Home > Ambiente > Instituto Argonauta divulga balanço com mais de mil ocorrências

Instituto Argonauta divulga balanço com mais de mil ocorrências

por | jan 6, 2023 | Ambiente, Destaque, Notícias

Em 2022, Instituto Argonauta atendeu mais de mil ocorrências no litoral norte envolvendo animais marinhos

Ocorrências atendidas pela instituição em todo o litoral norte de São Paulo envolve aves, mamíferos e tartarugas marinhas

O Instituto Argonauta divulgou balanço de 2022, realizado em todo o litoral norte de São Paulo, que compreende as cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Com o total de 1.288 ocorrências, envolvendo cerca de trinta espécies de animais marinhos, dos quais, 18% resgatados vivos e 81% mortos, o grupo que teve maior atendimento foi o de tartarugas-marinhas, com 794 atendimentos (98% animais mortos).

Já o grupo de aves marinhas representou 382 ocorrências do total, sendo 27% de animais vivos e 73% de mortos.

Por fim, no grupo de mamíferos foram 112 atendimentos, com 97% dos animais já sem vida.

Tartarugas ainda são as mais afetadas

Ao todo, o Instituto Argonauta realizou 794 atendimentos envolvendo as tartarugas-marinhas, e apenas 2% das ocorrências envolvendo animais vivos, e 98% animais mortos. Já o grupo de aves marinhas, representou 382 ocorrências do total, sendo 27% de animais vivos e 73% de mortos e, por fim, o grupo de mamíferos teve um total de 112 ocorrências, com 3% de animais vivos e 97% mortos.

Entre as principais causas das mortes está a presença de lixo no mar e capturas acidentais durante atividades pesqueiras.

O Instituto faz parte do grupo de instituições que executam o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Relembre a visita do Elefante-marinho

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

A World Surf League (WSL) anunciou a chegada de seu novo head de marketing e planejamento da WSL LATAM: Erik Rehder. O executivo, de 34 anos, chega com a bagagem de ter atuado por oito anos na Vicar e ser responsável direto por cuidar da Stock Car. Rehder comemorou a...

WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

Hoje, 13 de novembro, a World Surf League (WSL) anunciou a ampliação da presença feminina no Championship Tour (CT) de 2026, com 24 surfistas. Atualmente são 18 surfistas mulheres no ranking CT e 35 homens. De acordo com a liga, a decisão foi motivada pelo desempenho...

Pesquisa busca desvendar percepção ambiental de surfistas

Pesquisa busca desvendar percepção ambiental de surfistas

O Instituto Ecosurf lançou uma pesquisa inédita que tem como objetivo compreender a percepção ambiental dos surfistas em relação às mudanças climáticas e à poluição marinha. A iniciativa, denominada "Raio-X Ecosurf", busca aprofundar o conhecimento sobre a relação de...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest