Ontem (24), mais de 260 surfistas, representando 55 nações, reuniram-se em Arecibo, Porto Rico, para a abertura da última etapa classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, ISA World Surfing Games 2024.

Com um total de 16 vagas olímpicas em disputa, sendo 9 para mulheres e 7 para homens, cada um dos atletas chegou com expectativas elevadas em busca da vada olímpica.

ISA World Surfing Games 2024
Ceremônia de apertura / Foto: Sean Evans.

A cerimônia “Areias do Mundo” da ISA contou com representantes de cada uma das nações reunidas, sendo duas delas com participação inédita: Ilhas Virgens Britânicas e Eslováquia.

Os atletas presentes incluíam vários ex-medalhistas de ouro do WSG, campeões da WSL e olímpicos de Tóquio 2020, incluindo a medalhista de ouro olímpica Carissa Moore, que atuou como representante dos EUA na cerimônia.

Diversas autoridades também estiveram presentes, incluindo o presidente da ISA, Fernando Aguerre, o presidente do Comitê Organizador Local e membro do Comitê Olímpico Internacional, Richard Carrion, o prefeito de Arecibo, Carlos Ramírez Irizarry, o Diretor Executivo de Turismo de Porto Rico, Carlos Mercado, e a presidente do Comitê Olímpico de Porto Rico, Sara Rosario.

“Conheci Fernando quando ele estava fazendo campanha para que o surfe fosse reconhecido como esporte olímpico e eu disse a ele, ‘Não perca seu tempo, isso vai ser muito difícil’, mas ele continuou com essa perseverança e em 2014 me convenceu. Hoje, enche-me de grande orgulho estar aqui em Arecibo para um campeonato mundial em preparação para os Jogos Olímpicos de 2024. Porto Rico recebe de coração”, diz Richard Carrion.

“Muito obrigado a todos por chegarem a esta ilha mágica de Porto Rico. Somos, hoje e todos os dias, as nações unidas do surfe. Este ano celebramos 60 anos. A ISA foi fundada na Austrália em 1964, durante os primeiros campeonatos mundiais. Nossa visão é ‘um mundo melhor através do surfe’. Estes momentos da cerimônia de abertura são nossa maneira de unir o mundo através do surfe, em paz.” Fernando Aguerre

“Todos nós somos embaixadores do oceano. Quando este evento terminar, seremos também embaixadores de Porto Rico. Alguns de vocês levarão para casa medalhas, alguns de vocês levarão para casa vagas olímpicas, mas todos vocês são campeões por estarem aqui esta semana. Viva Porto Rico!”

A competição começará amanhã às 7:30 da manhã AST com a 1ª Rodada Principal Masculina em Margara e a 1ª Rodada Principal Feminina em El Pico.