Entre os dias 15 e 19 de janeiro de 2024, o professor e CEO da liga mundial de Surf (WSL) na América Latina, Ivan Martinho, será o curador do curso “Gestão de Marketing Esportivo”. O projeto, dividido em cinco aulas, será realizado na faculdade ESPM, oferecendo uma oportunidade para profissionais do ramo e para quem busca ingressar na indústria esportiva.

O executivo, além de dar aulas de marketing na ESPM, comanda todos os eventos da WSL, liga mundial de surfe, na América Latina, e atua como um dos apresentadores de um podcast sobre negócios esportivos denominado ‘Patrocinei!’.

A 6ª edição do curso terá como objetivo capacitar os participantes a desenvolverem uma perspectiva estratégica na utilização do esporte como poderosa plataforma para comunicação e construção de marca.

Nas aulas, com participações de convidados que são referências em diferentes assuntos, Ivan Martinho proporcionará uma visão abrangente sobre as variadas formas e motivos que geram interesse nas marcas a se associarem a propriedades esportivas, tanto no cenário brasileiro quanto global.

Os participantes terão a oportunidade de explorar planos de ativação bem-sucedidos, compreender métricas para mensuração de resultados e aprimorar abordagens comerciais por meio de exercícios práticos orientados pelo especialista.

“Em um mundo dinâmico e competitivo, investir em conhecimento é a chave para se destacar no mercado. Este curso não apenas oferece uma visão abrangente da indústria, mas busca capacitar tanto os novos talentos quanto os profissionais mais experientes. Meu objetivo é compartilhar experiências e insights que não apenas enriqueçam as trajetórias individuais, mas também impulsionem o cenário do marketing esportivo como um todo”, destaca Ivan Martinho.

Somente neste ano, a liga mundial, sob a presidência de Ivan Martinho na América Latina, atingiu a marca de 1 milhão de seguidores nas redes sociais e consolidou a presença digital no país. A região tornou-se a única dos sete escritórios regionais da Liga com uma conta dedicada nas mídias locais, com considerável força de audiência.

O Brasil, inclusive, tem consolidado um polo significativo para os eventos de surfe. As principais divisões, como o Challenger Series (CS) e o Championship Tour (CT), ambos com etapas em Saquarema, já têm a cidade como um destino tradicional no país. Entre as edições de 2023, o Vivo Rio Pro destacou-se com inovadoras ativações nos dias que não foram dedicados à competição. Isso inclui baterias temáticas, vila de patrocinadores, recorde de público na praia e até mesmo a oferta de um curso de marketing para os fãs do esporte.

Com inscrições limitadas, o curso presencial abrirá espaço para profissionais do esporte que buscam aperfeiçoamento e atualização na área, além de gestores de marketing e marcas que desejam evoluir o repertório.

O convite se estende também a profissionais de outras indústrias que desejam explorar oportunidades no cenário dos negócios esportivos. Ao receber o certificado, os participantes ainda serão integrados a um grupo no WhatsApp, promovendo uma valiosa troca de informações. Para obter mais detalhes sobre o evento, acesse: https://www.espm.br/cursos/dynamic/atualizacao/gestao-de-marketing-esportivo/

Divulgação Vinicius Villas Boas