A WSL, Liga mundial de surfe, anunciou ontem, 10, locais e datas da temporada 2021 do Circuito Mundial. A maior novidade fica por conta da inclusão de etapa em Sunset Beach, tradicional pico havaiano.

por Janaína Pedroso

Italo Ferreira em Pipeline. Foto WSL/Cestari/Divulgação

Além de Sunset, outro lugar icônico está de volta ao CT, Santa Cruz na Califórnia. Ademais, as finais devem ocorrer em Trestles. Além disso, a temporada inicia em dezembro deste ano no Havaí.

De volta a Trestles

Com as etapas masculina e feminina, Trestles volta ao calendário do Circuito Mundial (CT) em 2021. Agora denominada WSL Finals, os títulos mundiais serão decididos em apenas um dia, no estilo ‘mata-mata’, entre os cinco melhores surfistas no ranking. A janela de espera vai de 8 a 17 de setembro de 2021. 

A WSL ressaltou as dificuldades em torno da organização de um circuito mundial em meio a uma pandemia, e salienta que todas as datas podem ser alteradas em função do novo coronavírus. 

“Fazer um circuito internacional em meio de uma pandemia global não é uma tarefa fácil, mas a dedicação e o trabalho de toda a organização nos dá a confiança que podemos executar essas competições com segurança para nossos atletas, staff e comunidades locais”, disse Erik Logan, CEO da WSL.

Início no Havaí

O circuito é de 2021, mas o ranking começa a ser formado ainda esse ano, com a estreia dos competidores no Havaí. As mulheres dão a largada em Honolua Bay, Maui, de 4 a 15 de dezembro. Em seguida, os rapazes surfam Pipeline na ilha de Oahu, no Billabong Pipe Masters apresentado por Hydro Flask, de 8 a 20.

Stephanie Gilmore em Honolua Bay. Foto WSL/Sloane/Divulgação.

Carissa Moore ficou feliz com o anúncio. “Estou muito animada com o anúncio da WSL de começar o Championship Tour de 2021 em dezembro. O Havaí é parte importante da história e da cultura do surfe e não há lugar melhor para começar uma temporada e terminar um ano desafiador.  Quero expressar minha gratidão a todos os envolvidos em fazer esses eventos acontecerem, incluindo a WSL, o estado do Havaí e todos os fãs incríveis por seu apoio.”

Lembrando que este ano, a edição do Pipe Masters comemora 50 anos!

Surfe raiz

Se existe um pico que remonta à ideia do surfe raiz, nostálgico, das pranchas maiores, drops selvagens, sem leash e pouco juízo, é Sunset Beach!

Sunset Beach. Foto WSL/Divulgação.

É claro que essa cena fica reservada ao passado, e não há dúvida de que o surfe de hoje em dia pode apresentar até mesmo aéreos, nas volumosas ondas de Sunset. Acima de tudo, o retorno do pico ao tour só tem a enaltecer o circuito! Portanto, de 19 a 28 de janeiro de 2021 ocorre Sunset Open. 

A saber, para as mulheres, Sunset tem um sabor especial de vitória, já que foi lá que as mulheres surfaram pela primeira vez no litoral norte de Oahu um evento do CT.

A ‘Old School’ Steamer Lane

O Santa Cruz Pro, de 2 a 12 de fevereiro de 2021 marca a volta, depois de 33 anos após a primeira etapa realizada no pico californiano. 

Steamer Lane, Santa Cruz – Kelly Slater (c) WSL / Rowland/ Divulgação.

Confira locais e datas das etapas

Maui Pro presented by Roxy: Maui, Havaí – 4 a 15 de dezembro de 2020

Billabong Pipe Masters presented by Hydro Flask: Oahu, Havaí – 8 a 20 de dezembro de 2020

Sunset Open: Oahu, Havaí – 19 a 28 de janeiro de 2021

Santa Cruz Pro: Santa Cruz, Califórnia – 2 a 12 de fevereiro de 2021

* Todas as etapas e datas estão sujeitas a alterações devido às restrições aplicáveis relacionadas à COVID-19, incluindo restrições de viagens.

E aí, empolgad@s para assistir à volta dos melhores do mundo?