Home > Entrevistas > Deus abençoe a arte e o surfe de Jeferson Guedes

Deus abençoe a arte e o surfe de Jeferson Guedes

por | set 12, 2018 | Entrevistas, Lifestyle, Notícias | 5 Comentários

A arte imita a vida. Segundo mister Google, quem falou isso pela primeira vez foi o filósofo Aristóteles, lá atrás, em meados dos anos 300, bem antes de Cristo

Por Janaína Pedroso

A célebre frase usada até hoje seria uma espécie de adaptação de uma outra sentença proferida pelo mestre grego: “A arte imita a natureza”.

O artista e surfista Jeferson Guedes, 33 anos, talvez tenha passado longe dos ensinos de Aristóteles, tenham sido eles filosóficos ou físicos, mesmo assim soube captar a essência do que seria nossa existência, nosso modo de agir, pensar, se expressar e finalmente consumir arte.

Guedes em ação. Divulgação.

Autodidata, Guedes cresceu em casa humilde onde lhe fora negado o direito de surfar e quem sabe virar um profissional, afinal, talento o então garoto tinha de sobra. “Não faltou incentivo no meu caso, foi um pouco diferente, eu era praticamente proibido de surfar”, conta.

Já que o sonho de se tornar atleta não coube a ele na época, a saída foi desenhar. Sem entender sobre técnicas, estilos e história da arte, seus desenhos surgiam em pranchas de surfe dos amigos como uma espécie de grito entalado.

Sem o surfe lhe restou a caneta e foi com ela que começou, atualmente são centenas de canetas, que compõem seu arsenal de criação. A simplicidade dos traços e as cores vibrantes aproximam até mesmo o ser humano mais desavisado, é impossível não notar suas pinturas, sejam elas em pranchas ou muros.

Cores e muita inspiração vindas do mar. Divulgação.

Hoje são muros, painéis, quadros e até copos que levam a marca de sua assinatura, a “God Bless Art”, que começou colorindo pranchas de surfe.

Daria para discorrer sobre suas obras, incluir depoimentos do artista, contar seus sonhos, medos e anseios, mas o figurino pede que paremos por aqui. Nos dias de hoje pouca gente se interessa pela leitura e para a saúde do blog devemos ser breve…

Para concluir então, e já que começamos com o filósofo, por que não terminarmos com ele?

Aristóteles relatou sobre Deus em sua escrita: “Trata-se de algo que existe necessariamente. E enquanto existe necessariamente é perfeito, e deste modo é princípio”. Que assim seja e que God bless the art (que Deus abençoe a arte) e Jeferson Guedes.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Sportv promove reciclagem durante etapa da WSL em Saquarema

Sportv promove reciclagem durante etapa da WSL em Saquarema

Sportv promove reciclagem para quem estiver em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 30 de junho. Por conta da oitava etapa do Circuito Mundial de Surfe (WSL), o público poderá acompanhar o stand criado com material sustentável, montado...

Cloudbreak será palco do WSL Finals 2025

Cloudbreak será palco do WSL Finals 2025

A World Surf League (WSL) anunciou hoje que Cloudbreak, nas Ilhas Fiji, será o palco do WSL Finals em 2025. A final que define o campeão e a campeã mundial em um único dia, aproveitando as melhores ondas no período determinado para a realização da competição. Os cinco...

5 Comentários

  1. Guedes

    Muito obrigado pelo espaço e pelo carinho! Tamo juntoooooo

    • origemsurf

      God bless Jeferson Guedes!! Que vc continue abrilhantando mundo a fora com sua arte e cores!

  2. mgwin

    An e-mail was developed through ARPANET as did the bulletin-board system. It has now different qualities; here are some of them; yahoo.com, yehey.com, mail.com, hotmail.com and more. People knew that it was a modern way in sending their mails to their families, friends, loved ones, and other relatives.

    https://mgwin88tm.com/

Trackbacks/Pingbacks

  1. Deus abençoe a arte e o surfe de Jeferson Guedes – Destaques do Dia│Últimas Notícias & Manchetes - […] Créditos de imagem: Divulgação. […]
  2. Deus abençoe a arte e o surfe de Jeferson Guedes – IEB Org - […] Surf</a>.</p> … Leia post completo no blog Leia mais (09/12/2018 – […]
  3. Deus abençoe a arte e o surfe de Jeferson Guedes - Portal Nova Contagem - […] <p>Créditos de imagem: Divulgação. A arte imita a vida. Segundo mister Google, quem falou isso pela primeira vez foi…

inscrição feita!

Pin It on Pinterest