Home > Destaque > Moana, a verdadeira rainha em seu mar de aventuras

Moana, a verdadeira rainha em seu mar de aventuras

por | fev 9, 2022 | Destaque, Opinião, Surfe Feminino | 8 Comentários

Eu queria que aquela bateria durasse para sempre. A final histórica entre a convidada Moana Jones versus Carissa Moore, em Pipeline, foi uma das coisas mais gratificantes que vi até hoje no surfe.

por Janaína Pedroso

Numa espécie de domingo mágico, assisti algo parecido a um sonho se tornar realidade, de um jeito muito melhor do que jamais poderia imaginar. 

Primeiro, porque a final feminina em Pipeline foi realizada entre duas atletas muito especiais. 

De um lado Carissa com experiência, potência, títulos mundiais, um ouro olímpico e muito surfe no pé. De outro, Moana Jones Wong e a leveza de uma wildcard. E wild (selvagem em português), neste caso, não há melhor representante senão ela. 

A verdade é que o jeito como Moana surfou, à vontade, espontânea e em total sintonia com as ondas de Pipeline, faz de Moana uma verdadeira Rainha em seu Mar de Aventuras.

Além disso, a final feminina mostra que a representatividade é a chave para qualquer coisa na vida. Assistir a uma mulher surfando aquelas ondas em um domingo só pra elas, é a possibilidade de atrair, além de novas surfistas, mais mulheres de inúmeros meios, profissões, preferências esportivas, já que basta ser mulher para se identificar com outra mulher. 

Logo, de um jeito ou de outro, a representatividade faz com que nos sintamos capazes. Mesmo sabendo que talvez jamais, nesta vida, seremos Moana, e surfaremos como Moana.

Embora certos lugares já saibam sobre o potencial comercial que as mulheres têm quando se trata de esporte, por aqui, é quase certo que ainda teremos um longo caminho pela frente. 

Finalmente, parabéns Moana, Carissa, Tyler, Bettylou, Brisa, Bronte, Caroline, Courtney, Gabriela, India, Isabella, Johanne, Lakey, Luana, Malia, Sally, Stephanie, Tatiana e todas as mulheres que se dedicam ao que amam.

Moana Jones Wong comemora com familiares vitória no Billabong Pro Pipeline. Foto de Tony Heff / World Surf League.
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Porque a escrita criativa e o surf combinam perfeitamente

Porque a escrita criativa e o surf combinam perfeitamente

Quando pensamos em surf, é comum imaginar ondas cristalinas, pranchas e um contato direto com a natureza, já a escrita criativa traz à mente ideias ou uma tela em branco, lugar onde pensamentos ganham forma. A princípio, essas duas atividades podem parecer opostas,...

Dia Nacional da Praia: dicas e cuidados com o sol

Dia Nacional da Praia: dicas e cuidados com o sol

No dia nacional da praia, a Australian Gold apresenta itens essenciais para quem deseja manter o espírito praiano vivo, mesmo nos meses de temperaturas mais baixas No dia 30 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Praia, data que comemora o estilo de vida praiano e...

8 Comentários

  1. پزشک متخصص پوست 

    آنا گوانچه، پزشک متخصص پوست در موسسه پوست “بلا” در کالیفرنیا، توضیح میدهد که نوروتوکسین ها، پروتئین های تزریقی هستند که به شل شدن ماهیچه های صورت کمک میکنند.

  2. stove oven

    Great to see. Thanks for sharing.

  3. BurnouT

    Muito bom seu artigo Parabéns pelas informação

  4. KRISTEL LARA DELA CRUZ

    I just wanted to let you know that it’s been great reading your article.

  5. Terapeuta

    Valeu mano

inscrição feita!

Pin It on Pinterest