Impecável. Assim foi Filipe Toledo do começo ao fim durante a etapa sul africana, que certamente, entra para história do Tour Mundial de Surf.

Teve tubarão, teve rabiada de bodyboard, teve piti de atleta, drop de barco, teve bateria cancelada. Teve uma porrada de nota dez. Teve de tudo nesta etapa, além do mais importante: altas ondas!

Gabriel Medina chegou perto, Jordy Smith também, mas quem comemorou de verdade foi Filipe Toledo e Frederico Moraes, o Rookie (novato no Tour) do ano, talvez do milênio.

O público também deu show, e parece que o surf está cada vez mais fazendo parte do dia a dia dos brasileiros. Com transmissão ao vivo pelo site da Globo, foi interessante ver os comentaristas globais ao lado de estrelas como Carlos Burle, que especialmente com o episódio do tubarão deu um show de civilidade.

Diferente de Kelly Slater que chegou a propor uma caçada contra os tubarões recentemente, Burle lembrou que são os animais que estão em suas “casas” e nós, bem nós, somos tipo intrusos. “Eu queria estar na água com o tubarão neste momento. Que coisa linda que é este animal”, disse Burle durante a transmissão no exato momento em que os internautas testemunhavam o nado sorrateiro e tranquilo de um enorme tubarão branco.

Fato é que Filipe estava endiabrado e não teve outro resultado senão o de campeão da etapa. Depois de amargar uma punição, que muitos consideraram um tanto quanto severa demais tirando-o da etapa de Fiji, Filipe destruiu tudo que viu pela frente.