A organização de “Capítulo Perfeito” que mira performances eletrizantes em tubos, da Billabong, anunciou essa semana a esperada lista de sortudos que participarão do evento. O campeão mundial Adriano de Souza e o tubrider Bruno Santos estão na lista

Capítulo Perfeito divulga lista de surfistas para votação e indica brasileiros. Divulgação.

por Janaína Pedroso

A 9a edição do Capítulo Perfeito da Billabong, que ocorre na praia de Carcavelos, Cascais, pode acontecer em qualquer momento entre 9 de janeiro a 9 de março.

Apesar da oportunidade concedida aos brasileiros e a outros surfistas de nacionalidades que não são a portuguesa, apenas os surfistas de Portugal irão à voto popular para concorrer à premiação.

Em 2023, pela primeira vez na história do evento, a categoria de “Surfistas Internacionais” não participa da votação popular. Entre os destaques está Balaram Stack, de Nova Iorque, que recentemente abocanhou o evento especial da Vans, em Pipe, Havaí.

Brasileiros nos tubos

Adriano de Souza e Bruno Santos estão na lista de surfistas convocados para participarem de Capítulo Perfeito. De um lado, a experiência e o peso de um título mundial, de outro a excepcional maestria na arte de dominar como ninguém os tubos.

Grandes nomes

Clay Marzo, Michael February, Adrian Buchan completam a lista de surfistas estrangeiros. Ademais, os nomes de Portugal serão escolhidos pelos fãs de surf ao redor do globo. Você pode participar acessando o site oficial do evento: https://www.capituloperfeito.com/

Premiação em homenagem ao brasileiro Ricardo dos Santos

Além do prêmio principal de até 35 mil euros, o evento vai premiar em 15 mil euros o surfista mais comprometido e destemido com o troféu especial “Ricardo dos Santos Atitude”.

“Ano após ano tentamos melhorar a lista de competidores de forma a garantir o maior espetáculo possível. Este ano, para se juntar aos surfistas nacionais, convidamos um conjunto de atletas internacionais que tem um pouco da nova geração do surf mundial e atletas que já deram várias provas em arenas com as condições que procuramos. O nosso trabalho começa agora, de monitoramento das previsões, até encontrarmos um Carcavelos épico”, disse Rui Costa, organizador do evento.

Para o veterano Tiago Pires, Capítulo Perfeito evolui ao longo dos três anos, até tornar-se um evento com chancela internacional. “Lembro-me da primeira edição, com uma tenda na areia e os juízes nem sabíamos bem onde estavam (risos). Hoje é um evento reconhecido internacionalmente, com um percurso inédito e brutal. Estou cheio de vontade de andar dentro dos tubos de Carcavelos e de competir contra excelentes surfistas e amigos”.

Conheça a comissão técnica