Programa “Habitat em Ameaça”, em Regência, é produzido pela Hdaniel Studio conecta Esporte e Natureza para inspirar a salvar paraísos naturais.
Na agitação da vida moderna, muitas vezes estamos distantes da Natureza, perdidos em nossas rotinas urbanas, cercados por concreto e tecnologia. No entanto, há uma conexão ancestral entre o ser humano e o mundo natural que nunca deve ser subestimada. E uma maneira poderosa de reavivar essa ligação é através do esporte ao ar livre. O programa “Habitat em Ameaça” nos leva de volta às nossas raízes, mostrando como a ligação do Esporte com a Natureza pode ajudar a salvar paraísos naturais do planeta.
por Vitor Daltro
Produzida pela Hdaniel Studio e disponível no Canal OFF e Globoplay, “Habitat em Ameaça” nos convida a explorar locais paradisíacos que, mesmo com toda a sua beleza, são cenários que enfrentam sérios desafios de conservação, tornando o programa um chamado urgente à ação para proteger esses tesouros naturais.
A série transmídia mostra em três episódios como ameaças como exploração predatória de recursos naturais e negligência ambiental ajudam a acabar com a Natureza, que é a verdadeira protagonista da história. Essa discussão se estende também às redes sociais, onde através do perfil “Projeto Habitat” recebemos um convite para refletir sobre o impacto de nossas ações no planeta e a importância de tomarmos medidas para preservá-lo para as futuras gerações.
“Mais do que um cenário, a Natureza é a alma da série. Sua beleza estonteante, seus desafios e sua fragilidade nos convidam a uma profunda reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente. Ao longo dessa jornada encontramos algumas pessoas que dedicam suas vidas a responder esse pedido de socorro da Natureza. Como a advogada Paulín Heredia, que entrou com uma ação contra o governo do Chile para proteger a Natureza dos lixões clandestinos de roupas que se encontram no deserto do Atacama”, diz Henrique Daniel, diretor de “Habitat em Ameaça”.
“A história da Paulín nos leva a questionar o status jurídico da Natureza e a defender seus direitos como sujeito de direito. A série também explora a conexão profunda entre o ser humano e a Natureza através dos esportes ao ar livre, conectando a essência da Natureza e nos inspirando a proteger os lugares que amamos. Acredito que “Habitat em Ameaça” vai além de um programa de televisão. É um movimento que mostra que podemos fazer a diferença e construir um futuro mais verde e sustentável para o planeta”, completa Henrique.
A jornada por esses habitats em perigo não seria completa sem as histórias inspiradoras das pessoas que dedicam suas vidas à sua preservação. Conhecemos atletas apaixonados que demonstram a profunda conexão entre o ser humano e a natureza, comunidades locais que vivem em harmonia com o meio ambiente e lutam pela preservação de seus lares, e ativistas incansáveis que dedicam seus esforços para defender esses lugares preciosos. Histórias que emocionam, motivam e inspiram a agir.
O primeiro episódio, “Habitat em Ameaça”, em Regência (Brasil), mostra a luta dos moradores, ativistas e atletas locais para lidar com as consequências ambientais e sociais do rompimento da barragem de San Marcona, no Espírito Santo. O segundo, em Iquique (Chile), explora como o consumo excessivo transformou o deserto do Atacama em um lixão clandestino de roupas e como atletas e ativistas estão combatendo isso. Já o terceiro, em Bears Ears (Estados Unidos), aborda como um local sagrado para tribos indígenas, repleto de sítios arqueológicos e ruínas ancestrais, enfrenta os impactos do turismo irresponsável e da vulnerabilidade das terras. Bears Ears enfrenta uma batalha constante pelo seu reconhecimento como monumento nacional, sujeito às mudanças de governo. Atualmente, a região está toda protegida e declarada como Monumento. Mas antes, havia diminuído 85% do tamanho protegido e aberto para exploração e turismo áreas consideradas sagradas.
“Habitat em Ameaça” não se limita a mostrar a beleza e os desafios dos habitats em perigo, mas também em destacar como a prática de esporte ao ar livre ajuda a proteger a Natureza. Seja caminhando, escalando, pedalando ou surfando, fazer uma atividade ao ar livre nos reconecta com nosso ambiente natural, desperta os sentidos, proporciona uma sensação de paz e tranquilidade e traz uma série de benefícios físicos e mentais. Estudos mostram que a atividade física realizada em ambientes naturais pode reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a concentração. Além disso, estar em contato com a natureza nos incentiva a adotar hábitos de vida mais saudáveis e sustentáveis.
Sobre a Hdaniel Studio
A produtora audiovisual criada pelo diretor Henrique Daniel, em 2007, é a responsável por documentar grandes nomes do esporte como Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb e Leticia Bufoni, entre outros, em programas que já somam mais de 280 episódios e 23 temporadas em canais como Canal OFF e streamings como Globoplay. Com produções realizadas em mais de 23 países, a Hdaniel Studio conta com prêmios em festivais na Suíça, Portugal e EUA e se destaca pela busca por histórias autênticas e significativas que entretenham e motivem. O objetivo da Hdaniel Studio é o de promover reflexões e mudanças positivas na sociedade através de narrativas transformadoras. Como as histórias do programa “Habitat em Ameaça” – onde a Natureza é a personagem principal – e com o pilar de Branded Documentary para ajudar marcas a se relacionarem com seu público de uma forma poderosa.
Produções da Hdaniel Studio:
Habitat em Ameaça – Série Documental (Globoplay e Canal OFF)
Seu Melhor Caminho é o Próximo – Branded Documentary (Globoplay)
A Onda – A História do Surf – Série Documental (Globoplay e SporTV)
Gabriel Medina – Documentário (Globoplay)
Mundo Medina – Série Documental – 10 Temporadas (Globoplay e Canal OFF)
Leticia Let’s Go – Série Documental – 10 Temporadas (Globoplay e Calan OFF)
Tatiana Weston-Webb Série Documental – 5 Temporadas (Globoplay e Canal OFF)
https://www.hdanielstudio.com/
0 comentários