Home > Destaque > Cães surfistas são atração em campeonato de surfe estadual em Camburi

Cães surfistas são atração em campeonato de surfe estadual em Camburi

por | nov 28, 2020 | Campeonatos, Notícias | 6 Comentários

Surf Trip apresenta 1° Quiksilver Estadual de Clubes e 1º Quiksilver Estadual de Categorias de Base, em Camburi, litoral norte de São Paulo. Evento ocorre de 30 de novembro a 3 de dezembro.

por Janaína Pedroso

‘Surf dog’, como é chamada a modalidade que cães desempenham suas habilidades sobre as ondas, não é novidade. Porém, neste caso, é a primeira vez que cachorros têm a chance de dividir o line up, em meio a uma competição estadual.

Fomentada pela recém-inaugurada Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf), o evento pretende dar 15 mil reais de premiação no total. Além dos doguinhos, mulheres e surf adaptado foram contemplados pela organização.

Presença ilustre

O cão Parafina está confirmado para o evento. Presença ilustre canina deve dar trabalho aos surfistas de quatro patas da disputa. 

Para quem não conhece a fera, Parafina é ‘local’ de Santos e ficou famoso ao conquistar dois vices em eventos mundiais de surfe. No entanto, o cão já era figura ilustre entre os santistas muito antes da conquista dos títulos pomposos.

Adotado pelo surfista Augusto Martins, em 2008, Parafina vagava nas ruas da charmosa Santos em busca de carinho e comida e antes de se tornar surfista, foi maratonista!

 “Ele corria com a Polícia Militar e Exército, sempre à frente do agrupamento. Depois adotou o Posto 1, durante três anos, quando correu com os Bombeiros e aprendeu a nadar. Em 2010, tive o privilégio dele pular na minha prancha e me adotar. Então, durante dois anos ele ficou me seguindo. Em 2013, eu levei ele para casa. Foram dois anos de amizade na rua e oito ele morando comigo. Faz 10 anos que o Parafina surfa, e de 2016 a 2019, estivemos na Califórnia, participando dos principais eventos para cães surfistas do mundo. Hoje, o Parafina tem dois título de vice-campeão mundial de surfe”, conta Augusto.

De acordo com a SPSurf, o foco da inclusão dos cães surfistas no evento  é conscientizar a população sobre causas relacionadas aos animais, como maus-tratos e a importância da adoção de cães abandonados. E ressalta que os animais ficarão em um espaço reservado, onde poderão se alimentar, descansar e fazer suas necessidades.

Meu Joca também é surfista!

Cachorro e praia é um assunto delicado. Eu, como mãe de três cachorros e agora de um bebê, sei o quão sensível é o tema. Que cachorrinho não gosta de um rolê na praia, e alguns até um bom mergulho de água salgada? Por outro lado, é inegável o alto risco de contaminação da areia, por urina e fezes dos animais.

Uma alternativa bacana que conheci foi na Austrália, onde há determinadas praias liberadas para cachorros e pets no geral.

Mas no caso do evento, achei a iniciativa louvável, contudo deve-se manter a atenção com a higiene e demais cuidados. Caso contrário, o tiro pode acabar saindo pela culatra!

Os dogs se apresentam na próxima terça-feria, 01, antes das finais da categoria feminina.

Sorte aos cães e que vença o melhor!

O Surf Trip apresenta o 1° Quiksilver Estadual de Clubes e o 1º Quiksilver Estadual de Categorias de Base conta com o apoio da Surf Trip, Quiksilver, Roxy, Miwa Beach Club, Fu Wax, Sucos Sim e Let’s Poke. Realização: Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf).Colaboração: Prefeitura Municipal de São Sebastião e Associação de Surf de São Sebastião (ASSS) e Associação de Surf, Cultura e Ambiente de Camburi (ASCAM), Protetor Solar Suntech, Loja 20 Pés, XBlanks, Travel Ace, Ibis Style Guarujá, Janjão Bordados, Delab Desing, Pousada das Praias, Tree Park, Hotel Camburi Praia,Hoste lRoyal,Taitiros Pizza e Sush, Casa da Praia, Pizzaria Porto da Praia. Divulgação: Waves, TV Cultura.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Sportv promove reciclagem durante etapa da WSL em Saquarema

Sportv promove reciclagem durante etapa da WSL em Saquarema

Sportv promove reciclagem para quem estiver em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 30 de junho. Por conta da oitava etapa do Circuito Mundial de Surfe (WSL), o público poderá acompanhar o stand criado com material sustentável, montado...

Cloudbreak será palco do WSL Finals 2025

Cloudbreak será palco do WSL Finals 2025

A World Surf League (WSL) anunciou hoje que Cloudbreak, nas Ilhas Fiji, será o palco do WSL Finals em 2025. A final que define o campeão e a campeã mundial em um único dia, aproveitando as melhores ondas no período determinado para a realização da competição. Os cinco...

6 Comentários

  1. Marisa Coan

    Muito legal! Companheiros de todas as horas.

  2. 4y5

    By the mid 20th century, humans had achieved a mastery of technology sufficient to leave the atmosphere of the Earth for the first time and explore space.Technology deals with human as well as other animal species’ usage and knowledge of tools and crafts, and how it affects a species’ ability to control and adapt to its natural environment. https://mgwin88tm.com/ The word technology comes from the Greek technología (τεχνολογία) — téchnē (τέχνη), ‘craft’ and -logía (-λογία), the study of something, or the branch of knowledge of a discipline.[1] A strict definition is elusive; technology can be material objects of use to humanity, such as machines, but can also encompass broader themes, including systems, methods of organization, and techniques.

  3. Yorkies

    I see something really interesting about your weblog so I saved to favorites.

inscrição feita!

Pin It on Pinterest