Home > Colab > Nas ondas com Diogo Mourão

Nas ondas com Diogo Mourão

por | jun 4, 2021 | Colab, Destaque | 3 Comentários

Muito prazer leitores do Origem Surfe. Com a alegria de quem volta a ficar em pé sobre uma prancha depois de anos, aceitei o convite da Janaína Pedroso para colaborar com o Origem Surfe.

por Diogo Mourão

A felicidade por voltar a escrever sobre surfe é como dropar uma onda novamente. Mesmo entrando num mar desafiador, espero que seja menos dolorido e com menos caldos. Como trabalhava na grande imprensa, escrevendo para o público em geral, nunca tive a chance de atuar na mídia especializada. Dá um frio na barriga, mas já remei. Vou dropar. Eddie would go!

Comecei a surfar lá pela metade da década de setenta, nas ondas rápidas e de poucas manobras de Ipanema. Nos fins de semana e nas férias, o destino era Arraial do Cabo, de onde vem a foto da direita perfeita e gelada de Massambaba que ilustra o texto. Vi das areias do Arpoador o lendário Waimea 5000 de 1976, quando pela primeira vez uma etapa do Circuito Mundial foi disputada no Brasil. Adolescente, sonhava virar fotógrafo de surfe, mas a brincadeira de comprar e revelar filmes era cara demais e meu caminho enveredou para o jornalismo esportivo no final dos anos 80.

Nas redações, escrevia sobre tudo e tentava mostrar para os editores que o surfe era um esporte sério e que o Brasil tinha bons valores e potenciais leitores. Uma batalha, mas a geração de Fabinho e Teco e a volta das etapas do Mundial ao Rio deram uma força. Éramos verdadeiros guerrilheiros do surfe, brigando por espaço para contar as histórias da geração.

Em 1996, no começo da Internet, criei o que talvez tenha sido o primeiro blogue (nem tinha esse nome ainda) de surfe da grande imprensa, com a coluna chamada “Nas ondas”, no Globo on line. Pouco depois fui para o Lance! e como editor tive mais vitórias do que derrotas nessa luta por espaço num país que vive a monocultura esportiva do futebol. Fiquei muito orgulhoso quando, em 1999, na festa de fim de ano da ABRASP, subi ao palco para receber o prêmio pela melhor cobertura do Circuito Brasileiro e fui chamado de “guerrilheiro do surfe” pelo ícone Ricardo Bocão. Adotei o “guerrilheiro”.

Fora das redações, já com agência de comunicação e assessoria de imprensa, o surfe continuou presente na minha vida, à frente dos trabalhos de algumas etapas do mundial no Rio, incontáveis eventos pelo Brasil e até uma inesquecível cobertura em Bells.

O trabalho e, confesso, o estresse de ter de brigar por onda no crowd, me afastaram do mar por um tempo, até eu saber que seria pai e sonhar poder surfar com o filho. Corri para uma funboard, a prancha ideal para surfistas de fim de semana acima do peso, e senti aquela alegria citada no primeiro parágrafo, numa direita na Prainha. Ainda tenho a prancha, mas por recomendação médica não posso mais surfar. Sou oficialmente um ex-surfista. Nas veias, porém, continua correndo água salgada.

Pretendo dividir ondas com vocês toda semana ou quando achar que tem uma série boa chegando. A coluna não terá muitas regras. Cabe surfe de competição, notícias, histórias, entrevistas e até pensatas. Espero que sejamos felizes.
Boas ondas!

PS. Nenhum dos meus dois filhos surfa, mas dividem comigo uma outra paixão praiana. Os mourões jogam frescobol muito bem.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Surfar traz felicidade aponta estudo recente

Surfar traz felicidade aponta estudo recente

Surfar traz felicidade, isso é o que mostra estudo recente elaborado por pesquisadores da Universidade de Bristol, em parceria com The Wave; envolvendo mais de 1300 surfistas. Os resultados foram divulgados em um relatório que contem dados interessantes sobre...

J-Bay Classic reúne veteranos em evento especial

J-Bay Classic reúne veteranos em evento especial

Um seleto grupo de convidados chegou a Jeffreys Bay para o J-Bay Classic da World Surf League (WSL) apresentado pela Corona Specialty, que ocorre de 17 a 23 de junho de 2024. Entre os convidados estão Adriano de Souza, Mark Occhilupo, Stephanie Gilmore, Coco Ho e...

3 Comentários

  1. toni marques

    Parabéns ao novo colunista e ao site

  2. Manson Pamela

    Bom dia a todos, meu nome é Manson Pamela, quero agradecer ao Dr. Ajobi por me curar do câncer de mama, depois que fui a muitos hospitais para a cura, eles disseram que vão cortar meu seio para eu voltar à vida, mas quando eu estava navegando no net uma segunda de manhã vi um post como o dr Ajobi ajuda a curar o câncer de alguém contatei-o imediatamente e ele me contou como ele curava o câncer que vai demorar três dias para preparar o remédio, que vai me custar pouco dinheiro para preparar o remédio .quando ele finalmente me mandou o remédio, depois de sete dias meu seio não estava doendo de novo e foi assim que meu seio foi curado pelo Dr. Ajobi eu digo que Deus abençoe você e sua família por sua ajuda.
    Dr. Ajobi também ajuda nas seguintes áreas:
    1. se você quer seu ex-marido
    2. se você tiver acidente vascular cerebral
    3. se você não pode engravidar sua esposa
    4. se você não pode engravidar
    5. se você deseja promoção em seu trabalho
    6. se você está tendo diabetes
    suas informações de contato são:
    NÚMERO DE TELEFONE: +2349059178529
    WHATSAPP NUMBER: +2349064706881
    ENDEREÇO ​​DE E-MAIL: drajobispell@outlook.com

  3. Aria Nuno

    Bom dia a todos, chamo-me Aria Nuno, sou de Singapura e quero agradecer ao Dr. Ajobi pelo seu poder mágico que usa para devolver a paz ao meu casamento. Após 7 anos de casamento com o meu marido Sr. Nuno Fernando ele decidiu deixar-me e aos meus dois filhos por outra mulher, quando estava a folhear uma segunda de manhã vi um post sobre o Dr. Ajobi como ele tem usado o seu poder mágico para ajudar as pessoas decidi para contatá-lo para obter ajuda também meu irmão e irmã acreditem em mim O Dr. Ajobi me disse o que eu deveria fazer e o dinheiro que ele me pediu para pagar para comprar o material nativo para o meu trabalho após 7 dias meu marido que não está ligando, ligou para dizer ele lamenta ter abandonado a mim e às crianças. Agora vivemos felizes juntos, como antes, digo que Deus o abençoe, Dr. Ajobi por seu maravilhoso trabalho. O Dr. Ajobi também ajuda no seguinte problema:
    1. SE VOCÊ QUER A CURA PARA O CÂNCER
    2. SE VOCÊ QUER A CURA PARA DIABETES
    3. SE VOCÊ QUER A CURA PARA A CURA
    4. SE VOCÊ QUER SEU EX DE VOLTA
    5. SE VOCÊ NÃO PODE MULHER INPREGNANTE
    6. SE VOCÊ NÃO PODE FICAR GRÁVIDO
    7. SE VOCÊ QUISER DUPLA PROMOÇÃO NO SEU LOCAL DE TRABALHO
    As informações de contato do Dr. Uduoble são as seguintes:
    NÚMERO DE TELEFONE: +2349059178529
    WHATSAPP NUMBER: +2349064706881
    ENDEREÇO ​​DE E-MAIL: drajobispell@outlook.com

inscrição feita!

Pin It on Pinterest