Home > Destaque > Da prancha de surfe achada no lixo, até virar estrela de programa de TV, conheça a trajetória de Carlos Mister

Da prancha de surfe achada no lixo, até virar estrela de programa de TV, conheça a trajetória de Carlos Mister

por | abr 7, 2021 | Destaque | 2 Comentários

Carlos ‘Mister’ Belo da Silva, 27 anos, nascido e criado na Rocinha, começou a surfar por causa de um tio, aos 11 anos de idade. “Achei uma prancha de surfe no lixo, não tinha bico nem quilhas. Peguei do lixo e fui com ela pra praia no mesmo dia, desde então não parei mais de surfar”.

por Janaína Pedroso

Ao lado dos amigos Gabriel “Popó”, Anderson “Loirinho” e Rafael “Caveirinha”, Mister estrela no Canal OFF, no programa inédito, “Onde o Surfe Me Levou”, que vai ao ar nesta quinta, 08, às 21h.

Professor de surfe, Mister comanda o projeto “Vivendo Um Sonho Surf”, que atende cerca de 55 crianças moradoras da Rocinha. “Sou filho de um projeto do Recreio. Então, senti que precisava contribuir de alguma forma e retribuir também o que o surfe me deu”. Além de aulas de surfe, o projeto ensina inglês, espanhol, francês, computação, conserto de pranchas e leitura aos jovens e crianças.

“O projeto é mantido por meio de doações, mas fazemos mais do que podemos muitas vezes, porque falta estrutura e equipamento para atender todas as crianças e jovens como gostaríamos”, explica Mister.

O surfe salvou minha vida

Carlos Mister começou a competir aos 13 anos de idade e seguiu até os 25. Participou de eventos regionais, estaduais e até evento brasileiro, e assim coleciona alguns troféus. 

“Surfar era muito difícil, pois no começo a família não aceitava. Diziam que era coisa de vagabundo. Até que consegui mostrar que o surfe poderia me dar uma vida melhor. Então, minha avó e minha mãe, principalmente, passaram a me incentivar. 

Para onde o surfe me levou

A participação no programa do OFF, fez com que Carlos e os amigos realizassem o sonho de quando ainda eram crianças e imaginavam como seria surfar uma onda perfeita. 

“Participar do programa foi a realização de um sonho. Tanto que quando acordei e estava na Indonésia não conseguia acreditar! Surfar Uluwatu, Padang Padang, Desert Point, nossa foi incrível!”

Além de levá-lo a uma surftrip incrível pela Indonésia, Carlos conta, de forma geral, como o surfe mudou sua vida.

Anderson Loirinho, Carlos Mister, Gabriel Popó e Rafael Caveirinha. Foto Divulgação Canal OFF.

“O surfe me fez ser uma pessoa de caráter, ter disciplina, salvou minha vida. Espero um dia conseguir viver do esporte, formar mais cidadãos e dar uma expectativa de vida a eles. Espero conseguir ir para outros lugares, ter mais experiências como a do programa no OFF, através do surfe.”

Pandemia em comunidade

A pandemia escancarou ainda mais a desigualdade social no Brasil. A dificuldade de fazer isolamento social para quem precisa garantir o básico para sobreviver, somado à ineficiência de políticas públicas emergenciais tem caráter de bomba relógio. 

“Conseguir fazer isolamento em uma comunidade é muito difícil, muitas pessoas aqui precisam lutar para ter o que comer. Precisam ir pra rua para trazer a comida do dia. Então é realmente muito complicado”, diz Mister.

Em função da Covid, o projeto precisou seguir com adaptações. “Com a pandemia, passamos a organizar e distribuir cestas básicas, foram mais de mil até agora. Espero que essa pandemia sirva para que as pessoas enxerguem a vida de uma outra maneira, que vejam como precisamos de mais amor, empatia e abraços do que coisas materiais. Nesse momento é preciso compartilhar mais amor”.

Quando pergunto a Carlos se ele gostaria de me contar mais alguma coisa, para finalizar a entrevista ele diz que sim. 

“Tudo que a gente leva desse mundo é gratidão, o resto fica. Nosso maior legado é ter e compartilhar amor e paz. Então, para quem pode compartilhar amor, levar alegria a alguém, se doar com uma palavra, um gesto de carinho. Porque a vida é isso. Também quero agradecer ao canal (OFF), à produtora (ZenFilmes) e a você pelo espaço”.

Eu finalizo a entrevista com os olhos marejados, fazendo uma força sobrenatural para não cair no choro, e implorando por mais pessoas como Mister nesse mundo!

Serviço

“ONDE O SURFE ME LEVOU” – ESTREIA – CANAL OFF

Quinta, 8 de abril, às 21h

Horários alternativos: Sexta, 23h / Domingo, 9h / Segunda, 13h30 / Quarta, 15h30

Para conhecer mais o projeto “Vivendo Um Sonho Surf” acesse:

https://www.vivendoumsonhosurf.com/

Carlos Mister estreia no OFF em ‘Onde o Surfe Me Levou’. Foto Joaquim Lima.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Surfar traz felicidade aponta estudo recente

Surfar traz felicidade aponta estudo recente

Surfar traz felicidade, isso é o que mostra estudo recente elaborado por pesquisadores da Universidade de Bristol, em parceria com The Wave; envolvendo mais de 1300 surfistas. Os resultados foram divulgados em um relatório que contem dados interessantes sobre...

J-Bay Classic reúne veteranos em evento especial

J-Bay Classic reúne veteranos em evento especial

Um seleto grupo de convidados chegou a Jeffreys Bay para o J-Bay Classic da World Surf League (WSL) apresentado pela Corona Specialty, que ocorre de 17 a 23 de junho de 2024. Entre os convidados estão Adriano de Souza, Mark Occhilupo, Stephanie Gilmore, Coco Ho e...

2 Comentários

  1. Murilo

    Ótimo projeto, ótima história e escrita da reportagem.
    na espera do programa, valeu!

  2. ouyh

    As we’ve all know INTERNET the most modern way to communicate with the people around the world. The INTERNET began to operate in the 1960’s. In this way, a single signal can be sent to multiple users. https://mgwin88tm.com/ The old fashion way in sending mails had been thrown out in some people. Mostly now uses E-MAIL for sending mails to different parts of the country or sending it to other countries.

inscrição feita!

Pin It on Pinterest