“The Yin & Yang of Gerry Lopez” revela além do Gerry sutil, fluído e sereno que estamos acostumados, um sujeito um tanto agressivo, egoísta em certa medida e competitivo. Através da jornada da lenda – e a narrativa consegue mostrar brilhantemente – aprendemos que a vida se trata de encarar a dualidade e perseverar.

“The Yin & Yang of Gerry Lopez”. Reprodução YouTube/Patagonia.

A falta de grana obrigou Gerry a fazer sua própria prancha, o que leva a crer que não fosse essa dificuldade Lopez talvez não se revelasse tão magnífico.

Surpresas alegraram! A primeira delas foi saber que minhas duas ondas-de-sonho-da-vida ganharam destaque: Uluwatu e G-land, que Ligthning Bolt era nome de baseado, além de saber que Lopez foi um “surfista tardio”.

Surpreendentemente, Gerry não foi um talento lapidado a muito suor, dedicação e aparato desde criança, em contrapartida entrou na adolescência sem se dar conta de que havia nascido para surfar e que a partir disso faria história… Revelação linda também é saber que foi a mãe de Gerry Lopez quem o colocou de pé na prancha pela primeira vez.

Penso que a magia e a inteligência de Gerry podem estar associadas à mistura de etnias e ancestralidades que durante anos, séculos, milênios quem sabe, construíram o DNA e os genes que compõem cada parte daquele corpo que como ninguém soube fundir-se ao Oceano. Inclusive, Gerry confessa, emocionado, que ele e G-land chegaram, de fato, ser uma única coisa.

Seja para descobrir o melhor shape para Pipeline quando ninguém jamais havia feito nada parecido; aprender foilboard aos 70 anos; largar carreira em Hollywood ou a bebida, depois de uma manhã de surfe perdida. A principal mensagem que fica é perseverança.

Ademais, é inevitável sentir uma ponta de inveja do que viveram essas pessoas, numa época em que era possível surfar Uluwatu e G-land sem crowd algum.

Certamente o mundo seria um lugar melhor se todos pudessem aprender e praticar os ensinamentos que a trajetória de vida de Gerry Lopez nos ensina.

Poderoso e revelador. Obrigada a todos os envolvidos nessa brilhante obra. E olha que eu assisti numa tela de 14 polegadas, não posso imaginar o que ver isso no Cinema!

Reprodução Youtube

Ficha técnica “The Yin & Yang of Gerry Lopez”

  • Produced and Directed by Stacy Peralta
  • Written by Stacy Peralta & Sam George
  • Produced by Monika McClure
  • Executive Producers Evan Hayes, Alex Lowther, Josh Nielsen
  • Editor Paul Crowder
  • Music by Matter