A quarta edição do evento, que acontece em Florianópolis (SC), entre 09 e 19 de outubro, batalha para encontrar marcas parceiras, mesmo tendo apoios de peso como o MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Fundação Catarinense de Cultura
Por Janaína Pedroso
Era abril, mês de tantas datas comemorativas, quando a organização do maior festival cultural e artístico de surfe começava a tomar corpo. O Lagoa Surfe Arte (LSA) iniciava sua quarta edição a exatos seis meses antes do evento idealizado e organizado por Fabrício Flores Nunes, 40 anos, Engenheiro de Aquicultura, dois pós-doutorados na área e muito amor pelo surfe – um autêntico surfista de alma.
“Meu surfe é medíocre, corri umas poucas baterias em toda a minha vida. Tenho poucas fotos das sessions que já fiz nesses últimos 25 anos de água salgada. Nunca dei um aéreo, e não deixo de dormir por isso.” Relata Flores, em um de seus artigos publicados na internet.
Depois de uma viagem longa por Portugal e ter conhecido de perto o SAL, Festival de Cinema Surf em Lisboa, o surfista que também é shaper das alternativas e nada convencionais Sea Cookies Handshapes – marca de pranchas feitas à mão – voltou ao Brasil com uma missão: conectar outros surfistas de alma e promover um festival como o português no Brasil.
Dito e feito, em 2015 surgia a primeira edição do Lagoa Surfe Arte. Ao longo das edições em que o Festival ocorreu é possível notar seu crescimento, já que na segunda edição, em 2016, o público estimado foi de 350 pessoas. No ano seguinte, 2017, o número saltou para 2 mil visitantes. Este ano, a organização espera dobrar o número de pessoas ao longo dos 10 dias de evento, entre galeria, festival de cinema e dias de praia.
Para Fabrício, que vê o surfe e a arte como movimentos intrínsecos, o maior desafio foge do aspecto artístico e se conecta direto às objeções do capital, já que tem sido difícil encontrar marcas patrocinadoras que valorizem o surfe e as manifestações artísticas que o cercam.
“A arte e o surfe andam juntos. A partir do momento que existe um surfista que se veste de uma forma determinada, que é a moda, e que surfa com uma escultura feita à mão e corre nas ondas como uma dança, não tem como separar surfe da arte e a arte do surfe. Além da descrição destes momentos, que facilmente poderia ser narrada em forma de poesia ou música” diz Flores.
Apesar do know-how e de parcerias consistentes, o mercado do surfe parece não estar disposto nem preparado para valorizar tipos de iniciativas como o Lagoa Surfe Arte. O evento tem parceria internacional com festivais portugueses e este ano despertou o interesse de outros festivais franceses por conta do seu júri sempre muito técnico. O Festival de Curtas do LSA vem se firmando com um dos principais festivais de cinema surfe da América do Sul. Este ano as inscrições dobraram, com produções nacionais e de países como EUA, França, Itália, Eslovênia e outros.
“O país está em crise há pelo menos quatro anos, idade do LSA, mesmo assim estamos numa crescente linda por ser muito diferente de tudo que é feito. Somos quase uma utopia no Brasil de agora, ainda mais com o surfe em decadência nacionalmente, apesar da dilaceração que vemos em nível mundial”, completa se referindo aos atletas brasileiros no tour deste ano.
Com cotas que variam entre 5 mil e 50 mil reais, o único e mais importante Festival de Arte e Cultura sobre o surfe permanece vivo graças aos apoiadores e gente que acredita na importância de fomentar projetos como o LSA.
“Sabemos que investimento em cultura não é de interesse da maioria dos empresários, tanto que a verba de apoio à eventos vem do marketing, que é o primeiro setor a perder percentualmente seu potencial nos primeiros sinais de crise”, explica.
A organização do evento agradece aos fieis parceiros, que se mantiveram conscientes e dispostos a valorizar e incentivar a cultura surfe por meio do LSA. Os apoiadores são, em sua maioria, compostos por marcas locais, muitas vezes de amigos, e pessoas que se dedicam voluntariamente à missão de fazer o evento acontecer.
Não desistam galera. Esse projeto é fantástico.
A estrada é sempre tortuosa e com muitas pedras no caminho mas se não fosse assim a vida seria sem sal e as conquistas sem glória.
Abraço
Tem toda razão!! Um grande abraço e obrigada por estar por aqui 😉 bjs Jana
O Brasil não respeita seus heróis! Viva o LSA!
Amor! Amor! Amor!
An e-mail was developed through ARPANET as did the bulletin-board system. It has now different qualities; here are some of them; yahoo.com, yehey.com, mail.com, hotmail.com and more. People knew that it was a modern way in sending their mails to their families, friends, loved ones, and other relatives.
https://mgwin88tm.com/
เว็บพนันออนไลน์ฝากถอนไม่มีขั้นต่ำ
cknowledgeable about all sensual exercises. Mature young ladies are extremely quiet and they can fulfil you like no other Escort.
เว็บยิงปลา
Valeu PESSOAL