Home > Colab > Como o surfe mudou minha vida

Como o surfe mudou minha vida

por | maio 21, 2021 | Colab, Destaque | 33 Comentários

“É só um esporte como outro qualquer”, eles disseram. Só que não. Já contei para vocês em outros textos que eu cheguei a praticar várias modalidades, mas nenhuma delas foi tão viciante quanto o surfe. O surfe me despertou para a vida.

por Marcela Lima

Em 2017, quando deslizei pela primeira vez numa onda, naquela manhã chuvosa de março, uma chave virou dentro de mim. Eu já não podia mais viver do jeito que eu vivia: estressada, ansiosa, comendo de forma desequilibrada, bebendo demais, com dores em vários pontos do corpo.

Não foi da noite para o dia que minha rotina mudou. Foi um processo. Eu comecei a querer estar mais dentro d’água do que na frente das telas. As madrugadas de porre começaram a ficar condicionadas à previsão das ondas. Vai dar onda? Vou para a cama mais cedo.

A academia era algo que eu detestava. Ia malhar apenas para me encaixar num padrão estético. O surfe me fez perceber a necessidade de ter um corpo mais resistente. Os treinos de fortalecimento e aeróbicos, que antes eram um sacrifício em nome da beleza, viraram necessidade.

Além da parte física, o surfe provocou em mim uma profunda transformação interna.

No ano passado eu li “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg. Uma das coisas que aprendi foi que hábitos criados e bem trabalhados extrapolam para outras áreas da sua vida. No meu caso foi assim: eu comecei a aplicar as habilidades emocionais que desenvolvi no mar em outras situações cotidianas, no trabalho e nos relacionamentos. Hoje me sinto muito mais feliz e realizada em vários aspectos da minha vida. Sei que devo isso ao surfe.

Desde que eu virei surfista eu me tornei uma pessoa muito mais corajosa, autoconfiante e paciente. Eu imagino que outros viciados em surfe compartilhem do mesmo sentimento que eu. O mar é uma mistura de escola com parque de diversões. A gente aprende, mas a gente brinca.

Hoje eu já não consigo visualizar minha vida sem esse esporte. Além dos aprendizados e de toda diversão, o mar me deu amigos muito especiais, me deu trabalhos como este aqui. Nota avulsa da autora: ainda não caiu a ficha que virei colunista do Origem Surf.

Mas voltando ao assunto, eu sei que, se eu tiver saúde e se Deus permitir, eu serei uma velhinha aventureira, que faz surftrips com os netos e netas. Ainda pretendo rodar o mundo com minha prancha e minha família. Conhecer novos lugares e culturas, pegar ondas alucinantes e viver momentos incríveis.

O surfe já mudou completamente a minha vida, mas a minha história com ele está apenas começando.

Marcela Lima explica como o surfe mudou sua vida. Foto @zerodoiszoom

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Surfar traz felicidade aponta estudo recente

Surfar traz felicidade aponta estudo recente

Surfar traz felicidade, isso é o que mostra estudo recente elaborado por pesquisadores da Universidade de Bristol, em parceria com The Wave; envolvendo mais de 1300 surfistas. Os resultados foram divulgados em um relatório que contem dados interessantes sobre...

J-Bay Classic reúne veteranos em evento especial

J-Bay Classic reúne veteranos em evento especial

Um seleto grupo de convidados chegou a Jeffreys Bay para o J-Bay Classic da World Surf League (WSL) apresentado pela Corona Specialty, que ocorre de 17 a 23 de junho de 2024. Entre os convidados estão Adriano de Souza, Mark Occhilupo, Stephanie Gilmore, Coco Ho e...

33 Comentários

  1. Juliano sary

    Me identifiquei de mais com o texto, surf também mudou minha vida, obrigado por compartilhar Marcela ! Sucesso e altas ondas sempre ! ????????‍♀️

    • Thiago Abreu

      Muito bom o texto , realmente o surf muda vidas e a maneira como enxergamos a vida , e nao e so de quem vive beira mar , sou de BH e por incrivel que pareça somos mais de 120 surfistas mineiros , vivenciamos a life style do surf diariamente e sempre que da , partiu surf!! Alohaaaa pessoal!!

      • Marcela Lima

        Que demais Thiago! Tb moro longe do mar e isso não me impede de surfar! 😀

    • Marcela Lima

      Obrigada Juliano!!! Boas ondas pra vc tb!!!

      • Luciano

        Também sou um carioca morando em SP capital. A distância da praia fez com que eu deixasse o surf de lado. Lendo seu texto bateu vontade de encarar a Imigrantes de vez em quando. Abraços e sucesso!

  2. Erica

    Com certeza o surfe mudou minha vida também! Apaixonada por um estilo de vida. A essência do surfe é a essência da vida. Textão foda, amei.. parabéns Cela!

    • Marcela Lima

      Obrigada Érica!!!

  3. Julia

    Adorei saber mais sobre sua trajetória com o surf! Com certeza uma inspiração <3

    • Marcela Lima

      Obrigada Julia!!!

  4. Aline Paes de barros

    Que relato incrível! Me identifiquei demais !

    • Marcela Lima

      Obrigada Aline!!!

  5. SuSukato

    Ahhhh o surf é literalmente a terra do nunca e a Cela eh uma maravilhosa mesmooo ♥️♥️

    • Marcela Lima

      Maravilhosa é você Su! Te admiro muito!

  6. Jonas junioR

    Cada dia mais longe✨❤️

    Parabéns amiga! Muito sucesso

    • Marcela Lima

      Obrigada amigo querido!

  7. TatiX

    Sempre quis aprender a surfar. Mas tenho zero equilíbrio. Ela demonstrou que desafios existem para todos mas que, com força de vontade, a superação será recompensadora. Quero todo esse equilibro esportivo e mental. ❤️

    • Marcela Lima

      Obrigada pelo carinho Tati!!!

  8. Daniel “Gemo”

    Texto irado! E é bem isso mesmo, Qd o bichinho do surfe pica a pessoa, não tem outra… é “vício” na certa ! E que vício bom… Só conhece essa sessão maravilhosa de deslizar sobre as ondas quem realmente experimenta! Parabéns Marcela por traduzir tão bem essa magia que é surfar!

    • Marcela Lima

      Obrigada irmão! O surf me trouxe pessoas maravilhosas e você com certeza é uma delas!

  9. Sumaia

    Artigo maravilhoso!!! Amei! Já sou sua fã!!!

    • Marcela Lima

      Obrigada pelo carinho Sumaia!!!

  10. Thais gAZARRA

    Compartilho desse sentimento. É bom demais estar na água e se desafiar. Amei o texto!

    • Abel Reis

      Bom dia, Marcela! Sabe quando você tem mais certeza que gosta de a coisa? Quando você sonha com ela.
      Toda vez que fico fora da água por um período mais longo acabo sonhando com surf, não falha. Faz parte da nossa essência não sai mais.

      Grande Aloha pra você!

      • Marcela Lima

        Eu sou igual a você Abel! hehehe obrigada!!!

    • Marcela Lima

      É bom demais, né Thais?! Obrigada!!!

      • Sergio Silvestre Vieira

        Irado o seu texto e boas ondas Aloja!!! Marcela Lima.

        • Sergio Silvestre Vieira

          *Aloha!!!

  11. Luiz Fernando DO AMARAL

    Muito legal o texto. Hoje a minha alegria é surfar com os meus filhos, o problema é que moramos em Porto Alegre, mas sempre que podemos vamos para Santa Catarina surfar.

    • Marcela Lima

      Meu marido é gaúcho e quando vamos visitar a família dele sempre acabamos dando um pulinho em Santa Catarina para surfar tb. Lá é maravilhoso né?!

    • Luciano sutello

      Surfar é sempre procurar o melhor de você ,é libertador , buscar uma onda que te faça a cabeça e ao mesmo tempo agente esqueça do nossos proplemas e estres do dia a dia. Eu amo este esporte e vou morrer praticando o surf.

  12. Glenda

    Se tem algo que eu gostaria de aprender, é surfar!
    Amei essa matéria!

    • Marcela Lima

      Acha uma escola ou professor e se joga mulher!!!

inscrição feita!

Pin It on Pinterest