou pela transição e iniciou sua terapia hormonal.
“Não podia simplesmente me afastar da minha paixão”, finaliza.
Sasha contou ao jornal que já iniciou um diálogo com a Liga Mundial de Surfe, a WSL.
good luck my name is artacode thanks
You are proud. Good luck and I wish you happiness.