Home > Destaque > Racismo contra Vini Júnior deveria motivar a luta no surf

Racismo contra Vini Júnior deveria motivar a luta no surf

por | maio 24, 2023 | Destaque, Opinião

Mais uma vez aconteceu e o racismo no esporte foi pauta durante o início da semana. Os desdobramentos do caso que coloca o brasileiro Vini Júnior no centro dos ataques criminosos, ainda ocupam algum espaço na mídia.

Por aqui, não há meios de ignorar o fato de que mais uma vez um ser humano é rebaixado, humilhado, agredido por ser quem é. O racismo, assim como o machismo, é uma violência extrema que corrói o bem-estar e a saúde emocional de quem a sofre. Seja por ser negro, seja por ser mulher, ambas as condições existenciais são ainda, em pleno 2023, motivo para reprimir e criminalizar quem as sustenta.

É muito louco pensar que hoje há quem acredite em vitimização, mimimi ou racismo reverso. Ora, ora, tais argumentos parecem ainda mais cruéis e impactam diretamente as pessoas que há séculos são assassinadas e negligenciadas.

Além de contradizer fatos gritantemente translúcidos e que são a todo o tempo colocados diante dos olhos e ouvidos dos minimamente informados, há o silêncio de grande parte da sociedade, que insiste em se manter distanciada da necessidade de combater o racismo no Brasil e no mundo.

Vale lembrar que a omissão também fortalece o coro dos racistas.

É mais do que razoável que cada brasileiro que escreve, fala, tenha o dever de um posicionamento Afinal de que valem likes, seguidores e publis, se sua voz não ecoa para diminuir as injustiças e desigualdades?  

Racismo contra Vini Júnior faz lembrar de poema sobre o que é militância

Militância – poema de BENÍCIO DOS SANTOS SANTOS

Siga Origem Surf no Instagram

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Surf de Yago faz Brasil retomar esperança de título mundial

Surf de Yago faz Brasil retomar esperança de título mundial

O surf de Yago brilhou em El Salvador. A etapa Surf City El Salvador Pro finalizada ontem, 09, mostrou que o Brasil está na briga por mais um título mundial. Apesar da vitória de John John Florence, os brasileiros Yago Dora, vice-campeão, e Gabriel Medina avançaram no...

A história por trás de um viral emblemático do surf

A história por trás de um viral emblemático do surf

A internet trouxe com ela alguns fenômenos e um deles é sem dúvida o viral, aquele vídeo ou foto que viraliza, e alimenta o algorítimo em escalas montanhosas; e o surf também surfa a onda. Quanto mais visualizações, mais o bicho ganha tração. No surf há inúmeras...

Como o surf tem me salvado esses dias

Como o surf tem me salvado esses dias

Uma folha em branco, um nó na garganta, uma vontade de chorar, medo. As cenas do RS são de entristecer qualquer um. Não bastasse a violência das águas que varreram de casas a corpos, dias após a tragédia, as cenas são ainda mais devastadoras. Crianças sem pais em...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest