Home > Destaque > Surfar traz felicidade aponta estudo recente

Surfar traz felicidade aponta estudo recente

por | jun 21, 2024 | Destaque

Surfar traz felicidade, isso é o que mostra estudo recente elaborado por pesquisadores da Universidade de Bristol, em parceria com The Wave; envolvendo mais de 1300 surfistas. Os resultados foram divulgados em um relatório que contem dados interessantes sobre motivações e sentimentos despertados por surfistas.

O relatório aponta que a prática do surf está associada a altos níveis de engajamento positivo, revitalização e tranquilidade entre os participantes. Apesar de relatarem exaustão física moderada após as sessões de surfe, os surfistas experimentam baixos níveis de ansiedade. As principais motivações para surfar incluem diversão, melhoria de desempenho e bem-estar mental.

No entanto, os surfistas enfrentam barreiras como condições climáticas, compromissos de trabalho ou estudo e distância para locais de surfe. O relatório ainda sugere que melhorias das instalações próximas aos picos de surf, redução de custos de transporte e a disponibilidade de companhia pode facilitar uma maior participação no esporte.

O estudo conclui com recomendações para melhorar o acesso ao surf e promover ambientes mais limpos e seguros. Entre as sugestões estão o investimento em transportes públicos para áreas costeiras, a melhoria das condições ambientais e a criação de programas de pesquisa para entender melhor a relação entre o surf e a saúde.

Janaína surfa nas Toninhas, Ubatuba, durante encontro promovido por Claudinha Golçalves. Foto Pato Vacc / Coolture Life.
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

Hoje, 13 de novembro, a World Surf League (WSL) anunciou a ampliação da presença feminina no Championship Tour (CT) de 2026, com 24 surfistas. Atualmente são 18 surfistas mulheres no ranking CT e 35 homens. De acordo com a liga, a decisão foi motivada pelo desempenho...

Pesquisa busca desvendar percepção ambiental de surfistas

Pesquisa busca desvendar percepção ambiental de surfistas

O Instituto Ecosurf lançou uma pesquisa inédita que tem como objetivo compreender a percepção ambiental dos surfistas em relação às mudanças climáticas e à poluição marinha. A iniciativa, denominada "Raio-X Ecosurf", busca aprofundar o conhecimento sobre a relação de...

Pela primeira vez, QS acontece em Natal

Pela primeira vez, QS acontece em Natal

Com o primeiro QS da história de Natal, Rio Grande no Norte, Circuito Banco do Brasil de Surfe encerra o calendário de 2024. É terra de Italo Ferreira que estará presente no evento, ao lado de outras estrelas. A quinta e última etapa será do dia 31 de outubro a 3 de...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest