Chega o tempo de celebrar o novo e deixar para traz o que não serve mais. A época do ano mais solar está aí; o verão dá o ar da graça e chega a hora de se ligar nas tendências da moda praia dessa estação

A cor laranja parece ser a principal tendência da moda praia 2023, mas com ela também farão sucesso nas areias, mares e piscinas, o rosa, verde, vermelho, azul. Ou seja, cores fortes e pouquíssima estampa, parece que o liso é mesmo a bola da vez. 

É bom deixar claro que não sou nenhuma especialista, apenas uma apaixonada por biquínis, maiôs e tudo mais que envolve essa estação tão calorosa! Observadora e curiosa, quando o verão se aproxima eu trato de iniciar minha pesquisa para entender melhor quais serão as tendências da moda praia.

Além disso, o blog Origem Surf bateu um papo com a Canoê, para entender como funciona o processo criativo de uma coleção, entre outras coisas.

Qual a principal tendência deste verão 2023 na visão da Canoê?!
Existem diversas tendências para o verão 2023, no entanto a Canoê apostou em inserir uma modelagem muito pedida diante da beleza e versatilidade que é o top meia taça, com modelagem que dispensa aviamentos e aros muito estruturados de metal e plástico, priorizando o conforto e a redução do uso de peças com potencial poluente. A Canoê também trouxe para esse verão muita cor e a alça trançada, dando um toque super autêntico!

Quais cores e/ou modelagens dá pra apostar?!
Acreditamos em modelagens atemporais e confortáveis, para de fato, além de se sentir bem e bonita, confortável principalmente! O asa delta e o cortininha, por exemplo, são modelagens que viajam no tempo e não saem de moda, tampouco do gosto da maioria. O importante é se sentir livre pra aproveitar ao máximo o que o verão pode nos proporcionar de bom! Com relação às cores, com certeza apostar nas mais vibrantes e alegres, rosa, laranja e verde são grandes destaques.

Como é o processo criativo da marca na hora de preparar uma coleção de verão?!
Assim que vamos iniciar o processo criativo da coleção, fazemos uma grande pesquisa de cores atuais e a possível união entre elas. Realizamos um estudo acerca das modelagens, o que funcionou, as que permanecem, as novas e possíveis aperfeiçoamentos. Posteriormente, criamos uma narrativa atual e de que converse com a cultura e valores da marca, tentando inserir um pouquinho do que acreditamos em cada coleção. A Canoê prioriza além da beleza das peças, uma modelagem confortável e adaptativa, além de não usar materiais que no fim da cadeia de consumo seja mais um item poluidor, como aviamentos e itens de plástico e metal, por exemplo.

Vale sacrificar o conforto em nome da beleza quando falamos de beachwear?!
Sabemos que é um grande desafio unir a beleza e o conforto na moda praia, principalmente com advento das tendências fast fashion. Esse modelo muda com muita velocidade, mas viemos justamente trazer o contrário, a união da beleza e conforto de forma atemporal, com modelagens que ultrapassam as tendências específicas, rápidas e descartáveis. A maioria das tendências não são funcionais e muito menos confortáveis, caracterizada pelo excesso de amarrações, itens de metal e plástico que machucam, marcam e limitam o corpo. Assim, para nós da Canoê jamais valerá sacrificar o conforto em nome de uma beleza, que ao nosso ver é uma beleza distorcida. Queremos ser o modelo preferido não só de um verão, mas de todos os verões, assim como não só pela beleza e caimento da peça mais também por todas as memorias incríveis construídas vestindo ele!

1. A vez dos lisos

Se os lisos ganham destaque, as atenções estão voltadas para os detalhes. Tranças e costuras mais  demarcadas estão com tudo, e definitivamente estão entre as tendências de moda praia em 2023. Ondas e babados também parecem ser a aposta de algumas coleções desse alto verão.

2. Depois dos bíquinis, chegou a vez dos maiôs abusarem na amarração

As amarrações, tão exploradas ano passado, ganham espaço nos maiôs. Aliás, o one-piece é definitivamente o queridinho dessa temporada. Aqui vale recorte e assimetria também.

3. Tudo combinandinho

Para quem gosta de um conjunto pode se jogar com força, já que eles estão com tudo. Ai vale biquíni e canga, saia, shorts, tudo na mesma estampa!

4. Meia taça queridinha

Sobre as modelagens dos biquínis, a meia taça segue firme e forte. Cortininha nunca sai de moda e para as mais ousadas, essa é a temporada dos super cavados!

5. Ondas e babados

Ombros ganham destaque com as formas que dão graça e movimento.

6. Conforto e liberdade são sempre tendência

Vale estar por dentro das tendências, sem deixar o confronto e a liberdade de lado. E não se esqueça de que as ondas vêm e vão, assim como no surf a moda também está sempre se reinventando…

7. O autentico crochê nunca sai de moda

Aliás, se você guarda aquela calça de crochê de alguns bons anos atrás, essa é a hora de tirar a peça do armário. 

8. Consumo consiente

A dica mais valiosa de todas fica por conta desta aqui. Consumo consciente não sai de moda, então vale saber qual é a mão-de-obra e toda a cadeia produtiva da peça que você está levando para casa 🙂