Home > Destaque > Layback Pro Prainha é a próxima atração da WSL no Rio

Layback Pro Prainha é a próxima atração da WSL no Rio

por | jul 3, 2024 | Destaque

O Layback Pro Prainha, quarta etapa da temporada 2024/2025 da WSL South America, ocorre de 11 a 14 de julho na Prainha, Rio de Janeiro. Com transmissão ao vivo pelo site da liga, a etapa marca o sétimo campeonato promovido pela marca Layback, desde 2021.

Laura Raupp e Cauã Costa decidem os títulos conquistados em 2023.

O Layback Pro Prainha é organizado pela Agência Esporte & Arte (AEA), licenciada pela WSL Latin America, e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Greenish, Corona e Real Estrutura, além de apoio de Evoke, Fu-WAX e Orla Rio. A competição tem o suporte da ASAP (Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha) e da FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro), e parceria de mídia do site Waves. O Hotel Oficial é o Ribalta, e a transmissão ao vivo será produzida pela FIRMA, viabilizada pela Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Bill Tassinari, diretor executivo da Agência Esporte Arte, destaca: “Estamos chegando na terceira edição do Layback Pro Prainha e estamos entusiasmados em fazer mais um grande campeonato neste paraíso ecológico da capital do Rio de Janeiro. Além do show garantido dentro d’água, vamos repetir as ativações extras para o público, com um mercado para as marcas parceiras divulgarem seus produtos, uma mini ramp de skate e shows musicais todas as tardes. Também teremos aulas de Jiu-Jitsu e de Yoga gratuitas.”

Entre os mestres do Jiu-Jitsu que estarão presentes no evento estão Ralph Gracie e Murilo Bustamante, enquanto as aulas de Yoga serão oferecidas nas primeiras horas da manhã, a partir da quinta-feira, quando começa o Layback Pro Prainha.

A marca Layback foi criada pelo medalhista olímpico de skate Pedro Barros em Florianópolis. Desde 2021, a Layback promove campeonatos de surf, começando com o Layback Pro na Praia Mole, que tem se consolidado como um evento importante para definir os títulos sul-americanos da WSL.

A preservada Prainha, localizada a cerca de 50 km da Zona Sul do Rio de Janeiro, é um dos locais mais ecológicos e belos da região, com suas ondas sendo consideradas algumas das melhores do Brasil. Em 2022, a praia recebeu o “Selo Bandeira Azul” por sua gestão sustentável do turismo em zonas costeiras.

Laura Raupp e Cauã Costa, campeões do Layback Pro Prainha de 2023, estão confirmados para tentar um inédito bicampeonato. Além deles, outros surfistas de destaque, como Lucas Silveira, Sophia Medina e a peruana Daniella Rosas, também competirão.

O ranking regional da WSL South America decide os campeões sul-americanos e classifica surfistas para o Challenger Series, circuito de acesso para a elite do World Surf League Championship Tour (CT). A temporada 2024/2025 iniciou em março e será encerrada no Layback Pro Floripa, em março do próximo ano.

Galeria de Campeões do Layback Pro:

  • 2021 em Florianópolis: Eduardo Motta (SP) e Laura Raupp (SC)
  • 2022 em Florianópolis: Michael Rodrigues (CE) e Daniella Rosas (PER)
  • 2022 no Rio de Janeiro: João Chianca (RJ) e Summer Macedo (BRA)
  • 2023 em Florianópolis: Luan Wood (SC) e Silvana Lima (CE)
  • 2023 no Rio de Janeiro: Cauã Costa (CE) e Laura Raupp (SC)
  • 2024 em Florianópolis: Lucas Silveira (RJ) e Tainá Hinckel (SC)

Rankings Sul-Americanos de 2024/2025 da WSL South America:

TOP-10 Masculino – 3 etapas:

  1. Lucas Vicente (BRA) – 5.400 pontos
  2. Franco Radziunas (ARG) – 4.380
  3. Peterson Crisanto (BRA) – 3.600
  4. Igor Moraes (BRA) – 3.392
  5. Kaue Germano (BRA) – 3.302
  6. José Francisco (BRA) – 3.140
  7. Edgard Groggia (BRA) – 3.078
  8. Michael Rodrigues (BRA) – 3.000
  9. Nacho Gundesen (ARG) – 2.775
  10. Wesley Leite (BRA) – 2.682

TOP-10 Feminino – 3 etapas:

  1. Laura Raupp (BRA) – 8.340 pontos
  2. Daniella Rosas (PER) – 5.782
  3. Arena Rodriguez Vargas (PER) – 5.725
  4. Julia Duarte (BRA) – 4.965
  5. Silvana Lima (BRA) – 3.578
  6. Vera Jarisz (ARG) – 3.522
  7. Juliana dos Santos (BRA) – 3.428
  8. Sol Aguirre (PER) – 3.400
  9. Genesis Garcia (ECU) – 3.112

Layback Pro Prainha
Cauã Costa e Laura Raupp campeões do Layback Pro Prainha de 2023 (Crédito da Foto: Luiz Blanco / Layback Pro)
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Surfista Maria Eduarda integra Time Eurofarma

Surfista Maria Eduarda integra Time Eurofarma

A Eurofarma, multinacional brasileira presente em 24 países, anunciou hoje a criação do Time Eurofarma, um projeto que visa apoiar atletas olímpicos e paralímpicos de diversas modalidades. Entre os selecionados está Maria Eduarda "Duda" César, jovem promessa do surf...

Conheça os vencedores do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge

Conheça os vencedores do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge

O TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, organizado pela World Surf League (WSL), ocorreu ontem, nas lendárias ondas da Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, com condições desafiadoras de 7,5 a 10,5 metros (25 a 35 pés). Os melhores surfistas de ondas gigantes do mundo...

Como o colágeno pode ajudar a cuidar da pele no surf

Como o colágeno pode ajudar a cuidar da pele no surf

Hoje vamos falar sobre os cuidados com a pele no surf. Afinal, sol, sal e vento fazem parte da rotina de qualquer surfista, mas também podem ser grandes desafios para a pele. A exposição constante ao sol acelera a perda de hidratação e a degradação do colágeno,...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest