O Pipe Masters 2023, um dos eventos de surf mais prestigiados da história da modalidade, acontece de maneira diferente nos últimos anos. Não faz mais parte do calendário da WSL e é um evento para convidados. Na última terça, 12, o evento deste ano chegou ao fim, com Moana Jones e John John Florence no topo do pódio.

Além de não encerrar mais a temporada, no “novo” Pipe Masters não há prioridade na água (exceto nas finais), e o sistema de pontuação é complexo.

Além de Moana, muitas mulheres emocionaram a plateia presente nas areias do Pipe Masters 2023. Vale lembrar, que eventos de surf em Pipeline não contavam com a participação feminina. Aqui no Origem Surf, já escrevi sobre a “proibição das mulheres” em uma das melhores ondas do mundo. E, mais do que a qualidade da onda, Pipe representa a principal vitrine, onde os surfistas podem ganhar a atenção do mundo.

Mas isso são águas passadas, e as mulheres do mar continuam a provar que habilidade e determinação não faltam. Inclusive, houve uma bateria muito especial, com a participação de Sierra Kerr e Erin Broks, duas surfistas de 16 anos!

Sierra Kerr botando pra dentro em Pipe. YouTube / Shannon Reporting
Moana Jones, rainha de Pipeline. Foto Vans Events / Keoki

Assista aos melhores momentos das finais do Pipe Masters 2023