Home > Destaque > Racismo contra Vini Júnior deveria motivar a luta no surf

Racismo contra Vini Júnior deveria motivar a luta no surf

por | maio 24, 2023 | Destaque, Opinião

Mais uma vez aconteceu e o racismo no esporte foi pauta durante o início da semana. Os desdobramentos do caso que coloca o brasileiro Vini Júnior no centro dos ataques criminosos, ainda ocupam algum espaço na mídia.

Por aqui, não há meios de ignorar o fato de que mais uma vez um ser humano é rebaixado, humilhado, agredido por ser quem é. O racismo, assim como o machismo, é uma violência extrema que corrói o bem-estar e a saúde emocional de quem a sofre. Seja por ser negro, seja por ser mulher, ambas as condições existenciais são ainda, em pleno 2023, motivo para reprimir e criminalizar quem as sustenta.

É muito louco pensar que hoje há quem acredite em vitimização, mimimi ou racismo reverso. Ora, ora, tais argumentos parecem ainda mais cruéis e impactam diretamente as pessoas que há séculos são assassinadas e negligenciadas.

Além de contradizer fatos gritantemente translúcidos e que são a todo o tempo colocados diante dos olhos e ouvidos dos minimamente informados, há o silêncio de grande parte da sociedade, que insiste em se manter distanciada da necessidade de combater o racismo no Brasil e no mundo.

Vale lembrar que a omissão também fortalece o coro dos racistas.

É mais do que razoável que cada brasileiro que escreve, fala, tenha o dever de um posicionamento Afinal de que valem likes, seguidores e publis, se sua voz não ecoa para diminuir as injustiças e desigualdades?  

Racismo contra Vini Júnior faz lembrar de poema sobre o que é militância

Militância – poema de BENÍCIO DOS SANTOS SANTOS

Siga Origem Surf no Instagram

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

Hoje, 13 de novembro, a World Surf League (WSL) anunciou a ampliação da presença feminina no Championship Tour (CT) de 2026, com 24 surfistas. Atualmente são 18 surfistas mulheres no ranking CT e 35 homens. De acordo com a liga, a decisão foi motivada pelo desempenho...

Pesquisa busca desvendar percepção ambiental de surfistas

Pesquisa busca desvendar percepção ambiental de surfistas

O Instituto Ecosurf lançou uma pesquisa inédita que tem como objetivo compreender a percepção ambiental dos surfistas em relação às mudanças climáticas e à poluição marinha. A iniciativa, denominada "Raio-X Ecosurf", busca aprofundar o conhecimento sobre a relação de...

Pela primeira vez, QS acontece em Natal

Pela primeira vez, QS acontece em Natal

Com o primeiro QS da história de Natal, Rio Grande no Norte, Circuito Banco do Brasil de Surfe encerra o calendário de 2024. É terra de Italo Ferreira que estará presente no evento, ao lado de outras estrelas. A quinta e última etapa será do dia 31 de outubro a 3 de...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest