Recuperação física pós surf: 7 exercícios para recompor a musculatura depois de surfar

A convite de Claudinha Gonçalves, participei da primeira edição do ano de 2023 do Coolture Life, que aconteceu em Itamambuca. Como já contei no Origem Surf, o programa da surfista profissional, envolve bastante coisa além do surfe. 

Parte crucial do programa é o treinamento físico orientado pela educadora física e personal trainer Carla Giovanna. A profissional, que acompanha Claudinha já há bastante tempo, é responsável pelas práticas de aquecimento e recovery que consiste na recuperação muscular e mental, após seguidas sessões de surf.

Com a curadoria da profissional, divido com vocês alguns exercícios essenciais para acalmar corpo e mente após o surfe!

Relaxe e respire:

Deite-se sobre o chão e feche os olhos observando sua respiração. Com os olhos fechados procure acalmar pensamentos e agradecer. Inpire profundamente partindo do baixo ventre, expandindo ao abdômen, costelas, até encher o tórax, até o peito. Faça uma pausa e, em seguida, exale pelo nariz, devagar, esvaziando do alto do peito até a parte baixa do abdomen. Repita cinco vezes, lentamente.

Alongando membros inferiores:

Abrace os joelhos mantendo-os alinhados ao quadril. Segure por trás da articulação e traga suas pernas em direção ao peito. Sempre intensificando a flexão no momento da exalação, repita por 5 ciclos de respiração. A partir dessa posição, eleve um pouco em uma posição diagonal, uma das pernas, cruzando a outra por cima da articulação do joelho, deixando o pé alinhado ao joelho. Usando as mãos e a perna livre para tracionar, traga joelho e pé em direção ao peito enquanto exala, e assim por 5 ciclos de respiração. Alterne o movimento.

Torção deitada:

Dando continuidade ao movimento anterior, estenda uma das pernas. Devagar realize o movimento de torção da coluna. Importante: os ombros permanecem apoiados ao chão, sustentando o tronco estável. Em seguida, repita o movimento para o outro lado. Sempre com muita consciência durante a movimentação corporal, atento à respiração. Complete 5 ciclos respiratórios para cada lado.

Torácica e ombros:

Eleve o quadril com o apoio dos pés, subindo até uma posição de ponte. Junte os braços com os dedos das mãos entrelaçados, posicionando-os abaixo do quadril abrindo bem o peitoral (se preciso gire os ombros para trás). Concentre-se em pressionar os calcanhares sobre o chão e permaneça por 5 ciclos de respiração.

Tronco:

Sente-se e cruze as pernas com corpo apoiado sobre os ísquios. Partindo desta base, alongue toda coluna esticando bem os braços. Abra o peito, em seguida, desça relaxando, colocando o peso do tronco sobre as pernas. Permaneça por 5 ciclos de respiração. Volte desenrolando a coluna, de modo que a cabeça seja a última a ficar ereta.

Tríceps:

Coloque um dos braços em flexão atrás da cabeça, com a ajuda da mão oposta pressione o cotovelo levemente para baixo, forçando o alongamento do tríceps. Segure na posição por 5 ciclos de respiração. Repita com o outro braço o movimento. Cuidado para não curvar a coluna, ative o core e busque manter a estabilidade do tronco.

Cintura Escapular

Estique os braços para os lados; depois, cruze-os na sua frente de maneira que os dedos apontem para cima e o cotovelo direito fique sobre o esquerdo. Os cotovelos devem estar paralelos ao chão. Olhe para o espaço entre as mãos. Fique nessa posição por 5 ciclos de respiração e repita o processo mudando a posição dos braços.

Após essa sequência de exercícios que ajudam na recuperação muscular pós surf, deite-se novamente e observe sua respiração. Observe seu estado físico e mental agora. Coloque um sorriso leve no rosto, observe cada parte do seu corpo. Relaxe e agradeça! 

Curadoria: Carla Giovanna 

Fotos: Pato Surf Photos