Home > Equipamento > Como escolher quilhas para aprimorar o surf

Como escolher quilhas para aprimorar o surf

por | ago 4, 2023 | Equipamento, Notícias

Como escolher as quilhas certas para a sua prancha de surf? Isso pode ter grande impacto no desempenho na água, sabia? Então, aqui estão alguns fatores que devem ser considerados ao escolher as quilhas:

Tamanho das quilhas

O tamanho da quilha é primordial na hora de escolher a opção que mais se adequa à ocasião. Como o tamanho delas é geralmente definido com base no peso do surfista, no estilo de surf e no mar a ser encarado, isso pode variar bastante. As quilhas têm tamanhos que vão de pequeno a grande. A maioria dos fabricantes fornece um guia sobre qual tamanho de quilha é adequado para determinados pesos.

Número de quilhas: tri, quad, mono, single (um mundo a ser explorado)

As pranchas de surf mais populares são as triquilhas, nomeadas carinhosamente como “pranchinhas”. São em geral fabricadas com 3 caixas para encaixe de quilhas. Porém há um mundo a ser explorado quando o assunto é quilha: de quadriquilha à single fin (monoquilhas). Apesar da configuração de triquilha ser mais versátil e oferecer um bom equilíbrio entre velocidade, direção e manobrabilidade, a configuração quadriquilha pode dar mais velocidade e estabilidade, contudo é menos manobrável.

Material: do que são feitas as quilhas de surf

As quilhas podem ser feitas de vários materiais, incluindo plástico, madeira, fibra de vidro e carbono. As quilhas de plástico são mais baratas, mas não são tão duráveis ou eficientes como as de fibra de vidro ou carbono, por exemplo.

Formato importa?

O formato da quilha também afeta o desempenho. Por exemplo, uma quilha com uma ponta mais larga proporcionará mais aceleração e resistência, enquanto uma quilha com uma ponta mais estreita será mais rápida e tornará a prancha mais manobrável.

Flexibilidade pode ser a chave para o sucesso

Quilhas mais flexíveis podem proporcionar mais controle e são mais adequadas para ondas menores e mais fracas, enquanto quilhas mais rígidas são melhores para ondas maiores e mais potentes.

De pensar que no meu tempo não tinha nada disso, eram quilhas fixas e a gente tinha que decidir na sala do shaper a quantidade e o estilo… Surf trip com quilha fixa, então, só quem viveu sabe…

como escolher quilhas de surf
As quilhas aqui em casa. A minha é de oncinha 🙂

Siga o Origem Surf nas redes 🙂

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

A World Surf League (WSL) anunciou a chegada de seu novo head de marketing e planejamento da WSL LATAM: Erik Rehder. O executivo, de 34 anos, chega com a bagagem de ter atuado por oito anos na Vicar e ser responsável direto por cuidar da Stock Car. Rehder comemorou a...

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

O catarinense Alejo Muniz garantiu sua volta ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) após oito anos tentando a requalificação. Muniz conquistou a terceira vaga antecipada do Brasil no top 10 do Challenger Series, ao vencer o duelo brasileiro contra o...

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo confirma segunda vaga do Brasil no CT 2025 no Challenger Series de Portugal. Surfista passou na dobradinha com Rafael Teixeira. Os brasileiros Alejo Muniz, Miguel Pupo e Edgard Groggia também têm chances de estrelar na elite ano que vem. Assim, Brasil tem...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest