Não foi este ano que o título de ‘esportista de ação do ano’ foi parar nas mãos de representantes do surfe. Isso porque o Prêmio Laureus anunciou os vencedores e ambos os surfistas que concorriam, o brasileiro Italo Ferreira e a havaiana Carissa Moore, acabaram de mãos vazias.
Em contrapartida o título ficou com Bethany Shriever, da Grã-Bretanha. A atleta sagrou-se ‘Laureus Action Sportsperson of the Year’ depois de conquistar, no mesmo ano, as medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos e no Campeonato Mundial de BMX.
Uma curiosidade interessante sobre Shriever, é que antes das Olimpíadas ela precisou arrecadar dinheiro por meio de financiamento coletivo para bancar sua própria campanha de qualificação, depois de a agência UK Sport ter cortado seu apoio.
Skate coroado
A ganhadora do “Laureus World Comeback of the Year” foi Sky Brown, do skate, que sofreu uma fratura no crânio ao cair de cabeça de um half-pipe durante uma sessão de treinamento, em junho de 2020.
A skatista nipo-britânica chegou ao hospital desacordada, mas se recuperou e inclusive competiu nas Olimpíadas. Com 13 anos e 28 dias, terminou em terceiro lugar na final do skate feminino de parque e conquistou a medalha de bronze, tornando-se a mais jovem medalhista olímpica da Grã-Bretanha.
Confira a lista completa dos vencedores:
- Laureus World Sportsman of the Year Award: Max Verstappen
- Laureus World Sportswoman of the Year Award: Elaine Thompson-Herah
- Laureus World Team of the Year Award: Seleção de Futebol Masculino da Itália
- Laureus World Breakthrough of the Year Award: Emma Raducanu
- Laureus World Comeback of the Year Award: Sky Brown
- Laureus World Sportsperson of the Year with a Disability Award: Marcel Hug
- Laureus World Action Sportsperson of the Year Award: Bethany Shriever
- Laureus Sport for Good Award: Lost Boyz Inc.
- Laureus Lifetime Achievement Award: Tom Brady
- Laureus Academy Exceptional Achievement Award: Robert Lewandowski
- Laureus Sporting Icon Award: Valentino Rossi
- Laureus Sport for Good Society Award: Fundação Real Madrid
- Laureus Athlete Advocate of the Year Award: Gerald Asamoah e os Black Eagles
No Brasil, Laureus Sport for Good apoia 12 projetos sociais, o programa utiliza o esporte para lidar com a violência, a discriminação e a desigualdade. Entre os projetos apoiados no Brasil estão as modalidades: futebol, luta, rugby, atletismo, entre outros.
Os vencedores do Laureus World Sports Awards 2022 foram anunciados em uma cerimônia digital realizada em Sevilha. Liderando um ilustre grupo de estrelas do esporte homenageadas pela Laureus World Sports Academy estão o campeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen, e a jamaicana, Elaine Thompson-Herah, eleitos Laureus World Sportsman of the Year e Laureus World Sportswoman of the Year, respectivamente.
Surfe no páreo
Gabriel Medina também já foi indicado nesta categoria duas vezes, em 2015 e 2019. Porém até hoje nenhum brasileiro levou de fato o prêmio.
Maya Gabeira e Stephanie Gilmore também estão no hall das mulheres do surfe indicadas ao prêmio. Gilmore venceu em 2011 e Kelly Slater faturou o prêmio quatro vezes.
0 comentários