Home > Mercado > Shark Coat: tubarão pode revolucionar alta performance

Shark Coat: tubarão pode revolucionar alta performance

por | jun 26, 2024 | Mercado, Notícias

A natureza vem sendo observada há séculos para evolução da ciência aplicada, com a biomimética. Mas talvez pele primeira vez, o surf, segundo esporte mais praticado no Brasil, pode ser beneficiado. Isso porque a BASF criou uma pele de tubarão sintética, e quatro surfistas enxergaram neste produto uma oportunidade única para a modalidade. Assim surge a Shark Coat, que promete até 30% mais velocidade na prancha de surf.

Com exclusividade para distribuição no mercado de pranchas de surf (Brasil, EUA, Austrália), Shark Coat já começou a ser implantado em pranchas de surf e testado por surfistas como Eric de Souza, filho de Rico de Souza, que garantiu que de fato a velocidade da prancha é outra com o produto.

Inicialmente utilizada na indústria da aviação, a tecnologia que reproduz a pele de tubarão e minimiza a resistência (atrito), obtendo ganho de até 30% de velocidade, chega ao surf. A Shark Coat tem como objetivo levar inovação e tecnologia à modalidade, à medida que detém a exclusividade para a distribuição global do produto que pode ser aplicado em pranchas de surf, novas ou usadas.

Shark Coat reduz a resistência entre a prancha de surf e a água, permitindo um aumento notável na velocidade e, por consequência, na precisão de manobras, desde movimentos de borda até aéreos complexos, implicando diretamente no rendimento de alta performance.

“Quando conheci a tecnologia, criada a partir da observação e estudos sobre os tubarões, os grandes nadadores dos oceanos, pensei imediatamente no surf. Acreditamos que a Shark Coat pode ser um marco na evolução das pranchas de surf e da modalidade, assim como outros inúmeros momentos que marcaram época no que diz respeito à inovação”, diz Valter Pieracciani Msc, fundador e CEO da Shark Coat.

Para além do universo profissional, a inovação representa um avanço para surfistas comuns, à medida que Shark Coat possibilita um menor esforço físico durante a prática do surf, especialmente na remada, seja no momento do drop ou na hora de enfrentar a arrebentação, resultando em sessões de surf mais produtivas.

“Shark Coat é a união da velha guarda e nova geração, de olho sempre em soluções inovadoras que possam transformar cenários e elevar o surf a outro nível, seja para um atleta de alta performance ou um surfista comum”, diz Sergio Ficarelli, cofundador e COO da Shark Coat.

Tubarões como fonte de inspiração

Não é de hoje que diversas indústrias se debruçam sobre a observação da natureza para aprimorar tecnologias e avanços que impactam diretamente o dia a dia das pessoas. Pensando nisso, a BASF observou os tubarões, um dos animais mais rápidos e antigos da cadeia animal, para entender o motivo da velocidade e poder de propulsão. Descobriu-se que a estrutura da pele dos tubarões, composta por “placoides”, é responsável pela dinâmica e arranque, pois reduzem o “arrasto”, tornando a hidrodinâmica mais eficiente.

Assim foi criada esta tecnologia única que, a partir da reprodução em laboratório da pele do tubarão, pôde ser aplicada em aviões, resultando na redução drástica de combustível e emissão de CO2. De acordo com levantamento da BASF, a tecnologia foi responsável pela redução na emissão de mais de mil toneladas de CO2 por ano.

Agora, a inovação desembarca no universo do surf para minimizar uma das maiores dores do surfista comum, que é justamente aprimorar a remada e impor mais velocidade nas manobras e no momento de entrar na onda, além de revolucionar a categoria profissional, à medida que deve contribuir significantemente para o avanço de manobras progressivas, bem como a eficiência em ondas tubulares.

Como funciona a aplicação do Shark Coat na prancha de surf

Shark Coat é uma pele sintética adesiva que deve ser aplicada ao fundo da prancha de surf, criando uma fina camada que reveste a base da prancha. A tecnologia pode ser implantada tanto no final da fabricação da prancha, quanto após a prancha já ter sido usada.

shark coat

Onde encontrar Shark Coat

Neste momento do lançamento, a Shark Coat estará disponível para aplicação em São Paulo, capital, além de pontos na Califórnia, Havaí e Austrália. Confira onde você pode encontrar Shark Coat no Brasil:

·       Surf Trip (Moema, SP)

·       Todas as Ondas (Pinheiros, SP)

·       Em breve Santos, Rio de Janeiro e Garopaba.

Mais informações acesse https://sharkcoatbrasil.com/

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Como a expansão da cobertura do CT 2025 reflete no Brasil

Como a expansão da cobertura do CT 2025 reflete no Brasil

O surf nunca esteve tão em alta. Recentemente, a ESPN e a World Surf League (WSL) anunciaram a ampliação dos direitos de transmissão do CT 2025 para as plataformas ESPN+ nos Estados Unidos e Disney+ na América Latina e Caribe, incluindo México, Peru, Argentina e...

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

A World Surf League (WSL) anunciou a chegada de seu novo head de marketing e planejamento da WSL LATAM: Erik Rehder. O executivo, de 34 anos, chega com a bagagem de ter atuado por oito anos na Vicar e ser responsável direto por cuidar da Stock Car. Rehder comemorou a...

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

O catarinense Alejo Muniz garantiu sua volta ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) após oito anos tentando a requalificação. Muniz conquistou a terceira vaga antecipada do Brasil no top 10 do Challenger Series, ao vencer o duelo brasileiro contra o...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest