Home > Notícias > “Habitat em Ameaça” resgata luta de Regência

“Habitat em Ameaça” resgata luta de Regência

por | jun 27, 2024 | Notícias | 0 Comentários

Programa “Habitat em Ameaça”, em Regência, é produzido pela Hdaniel Studio conecta Esporte e Natureza para inspirar a salvar paraísos naturais.

Na agitação da vida moderna, muitas vezes estamos distantes da Natureza, perdidos em nossas rotinas urbanas, cercados por concreto e tecnologia. No entanto, há uma conexão ancestral entre o ser humano e o mundo natural que nunca deve ser subestimada. E uma maneira poderosa de reavivar essa ligação é através do esporte ao ar livre. O programa “Habitat em Ameaça” nos leva de volta às nossas raízes, mostrando como a ligação do Esporte com a Natureza pode ajudar a salvar paraísos naturais do planeta. 

por Vitor Daltro

Produzida pela Hdaniel Studio e disponível no Canal OFF e Globoplay, “Habitat em Ameaça” nos convida a explorar locais paradisíacos que, mesmo com toda a sua beleza, são cenários que enfrentam sérios desafios de conservação, tornando o programa um chamado urgente à ação para proteger esses tesouros naturais.

A série transmídia mostra em três episódios como ameaças como exploração predatória de recursos naturais e negligência ambiental ajudam a acabar com a Natureza, que é a verdadeira protagonista da história. Essa discussão se estende também às redes sociais, onde através do perfil “Projeto Habitat” recebemos um convite para refletir sobre o impacto de nossas ações no planeta e a importância de tomarmos medidas para preservá-lo para as futuras gerações. 

“Mais do que um cenário, a Natureza é a alma da série. Sua beleza estonteante, seus desafios e sua fragilidade nos convidam a uma profunda reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente. Ao longo dessa jornada encontramos algumas pessoas que dedicam suas vidas a responder esse pedido de socorro da Natureza. Como a advogada Paulín Heredia, que entrou com uma ação contra o governo do Chile para proteger a Natureza dos lixões clandestinos de roupas que se encontram no deserto do Atacama”, diz Henrique Daniel, diretor de “Habitat em Ameaça”. 

“A história da Paulín nos leva a questionar o status jurídico da Natureza e a defender seus direitos como sujeito de direito. A série também explora a conexão profunda entre o ser humano e a Natureza através dos esportes ao ar livre, conectando a essência da Natureza e nos inspirando a proteger os lugares que amamos. Acredito que “Habitat em Ameaça” vai além de um programa de televisão. É um movimento que mostra que podemos fazer a diferença e construir um futuro mais verde e sustentável para o planeta”, completa Henrique. 

A jornada por esses habitats em perigo não seria completa sem as histórias inspiradoras das pessoas que dedicam suas vidas à sua preservação. Conhecemos atletas apaixonados que demonstram a profunda conexão entre o ser humano e a natureza, comunidades locais que vivem em harmonia com o meio ambiente e lutam pela preservação de seus lares, e ativistas incansáveis que dedicam seus esforços para defender esses lugares preciosos. Histórias que emocionam, motivam e inspiram a agir.

O primeiro episódio, “Habitat em Ameaça”, em Regência (Brasil), mostra a luta dos moradores, ativistas e atletas locais para lidar com as consequências ambientais e sociais do rompimento da barragem de San Marcona, no Espírito Santo. O segundo, em Iquique (Chile), explora como o consumo excessivo transformou o deserto do Atacama em um lixão clandestino de roupas e como atletas e ativistas estão combatendo isso. Já o terceiro, em Bears Ears (Estados Unidos), aborda como um local sagrado para tribos indígenas, repleto de sítios arqueológicos e ruínas ancestrais, enfrenta os impactos do turismo irresponsável e da vulnerabilidade das terras. Bears Ears enfrenta uma batalha constante pelo seu reconhecimento como monumento nacional, sujeito às mudanças de governo. Atualmente, a região está toda protegida e declarada como Monumento. Mas antes, havia diminuído 85% do tamanho protegido e aberto para exploração e turismo áreas consideradas sagradas.

“Habitat em Ameaça” não se limita a mostrar a beleza e os desafios dos habitats em perigo, mas também em destacar como a prática de esporte ao ar livre ajuda a proteger a Natureza. Seja caminhando, escalando, pedalando ou surfando, fazer uma atividade ao ar livre nos reconecta com nosso ambiente natural, desperta os sentidos, proporciona uma sensação de paz e tranquilidade e traz uma série de benefícios físicos e mentais. Estudos mostram que a atividade física realizada em ambientes naturais pode reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a concentração. Além disso, estar em contato com a natureza nos incentiva a adotar hábitos de vida mais saudáveis e sustentáveis.

A onda. Crédito HDaniel Studio.

Sobre a Hdaniel Studio

A produtora audiovisual criada pelo diretor Henrique Daniel, em 2007, é a responsável por documentar grandes nomes do esporte como Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb e Leticia Bufoni, entre outros, em programas que já somam mais de 280 episódios e 23 temporadas em canais como Canal OFF e streamings como Globoplay. Com produções realizadas em mais de 23 países, a Hdaniel Studio conta com prêmios em festivais na Suíça, Portugal e EUA e se destaca pela busca por histórias autênticas e significativas que entretenham e motivem. O objetivo da Hdaniel Studio é o de promover reflexões e mudanças positivas na sociedade através de narrativas transformadoras. Como as histórias do programa “Habitat em Ameaça” – onde a Natureza é a personagem principal – e com o pilar de Branded Documentary para ajudar marcas a se relacionarem com seu público de uma forma poderosa. 

Produções da Hdaniel Studio:

Habitat em Ameaça – Série Documental (Globoplay e Canal OFF)

Seu Melhor Caminho é o Próximo – Branded Documentary (Globoplay)

A Onda – A História do Surf – Série Documental (Globoplay e SporTV)

Gabriel Medina – Documentário (Globoplay)

Mundo Medina – Série Documental – 10 Temporadas (Globoplay e Canal OFF)

Leticia Let’s Go – Série Documental – 10 Temporadas (Globoplay e Calan OFF)

Tatiana Weston-Webb Série Documental – 5 Temporadas (Globoplay e Canal OFF)
https://www.hdanielstudio.com/

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Limpeza de Praia em Guarujá nesse sábado

Limpeza de Praia em Guarujá nesse sábado

Projeto Ondas, de Jojó de Olivença, realiza no dia 6 de julho, sábado, no período da manhã, o “Mutirão de Limpeza de Praia”, na Enseada, em Guarujá, em frente ao Delphin Hotel - na altura do número 1295 da Av. Miguel Estefano. “É uma ação muito importante para...

Shark Coat: tubarão pode revolucionar alta performance

Shark Coat: tubarão pode revolucionar alta performance

A natureza vem sendo observada há séculos para evolução da ciência aplicada, com a biomimética. Mas talvez pele primeira vez, o surf, segundo esporte mais praticado no Brasil, pode ser beneficiado. Isso porque a BASF criou uma pele de tubarão sintética, e quatro...

WSL: Mundial em Saquarema começa amanhã

WSL: Mundial em Saquarema começa amanhã

Assim como a previsão indicava, amanhã, quarta-feira, a ondulação chega com tudo para dar início à etapa do mundial da WSL em Saquarema, Vivo Rio Pro. Prevista para começar às 7h da manhã ainda sem definição a respeito de qual categora dará o start: mulheres ou...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

inscrição feita!

Pin It on Pinterest