Os principais surfistas estão em breve a caminho da temporada na Europa para a terceira parada do mundial, desta vez em Supertubos, o MEO Rip Curl Pro Portugal, que ocorrerá de 6 a 16 de março de 2024. O evento marca um momento crucial na temporada, situando-se na metade dos cinco primeiros eventos, antes do aguardado corte de meio de temporada, que reduzirá o número de competidores.

A temporada teve início no Havaí, onde os dois primeiros eventos foram palco de performances memoráveis, tanto em Pipeline quanto em Sunset, destacando-se principalmente entre as mulheres, em uma clara demonstração de mudança no cenário competitivo do surf mundial.

 MEO Rip Curl Pro Portugal 2024
Herói nacional Frederico Morais (POR) em um dia perfeito em Peniche. Crédito: © WSL / Poullenot


À medida que o CT se desloca para Peniche, os surfistas enfrentarão águas mais frias que o habitual em condições desafiadoras na praia de Supertubos. Conhecida por seus tubos pesados, águas rasas e correntezas fortes, a etapa em Supertubos se destaca pela presença de grande público, sendo a única parada do circuito no continente europeu.

O evento de 2024 marca a 15ª edição em Peniche, transformando a antiga vila de pescadores em um ponto reconhecido pela excelência das ondas, atraindo surfistas do mundo inteiro.

Convites e substituições do MEO Rip Curl Pro Portugal 2024


A Campeã Mundial Júnior de 2022, Francisca Veselko, de Portugal, entrará na competição como a wildcard feminina para sua primeira experiência no CT. A local de Carcavelos teve uma boa performance no Challenger, terminando em 12º lugar, e terá a oportunidade de mostrar seu talento em Supertubos.

Sophie McCulloch, da Austrália, recebeu a vaga de substituição ao lugar de Carissa Moore até o corte e competirá novamente em Portugal, onde terminou em quinto lugar na última temporada.

No masculino, o atual campeão nacional português, Joaquim Chaves, recebeu o wildcard da MEO, e será acompanhado por Marco Mignot da França, o europeu mais bem classificado no Challenger na última temporada. Um ex-finalista em Supertubos, Joan Duru também estará na competição, substituindo Joao Chianca, que segue focado em sua recuperação.