Home > Destaque > Sobre surfe e veganismo; receita de queijos veganos

Sobre surfe e veganismo; receita de queijos veganos

por | abr 27, 2022 | Destaque, Dicas, Lifestyle | 1 Comentário

Devo iniciar o texto esclarecendo que não sou vegana, tampouco pretendo me tornar. 

Entretanto, sou capaz de compreender a importância do veganismo, além de me sensibilizar com os veganos, rotineiramente hostilizados, assim como eu. Mas isso não vem ao caso. 

A verdade é que a curiosidade fez com que recentemente eu frequentasse um workshop de queijos veganos, comandado por Mari Serrano, 39, vegana e especialista em alimentação consciente.

O encontro foi realizado na Casa Viva, em Itamambuca, antes das chuvas torrenciais e após dias de sonho ao lado de mulheres surfistas.

Então, Mari ensinou que diacho é isso de queijo vegano. Confesso que não concordo com esses nomes: queijo vegano, hambúrguer de soja, carne de jaca. 

Queijo é queijo e jaca é jaca. Mas compreendo a necessidade de quebrar paradigmas e se é para o bem da humanidade, que assim seja.

Mas verdade seja dita, diferente do hambúrguer de soja que não se parece em nada com o legítimo (e tão amado, confesso) burgão bovino, o queijo vegano tem gosto de queijo. E isso me deixou levemente perturbada. 

Com dores musculares após três dias de surfe com muita culpa materna, naquele momento o incômodo vinha mesmo por outra razão: como pode algo que não é queijo ter gosto de queijo?

Mari logo explica, acalmando meu desconforto: “esse sabor de queijo ocorre pelo fato de haver fermentação, Jana”. 

Fermentação, a bola da vez

A pandemia chegou para aquecer o mundo dos fermentados, apesar de há anos macrobióticos e outras vertentes baterem na tecla sobre seus benefícios. 

De acordo com estudo publicado na CELL, comprovou-se que alimentos fermentados contribuem para diminuição de processos inflamatórios no organismo. Consequentemente, e entre outras razões, fortalece-se então o sistema imunológico.

E é justamente falando sobre a fermentação que Mari Serrano iniciou nossa aula de queijos veganos. “A natureza é a chef de cozinha no universo da fermentação natural”, diz ela.

Mari tornou-se vegana após uma sequência de problemas de saúde. “Parei de menstruar, depois desenvolvi canelite. Então fui a uma nutricionista que disse que meu organismo estava inflamado”. 

Após um mês sem derivados de animais e álcool Mari conta que se curou. “Depois disso mergulhei de cabeça na alimentação vegana e alcalina”.

Os queijos veganos da Mari Serrano são feitos à base de uma bebida chamada Rejuvelac (a receita está no final do texto). Basicamente, um preparado fermentado de água e grão de bico.

Ela aconselha a beber uma dose de Rejuvelac todos os dias. O gosto é ok, mas o cheiro é um problema. Dito isso, a solução que vi para minha imunidade é consumir Kombucha. 

De verdade, após os curso ainda não refiz os queijos, que no encontro testei e aprovei todos. A correria do dia a dia é um grande impeditivo, confesso. Porém, sigo extremamente curiosa e interessada sobre maneiras mais saudáveis de alimentação. O pé nos 40 já está próximo e hoje mais do que nunca penso em como posso prolongar meu tempo de vida no surfe, esse esporte que exige tanto.

Receita Rejuvelac

  • 1 xícara de chá de grão de bico
  • 1 litro de água

Deixe os grãos de molho por 8 horas. Depois escorra a água e lave os grãos. Transfira para peneira e deixe repousando por mais 8 horas, ou até que surjam os sinais de germinação (‘narizinhos’ nos grãos). Recomenda-se molhar os grãos enquanto estiverem na peneira para que permaneçam úmidos.

Coloque o grão de bico germinado em uma garrafa de vidro e adicione um litro de água potável. Tampe com um voal e deixe fermentar por até 48 horas. Com uma peneira coe o grão de bico e reserve a água do processo de fermentação em uma garrafa de vidro na geladeira. Com o mesmo grão de bico é possível repetir o processo por mais uma vez.

Receita de Queijo Vegano da Mari Serrano

  • 2 xícaras de chá de castanha de caju crua e sem sal ou de macadâmia crua
  • 1 xícara de Rejuvelac

Adicione as castanhas e o rejuvelac no liquidificador e bata até virar um creme bem liso. Transfira para tigela de vidro ou inox, tampe com voal de deixe fermentar de 24 a 48 horas.

Tempere o queijo com sal e temperos favoritos e coloque em forma arredondada forrada com papel manteiga. Leve a geladeira por mais ou menos cinco dias, ou até que fique firme a ponto de desenformar. Transfira para um papel manteiga novo em um prato e volte a geladeira. A cada dois dias vire o queijo. Quanto mais dias na geladeira mais maturado ficará o queijo, podendo chegar na consistência de um parmesão, por exemplo.

Retiro sobre Alimentação Consciente vem aí

Anota aí, de 15 a 17 de julho você tem a chance de conhecer técnicas e aprender receitas deliciosas e saudáveis. O curso de Alimentação Consciente de Mari Serrano será oferecido na graciosa Casa Viva, a pouquíssimos metros da praia de Itamambuca.

Para saber mais acesse @mariserrano1 ou pelo telefone (11) 98637-5386

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo confirma segunda vaga do Brasil no CT 2025 no Challenger Series de Portugal. Surfista passou na dobradinha com Rafael Teixeira. Os brasileiros Alejo Muniz, Miguel Pupo e Edgard Groggia também têm chances de estrelar na elite ano que vem. Assim, Brasil tem...

Etapa do Baiano de Surf revela disparidade de gênero

Etapa do Baiano de Surf revela disparidade de gênero

Os atletas do surf de base disputaram o pódio da 5ª etapa do Baiano de Surf para defender posições no ranking. A disparidade de gênero chama a atenção. A Federação afirma que vem desenvolvendo um trabalho em prol da igualdade e de incentivo à participação de mais...

Conheça os vencedores do Abu Dhabi Longboard Classic

Conheça os vencedores do Abu Dhabi Longboard Classic

Evento de longboard realizado nos Emirados Árabes Unidos aconteceu nas ondas da Surf Abu Dhabi, que utiliza a tecnologia da Kelly Slater Wave Company A habilidade de Alice Lemoigne, da França, em fazer nose-riding garantiu à surfista da Ilha Reunião sua segunda...

1 Comentário

  1. henrique

    veganismo e surf paz total

inscrição feita!

Pin It on Pinterest