O Layback Pro Prainha, quarta etapa da temporada 2024/2025 da WSL South America, ocorre de 11 a 14 de julho na Prainha, Rio de Janeiro. Com transmissão ao vivo pelo site da liga, a etapa marca o sétimo campeonato promovido pela marca Layback, desde 2021.
Laura Raupp e Cauã Costa decidem os títulos conquistados em 2023.
O Layback Pro Prainha é organizado pela Agência Esporte & Arte (AEA), licenciada pela WSL Latin America, e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Greenish, Corona e Real Estrutura, além de apoio de Evoke, Fu-WAX e Orla Rio. A competição tem o suporte da ASAP (Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha) e da FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro), e parceria de mídia do site Waves. O Hotel Oficial é o Ribalta, e a transmissão ao vivo será produzida pela FIRMA, viabilizada pela Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Bill Tassinari, diretor executivo da Agência Esporte Arte, destaca: “Estamos chegando na terceira edição do Layback Pro Prainha e estamos entusiasmados em fazer mais um grande campeonato neste paraíso ecológico da capital do Rio de Janeiro. Além do show garantido dentro d’água, vamos repetir as ativações extras para o público, com um mercado para as marcas parceiras divulgarem seus produtos, uma mini ramp de skate e shows musicais todas as tardes. Também teremos aulas de Jiu-Jitsu e de Yoga gratuitas.”
Entre os mestres do Jiu-Jitsu que estarão presentes no evento estão Ralph Gracie e Murilo Bustamante, enquanto as aulas de Yoga serão oferecidas nas primeiras horas da manhã, a partir da quinta-feira, quando começa o Layback Pro Prainha.
A marca Layback foi criada pelo medalhista olímpico de skate Pedro Barros em Florianópolis. Desde 2021, a Layback promove campeonatos de surf, começando com o Layback Pro na Praia Mole, que tem se consolidado como um evento importante para definir os títulos sul-americanos da WSL.
A preservada Prainha, localizada a cerca de 50 km da Zona Sul do Rio de Janeiro, é um dos locais mais ecológicos e belos da região, com suas ondas sendo consideradas algumas das melhores do Brasil. Em 2022, a praia recebeu o “Selo Bandeira Azul” por sua gestão sustentável do turismo em zonas costeiras.
Laura Raupp e Cauã Costa, campeões do Layback Pro Prainha de 2023, estão confirmados para tentar um inédito bicampeonato. Além deles, outros surfistas de destaque, como Lucas Silveira, Sophia Medina e a peruana Daniella Rosas, também competirão.
O ranking regional da WSL South America decide os campeões sul-americanos e classifica surfistas para o Challenger Series, circuito de acesso para a elite do World Surf League Championship Tour (CT). A temporada 2024/2025 iniciou em março e será encerrada no Layback Pro Floripa, em março do próximo ano.
Galeria de Campeões do Layback Pro:
- 2021 em Florianópolis: Eduardo Motta (SP) e Laura Raupp (SC)
- 2022 em Florianópolis: Michael Rodrigues (CE) e Daniella Rosas (PER)
- 2022 no Rio de Janeiro: João Chianca (RJ) e Summer Macedo (BRA)
- 2023 em Florianópolis: Luan Wood (SC) e Silvana Lima (CE)
- 2023 no Rio de Janeiro: Cauã Costa (CE) e Laura Raupp (SC)
- 2024 em Florianópolis: Lucas Silveira (RJ) e Tainá Hinckel (SC)
Rankings Sul-Americanos de 2024/2025 da WSL South America:
TOP-10 Masculino – 3 etapas:
- Lucas Vicente (BRA) – 5.400 pontos
- Franco Radziunas (ARG) – 4.380
- Peterson Crisanto (BRA) – 3.600
- Igor Moraes (BRA) – 3.392
- Kaue Germano (BRA) – 3.302
- José Francisco (BRA) – 3.140
- Edgard Groggia (BRA) – 3.078
- Michael Rodrigues (BRA) – 3.000
- Nacho Gundesen (ARG) – 2.775
- Wesley Leite (BRA) – 2.682
TOP-10 Feminino – 3 etapas:
- Laura Raupp (BRA) – 8.340 pontos
- Daniella Rosas (PER) – 5.782
- Arena Rodriguez Vargas (PER) – 5.725
- Julia Duarte (BRA) – 4.965
- Silvana Lima (BRA) – 3.578
- Vera Jarisz (ARG) – 3.522
- Juliana dos Santos (BRA) – 3.428
- Sol Aguirre (PER) – 3.400
- Genesis Garcia (ECU) – 3.112
0 comentários