Home > Destaque > Encontro celebra pluralidade de surfistas negras e nordestinas

Encontro celebra pluralidade de surfistas negras e nordestinas

por | out 2, 2023 | Destaque

No próximo sábado, 07, a praia do Pontal de Maracaípe, em Ipojuca, Pernambuco, receberá o Encontro Nacional de Surfistas Negras e Nordestinas 2023.

Organizado pelo Movimento Surfistas Negras, o evento reunirá mulheres para celebrar a pluralidade da mulher negra e nordestina. A programação extensa inclui aulas de surf, yoga, sessões de surf com atletas profissionais, roda de conversa, exposição de fotos, sessão audiovisual, música ao vivo e muito mais.

Segundo a organização, é um encontro de surfe feminino realizado por mulheres que pegam onda, mas não se limita à prática do esporte.

“Esses encontros são oportunidades singulares de conexão com mulheres incríveis. Falamos e somos ouvidas, e tudo acontece com afeto e acolhimento”, declarou Érica Prado, fundadora do Movimento Surfistas Negras.

O aulão de surfe será ministrado por ícones do esporte como Nuala Costa, primeira mulher negra a integrar o circuito brasileiro de surf e fundadora do TPM “Todas para o Mar”, Atalanta Batista, hexacampeã brasileira de Longboard, e Thati Gleise, uma das líderes do projeto Mina do Surf. Já a aula de Yoga será liderada por Cris Queiroz.

Surfistas Negras e Nordestinas

A roda de conversa “Estereótipos e padrões no universo do surf feminino” será mediada por Érica Prado, jornalista e ex-surfista profissional, e contará com a participação da Mestra e Doutora em Sociologia Alyne Nunes, da campeã brasileira de surfe 2021 Monik Santos, entre outras.

A fotógrafa paulista Swell Nóbrega assina a exposição de fotos, e a música ao vivo ficará por conta da artista local Jéssica Paixão.

O Encontro Nacional de Surfistas Negras e Nordestinas tem o copatrocínio de Corona Brasil e Rip Curl Brasil e conta com o apoio da Pousada Un Paso Del Mar, Positiva, Wave Grip e Hideways.

O movimento

O Movimento Surfistas Negras foi criado em 2019 com o objetivo de dar visibilidade às mulheres negras e nordestinas na cena do surf e mostrar que o mar pode ser um lugar de afeto e autoconfiança para todas.

Tornar o surf mais acessível, promover conexões e levantar debates sobre temas que atravessam as mulheres negras e nordestinas estão entre os principais pilares do movimento.

Nos últimos quatro anos, o movimento promoveu eventos em diferentes estados do Brasil, produziu conteúdos audiovisuais e formou uma equipe de surfistas profissionais que atualmente integra o Dream Tour.

Movimento Surfistas Negras. Reprodução YouTubr.
Surfistas Negras e Nordestinas
Surfistas Negras e Nordestinas reunidas. Foto Anna Catarina/Divulgação.
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Surfista Maria Eduarda integra Time Eurofarma

Surfista Maria Eduarda integra Time Eurofarma

A Eurofarma, multinacional brasileira presente em 24 países, anunciou hoje a criação do Time Eurofarma, um projeto que visa apoiar atletas olímpicos e paralímpicos de diversas modalidades. Entre os selecionados está Maria Eduarda "Duda" César, jovem promessa do surf...

Conheça os vencedores do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge

Conheça os vencedores do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge

O TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, organizado pela World Surf League (WSL), ocorreu ontem, nas lendárias ondas da Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, com condições desafiadoras de 7,5 a 10,5 metros (25 a 35 pés). Os melhores surfistas de ondas gigantes do mundo...

Como o colágeno pode ajudar a cuidar da pele no surf

Como o colágeno pode ajudar a cuidar da pele no surf

Hoje vamos falar sobre os cuidados com a pele no surf. Afinal, sol, sal e vento fazem parte da rotina de qualquer surfista, mas também podem ser grandes desafios para a pele. A exposição constante ao sol acelera a perda de hidratação e a degradação do colágeno,...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest