Por que é tão importante que o surfista esteja alinhado às condições do mar? Além de um motivo óbvio, há outro, nem tão perceptível, mas muito importante.

Caí da cama. Então, fui ver o mar e constatei o que a previsão das ondas já anunciava: tamanho na “casa” dos 2 metros, formação regular, período de 13 segundos.

Logo que, comecei a surfar me admirava quando ouvia alguém falar de tábua de marés, ventos, combinação de ondulação e vento, período, boia. Quase como o dicionário do surfe, o universo das previsões de ondas é um mundo a parte.

Aqui no blogue é possível conferir as condições para a prática do surfe através do Broou. Mas, são muitas as opções hoje em dia, tem para todos os gostos.

Aliás, quem nasceu nessa Era tecnológica não pode imaginar a dureza que era contar apenas com as previsões pouco certeiras do “DiskSurf”. Não quero “cuspir no prato”, afinal tinha vezes que acertava, a verdade é que até previsão do tempo era menos certeira até então.

Recentemente baixei o novo aplicativo do Magicseaweed e gostei também, assim como o Broou, é bem interativo.

Mas porque é tão importante estar conectado às marés e ondulações?  Bem, a razão mais óbvia é saber qual praia oferece as melhores ondas. Sem discussão nesse quesito.

Porém, tenho notado outro fator, não tão óbvio, mas em minha opinião muito importante: a consulta frequente te ajuda a “respirar” surfe, te mantém na “fissura”.

Lembro que mesmo quando morava em São Paulo e só surfava aos finais de semana (salvo algumas escapadas nos famosos “bate-voltas”) me mantinha informada sobre as condições.

Confesso que em alguns momentos foi sofrido checar a previsão de dentro do escritório, no ar-condicionado, ver fotos de ondas perfeitas quebrando em alguma praia distante da capital.

Mesmo assim, se esse for o seu caso, um (a) surfista de final de semana, aconselho fortemente checar a previsão diariamente!

E por falar em condições de mar…

Início do MEO Rip Curl Pro Portugal é adiado

As ondas estavam pequenas em Supertubos para o início do penúltimo desafio da etapa mundial. Por isso, a próxima chamada será amanhã (17), às 9h em Peniche.

Vale lembrar, que Gabriel Medina pode ser campeão mundial já nesta etapa. Clique aqui e veja como o brasileiro pode conquistar o tri antecipadamente.