A segunda edição do FICSU, Festival de Cinema de Surfe de Ubatuba acontece de 16 a 19 de junho, com entrada gratuita

Fotógrafo e cineasta, Klaus Mitteldorf é o homenageado da 2ª edição do FICSU – Festival Internacional de Surf de Ubatuba. Klaus, que estará presente no encerramento, 19, domingo, para um bate-papo e apresentando pela primeira vez ao público de Ubatuba o longa “Vou Nadar Até Você”, filme rodado em Ubatuba com Bruna Marquezine no elenco.

Conhecido por suas fotografias de moda e experimentais, Klaus iniciou a carreira de fotógrafo nos anos 70 com o surfe, e realizou o que é considerado o primeiro filme de surf do Brasil, chamado “Terral”. Para o FICSU, o diretor resgatará um material inédito que será exibido exclusivamente no encerramento do festival com o nome de “Era uma vez em 1975, Terral”.

Destaques do Festival

O FICSU traz na ‘Sessão de Abertura’ o aguardado “Waterman”, longa inédito no circuito sobre Duke Kahanamoku, considerado o pai e ícone do surf mundial. Além de tributo a João Terra, músico e ícone para a cidade de Ubatuba, que faleceu em 2021.

O festival também terá o retorno de tartarugas ao mar (ação em parceria com Projeto Tamar),  mutirão de limpeza de praia com Sea Shepherd e rodas de conversas sobre ambiente e sustentabilidade.

O FICSU exibe, em primeira mão, corte especial de “Terral”, primeiro filme de surfe do Brasil, e o longa  “Vou Nadar Até Você”, que será exibido pela primeira vez em formato presencial, ambos do homenageado Klaus Mitteldorf.

Mulheres do mar

A presença feminina na programação e no festival também será destaque. Com rodas de conversas e debates, além da presença de convidadas como a diretora Anna Verônica, do filme “By Woman”, e a roteirista canadense Lalita Krishna, do filme “Bangla Surf Girls”.

A surfista Erica Prado, que iniciou o movimento “Surfistas Negras”, será a apresentadora do festival e fará parte do júri.

Além da exibição dos filmes, o FICSU também vai oferecer atividades como oficinas de cinema, oficinas para crianças, aulas de surf, yoga, fotografia, live painting de pranchas e mural, shows musicais de Luara e as Cumadres, Paulo Meyer & The Thunderheads, entre outras coisas.

Para mais informações acesse ficsu.com.br

Serviço:

2º FICSU – Festival Internacional de Cinema de Ubatuba

De 16 a 19 de junho de 2022 

Onde: Praia Vermelha do Norte, Ubatuba (SP)

Entrada Gratuita

Reprodução YouTube.
Cena de Terral, de Klaus Mitteldorf, presença garantida no FICSU.