Home > Ambiente > Instituto Argonauta divulga balanço com mais de mil ocorrências

Instituto Argonauta divulga balanço com mais de mil ocorrências

por | jan 6, 2023 | Ambiente, Destaque, Notícias

Em 2022, Instituto Argonauta atendeu mais de mil ocorrências no litoral norte envolvendo animais marinhos

Ocorrências atendidas pela instituição em todo o litoral norte de São Paulo envolve aves, mamíferos e tartarugas marinhas

O Instituto Argonauta divulgou balanço de 2022, realizado em todo o litoral norte de São Paulo, que compreende as cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Com o total de 1.288 ocorrências, envolvendo cerca de trinta espécies de animais marinhos, dos quais, 18% resgatados vivos e 81% mortos, o grupo que teve maior atendimento foi o de tartarugas-marinhas, com 794 atendimentos (98% animais mortos).

Já o grupo de aves marinhas representou 382 ocorrências do total, sendo 27% de animais vivos e 73% de mortos.

Por fim, no grupo de mamíferos foram 112 atendimentos, com 97% dos animais já sem vida.

Tartarugas ainda são as mais afetadas

Ao todo, o Instituto Argonauta realizou 794 atendimentos envolvendo as tartarugas-marinhas, e apenas 2% das ocorrências envolvendo animais vivos, e 98% animais mortos. Já o grupo de aves marinhas, representou 382 ocorrências do total, sendo 27% de animais vivos e 73% de mortos e, por fim, o grupo de mamíferos teve um total de 112 ocorrências, com 3% de animais vivos e 97% mortos.

Entre as principais causas das mortes está a presença de lixo no mar e capturas acidentais durante atividades pesqueiras.

O Instituto faz parte do grupo de instituições que executam o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Relembre a visita do Elefante-marinho

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Surf de Yago faz Brasil retomar esperança de título mundial

Surf de Yago faz Brasil retomar esperança de título mundial

O surf de Yago brilhou em El Salvador. A etapa Surf City El Salvador Pro finalizada ontem, 09, mostrou que o Brasil está na briga por mais um título mundial. Apesar da vitória de John John Florence, os brasileiros Yago Dora, vice-campeão, e Gabriel Medina avançaram no...

A história por trás de um viral emblemático do surf

A história por trás de um viral emblemático do surf

A internet trouxe com ela alguns fenômenos e um deles é sem dúvida o viral, aquele vídeo ou foto que viraliza, e alimenta o algorítimo em escalas montanhosas; e o surf também surfa a onda. Quanto mais visualizações, mais o bicho ganha tração. No surf há inúmeras...

Como o surf tem me salvado esses dias

Como o surf tem me salvado esses dias

Uma folha em branco, um nó na garganta, uma vontade de chorar, medo. As cenas do RS são de entristecer qualquer um. Não bastasse a violência das águas que varreram de casas a corpos, dias após a tragédia, as cenas são ainda mais devastadoras. Crianças sem pais em...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest