A International Surfing Association (ISA) anunciou hoje a remoção de juiz australiano do surf das Olimpíadas, um dos responsáveis pelas notas das performances dos surfistas nos Jogos Olímpicos. A decisão, considerada por muitos como “sem precedentes” no universo do surf competitivo, causou grande repercussão.
A ação foi motivada por uma foto compartilhada nas redes sociais, em que o juiz australiano de surf Ben Lowe, posa ao lado de Ethan Ewing, que ainda está na disputa por medalha, e do diretor da equipe australiana e ex-competidor Bede Durbidge.
A imagem, com legenda afetiva, gerou indignação, principalmente do surfista e comentarista Pedro Scooby, que está no Taiti cobrindo os jogos pela Cazé TV. Scooby publicou uma série de vídeos denunciando a proximidade do juiz com o atleta, destacando um histórico de notas suspeitas que teriam sido atribuídas a Gabriel Medina, por Ben Lowe.
O histórico mencionado por Scooby foi levantado minuciosamente em 2021, pelo jornalista Marcelo Bôscoli, que documentou notas controversas dadas ao surfista brasileiro. Esse levantamento tornou-se base para as alegações de Scooby, ganhando destaque na grande mídia.
A Globo então, divulgou uma matéria expondo a foto e as notas duvidosas, levantando preocupações sobre um possível julgamento tendencioso contra Medina nas próximas baterias em Teahupo´o. A matéria cita um documento que teria sido enviado pela CBSurf à ISA, sobre uma conduta suspeita de Ben.
A onda de repercussão começou com a mídia especializada, ganhou tamanho com influenciadores, e finalmente atingiu a mídia de massa, forçando a ISA a se pronunciar.
A decisão da ISA surpreendeu muitos, pois é raro ver entidades respondendo tão diretamente a reclamações sobre notas e juízes. Na World Surf League (WSL), por exemplo, os nomes dos juízes são sequer divulgados, ao contrário do que ocorre nas Olimpíadas.
Essa medida pode abrir precedentes para o futuro, colocando em discussão a postura e o julgamento dos juízes no surf competitivo. A audiência, cada vez mais atenta, dificilmente deixará esse tema ser esquecido.
Confira na íntegra o que informou a ISA sobre desligamento de juiz australiano:
A ISA está ciente de uma foto circulando nas redes sociais na qual um dos juízes de surf olímpico da Austrália é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e o gerente da equipe.
É inadequado para um juiz interagir dessa maneira com um atleta e sua equipe.
Para proteger a integridade e a imparcialidade da competição em andamento, e de acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do COI, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento pelo restante da competição.
Esta decisão não está relacionada ao desempenho deste juiz aqui nos Jogos Olímpicos.
A ISA comunicou a todos os juízes e equipes para lembrá-los de suas responsabilidades em relação ao comportamento apropriado.
0 comentários