O Dia Mundial de Limpeza de Praias acontece neste sábado, 16, com ações em diversas praias do litoral.

Também conhecido como International Coastal Cleanup Day, o Dia Mundial de Limpeza de Praias é uma iniciativa global que visa conscientizar sobre a importância de manter praias e oceanos limpos. Este dia é celebrado anualmente no terceiro sábado de setembro.

A origem da data remonta a 1986, quando a organização Ocean Conservancy, nos Estados Unidos, começou a mobilizar voluntários para limpar praias na Califórnia. Desde então, a iniciativa cresceu e se tornou um movimento global, com milhões de voluntários em mais de 100 países participando de ações de limpeza em praias, rios, lagos e outros ambientes aquáticos.

Apesar de não resolver a problemática da poluição dos mares, visto que o consumo desenfreado, impulsionado por um sistema capitalista de hiperprodução, é a raíz do problema, as limpezas têm uma função importante no sentido de concientização, educação e coleta de dados. 

Ademais, a limpeza de praias têm impacto direto e imediato no ambiente local. Ao remover o lixo, evita-se que animais marinhos ingiram ou se enrolem no resíduo. 

Os itens mais comuns encontrados incluem bitucas de cigarro, pinos de cocaína, tampas de garrafa e garratas PET, canudos, sacolas plásticas e embalagens variadas. 

Poluição nas areais de praia na América Central. Foto Unplash / Dustan Woodhouse