Bronte Macaulay e Cole Houshmand vencem o Challenger Series da África do Sul

Australiana Bronte Macaulay e norte-americano Cole Houshmand conquistam os títulos do Ballito Pro apresentado pela O´Neill, na África do Sul. A próxima parada do Challenger Series acontece na Califórnia, em 29 de julho.

As decisões da terceira etapa do World Surf League (WSL) Challenger Series (CS) 2023, foram contra a francesa Vahine Fierro e o português Frederico Morais.

A próxima disputa pelas vagas para a elite do Championship Tour (CT) 2024 começa no dia 29 nos Estados Unidos. Entretanto, as classificações dos 10 homens e 5 mulheres serão definidas no Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, nos dias 14 a 21 de outubro na Praia de Itaúna.

Cole Houshmand, dos Estados Unidos, em Ballito Pro. Foto Pierre Tostee/World Surf League.

BALLITO PRO E AS VAGAS NO CT 

Com o vice-campeonato no Ballito Pro, Frederico Morais entra para a zona de classificação do CT 2024, e tira o terceiro lugar do brasileiro Samuel Pupo, que cai para sexto lugar no ranking. 

Outros três surfistas entram para os top-10, após a conclusão do Ballito Pro: os semifinalistas Kade Matson e Joan Duru, e o australiano Morgan Cibilic.

O brasileiro Jadson André cai para o 15º lugar, abaixo de Michael Rodrigues na 14ª posição e Alejo Muniz (17ª). No ranking feminino, a sul-americana mais próxima do grupo das top-5 que se classificam para o CT, é Luana Silva, com o 11º lugar.

Luana Silva, filha de pais brasileiros e criada no exterior, durante Ballito Pro. Foto Pierre Tostee/World Surf League.

Próximas paradas do Challenger Series

O Ballito Pro foi a terceira das seis etapas que classificam dez homens e cinco mulheres para o CT, da World Surf League (WSL), de 2024.

A próxima é o US Open, que começa dia 29 de julho em Huntington Beach, na Califórnia, Estados Unidos. Em seguida, de 01 a 08 de outubro o Challenger Series desembarca em Ericeira, Portugal. Pos fim, o circuito da divisão de acesso chega ao Brasil, nos dias 14 a 21 de outubro, na Praia de Itaúna, na Capital Nacional do Surf.

Bronte Macaulay, campeão do Challenger Series da África do Sul. Foto Pierre Tostee/World Surf League.