Home > PipeMasters > FLAP lança primeira linha autoral de foilboard

FLAP lança primeira linha autoral de foilboard

por | nov 8, 2018 | Mercado, Notícias | 10 Comentários

Foram doze meses de estudos e testes até o lançamento da primeira linha de modelos de foilboard da FLAP, fabricante de pranchas fundada em 2015, com sede na charmosa Vila Madalena

Por Janaína Pedroso

Após dois anos dedicados à fabricação das tradicionais pranchas de surfe, a FLAP investe no desenvolvimento de pranchas de foil, também chamadas Hydrofoil – modalidade que ganha força e adeptos no Brasil.

Conhecido mundialmente graças ao surfista de ondas grandes Laird Hamilton, que mostrou ao mundo pela primeira vez a modalidade, causando furor da comunidade do surfe. Já que a impressão que se tinha ao ver um foil em ação era de que o surfista literalmente flutuava sobre a água, como um passe de  mágica. Na época, em meados dos anos 90, a prática foi nomeada como “o surfe do futuro”.

Hoje, conhece-se melhor a dinâmica do hydrofoil, o que torna mais fácil compreender que, por trás da aparência ilusionista, há muitos cálculos em sua concepção.

“A elaboração do foil se inicia no projeto de seus componentes, demandando cálculos similares aos de projetos de aviões”, conta Felipe Napoli, 23 anos, um dos quatros fundadores da FLAP, que além de serem surfistas são engenheiros.

Além de pura lógica, há certo risco por trás da modalidade e alto investimento. De acordo com Felipe, as pranchas são vendidas, em média, por 5.400 reais. Soma-se a isso a necessidade, na maioria dos casos, de uma embarcação para posicionar o praticante no local adequado – que diferente do surfe é praticado além da zona de arrebentação.

Para o lançamento da linha autoral de Hydrofoils da FLAP foram desenvolvidos cinco modelos (Race, Sport, Freeride, Hybrid e Wave) e podem ser utilizadas tanto para o surfe quanto para o kitesurfe.

Fase de testes

Até chegarem no modelo ideal foram meses de cálculos e testes. O processo evolutivo das pranchas teve a participação de atletas que, por meio da prática puderam fornecer o feedback necessário para o aprimoramento dos protótipos.

De lá pra cá, e depois de muitos cálculos e testes, a FLAP lança no mercado sua linha de Hydrofoils, que além dos modelos já citados, oferece outras inúmeras possibilidades, já que são mais de 25 tipos diferentes de asas (peça ligada ao mastro central).

Matéria prima e tecnologia dos foils

Os foils da FLAP são produzidos em fibra de carbono e resina epóxi aeronáutica de alta resistência, resultando em um equipamento robusto, porém, extremamente leve, possibilitando a prática de alta performance.

Além da qualidade da matéria prima, o processo de fabricação inclui impressão  em terceira dimensão (3D) de peças personalizadas, além de laminação a vácuo.

Shaper da Flap em ação. Crédito da foto: Divulgação.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Onde assistir o ISA World Surfing Games 2024

Onde assistir o ISA World Surfing Games 2024

Saiba onde assistir ao ISA World Surfing Games que promete ser um dos eventos mais empolgantes do ano para os fãs do surf, reunindo os melhores atletas do mundo em uma competição que não só celebra o esporte, mas também oferece as últimas vagas para os Jogos Olímpicos...

ISA 2024: caminho para Olimpíadas e sustentabilidade em foco

ISA 2024: caminho para Olimpíadas e sustentabilidade em foco

Os Jogos Mundiais de Surf da ISA de 2024 prometem ser um marco no calendário esportivo global, reunindo os principais talentos do surf em busca de uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024. O evento, agendado para ocorrer de 23 de fevereiro a 3 de março, será realizado...

Mulheres brilham em condições clássicas no Hurley Pro Sunset Beach

Mulheres brilham em condições clássicas no Hurley Pro Sunset Beach

Ondas altas e performances belíssimas marcaram a estreia da categoria feminina no Hurley Pro Sunset Beach, a segunda etapa do calendário do Championship Tour (CT) da WSL. A líder do ranking, Caity Simmers, teve que se esforçar para se manter na competição. Com uma...

10 Comentários

  1. amaral

    Parabens a familia flap

  2. Fernando

    Iradooooo!!!
    Tecnologia nacional de ponta, o Brasil precisa de mais gente assim!!!

  3. Kiko

    Orgulho flap

  4. B. Curl

    Incrediblel innovation – Congratulations to all involved !!!

  5. Sandra

    Sucesso!!! FLAP produto nacional !!!

  6. Kady

    Muito legal,
    As pranchas já são um sucesso comprovado, tenho certeza de este ser mais um ótimo produto da FLAP
    Boa Sorte Galera

  7. Adina

    Parabéns! Vocês são um exemplo de dedicação e comprometimento.

  8. Lucas carnelossso

    Irado!! Melhor foil do mercado com certeza!

  9. Rafael H

    Parabéns aos engenheiros da FLAP!! Sempre inovando e com muita qualidade!!

  10. cit pb

    SaMarinDa Cheat adalah tempat download Cheat Point Blank zepetto indonesia gratis paling mudah, terpercaya, aman dan tanpa iklan.

Trackbacks/Pingbacks

  1. FLAP lança primeira linha autoral de foilboard – Destaques do Dia│Últimas Notícias & Manchetes - […] Créditos de imagem: Divulgação. […]
  2. FLAP lança primeira linha autoral de foilboard - Portal Nova Contagem - […] <p>Créditos de imagem: Divulgação. Foram doze meses de estudos e testes até o lançamento da primeira linha de modelos…

inscrição feita!

Pin It on Pinterest