Home > Notícias > Mundial Júnior: quinto dia do campeonato ao vivo

Mundial Júnior: quinto dia do campeonato ao vivo

por | nov 29, 2023 | Notícias

O Mundial Júnior que ocorre no Rio de Janeiro, de 24 de novembro a 03 de dezembro, promovido pela ISA, Associação Internacional de Surf.

Os melhores surfistas juniores de diferentes partes do globo competirão por medalhas no evento que é um caminho para os Jogos Olímpicos. Dos 40 surfistas olímpicos de Tóquio 2020, 33 participaram anteriormente do mundial júnior (ISA World Junior Surfing Championship), dentre esses, 16 conquistaram medalhas no ISA World Junior, incluindo o medalhista olímpico Owen Wright (AUS), Tatiana Weston-Webb (BRA), Stephanie Gilmore (AUS) e Gabriel Medina (BRA).

Vários surfistas classificados para Paris 2024 também já estiveram no pódio do Mundial Júnior, incluindo os atuais campeões da WSL, Caroline Marks e Filipe Toledo.

Ao todo são 46 times competindo pelas medalhas de ouro por equipes. A atual campeã mundial por equipes, a equipe do Havaí, buscará defender seu título e adicionar um sexto campeonato mundial ao seu total, aproximando-se do recorde da Austrália de sete.

A equipe do Brasil não vence desde o evento inaugural em 2003.

República Tcheca, Hungria e Ucrânia estão representadas no mundial pela primeira vez, e a Romênia participa de seu primeiro evento da ISA.

Ao todo são 365 atletas competindo em quatro categorias:

  • Feminino Sub-16 (Girl’s U/16)
  • Masculino Sub-16 (Boy’s U/16)
  • Feminino Sub-18 (Girl’s U/18)
  • Masculino Sub-18 (Boy’s U/18)

Um recorde de 177 meninas (44% dos competidores) competem neste evento. Desde 2017, a ISA passou a oferecer igual número de vagas de competição para homens e mulheres.

A transmissão ao vivo é exibida no site www.isasurf.org até 3 de dezembro.

 Kiany Hyakutake do Brasil. Credito: ISA / Jersson Barboza
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

O catarinense Alejo Muniz garantiu sua volta ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) após oito anos tentando a requalificação. Muniz conquistou a terceira vaga antecipada do Brasil no top 10 do Challenger Series, ao vencer o duelo brasileiro contra o...

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo confirma segunda vaga do Brasil no CT 2025 no Challenger Series de Portugal. Surfista passou na dobradinha com Rafael Teixeira. Os brasileiros Alejo Muniz, Miguel Pupo e Edgard Groggia também têm chances de estrelar na elite ano que vem. Assim, Brasil tem...

Inscrições abertas para o Longboard Ubatuba Festival 2024

Inscrições abertas para o Longboard Ubatuba Festival 2024

A Federação Paulista de Surf anunciou hoje a abertura do período de inscrição para etapa única do Longboard Ubatuba Festival 2024, que definirá os campeões paulistas deste ano. O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro na Praia do Sapê, em Ubatuba, e oferecerá...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest