Surfar traz felicidade, isso é o que mostra estudo recente elaborado por pesquisadores da Universidade de Bristol, em parceria com The Wave; envolvendo mais de 1300 surfistas. Os resultados foram divulgados em um relatório que contem dados interessantes sobre motivações e sentimentos despertados por surfistas.
O relatório aponta que a prática do surf está associada a altos níveis de engajamento positivo, revitalização e tranquilidade entre os participantes. Apesar de relatarem exaustão física moderada após as sessões de surfe, os surfistas experimentam baixos níveis de ansiedade. As principais motivações para surfar incluem diversão, melhoria de desempenho e bem-estar mental.
No entanto, os surfistas enfrentam barreiras como condições climáticas, compromissos de trabalho ou estudo e distância para locais de surfe. O relatório ainda sugere que melhorias das instalações próximas aos picos de surf, redução de custos de transporte e a disponibilidade de companhia pode facilitar uma maior participação no esporte.
O estudo conclui com recomendações para melhorar o acesso ao surf e promover ambientes mais limpos e seguros. Entre as sugestões estão o investimento em transportes públicos para áreas costeiras, a melhoria das condições ambientais e a criação de programas de pesquisa para entender melhor a relação entre o surf e a saúde.
0 comentários