Brasileira Tatiana Weston-Webb nas Olimpíadas da França, de 2024

ISA olimpíadas 2024

A ISA confirmou hoje, 18, o nome de quatro atletas que já estão confirmadas para disputarem as Olimpíadas, que acontecerá na França, em 2024.

A brasileira Tatiana Weston-Webb, atual número cinco do ranking mundial (WSL) é uma das confirmadas. Além dela, a portuguesa Teresa Bonvalot,  Johanne Defay e Brisa Hennessy, da França e Costa Rica, respectivamente.

O ranking mundial (CT) de 2023 garante vaga para dez homens e oito mulheres, respeitando o limite de dois surfistas de cada gênero para cada país.

Tatiana Weston-Webb é a única representante brasileira no ranking do CT.

ISA e surf nas olimpíadas

O surf estreou como esporte olímpico nos Jogos Olímpicosem Tóquio, Japão. Atualmente, o programa oficial de esportes para as Olimpíadas de Verão de 2024 em Paris, França, ainda não foi finalizado.

Para as Olimpíadas de Tóquio 2020, além do CT, os atletas se classificaram através do ranking mundial da Federação Internacional de Surfe (ISA) em 2019 e dos eventos qualificatórios do ISA World Surfing Games de 2019 e do ISA World Surfing Games de 2021.

Tatiana Weston-Webb é Brasil nas Olimpíadas

Tatiana Weston-Webb é uma surfista profissional brasileira-americana que compete no Circuito Mundial de Surf da World Surf League (WSL). Nascida em 9 de maio de 1996, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, a surfista mudou-se para o Havaí com a família aos nove anos de idade.

Tatiana iniciou sua carreira profissional aos 14 anos, tornando-se uma das melhores surfistas do mundo, com várias vitórias em eventos da WSL e posição de destaque no ranking mundial. Em 2021, ela representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, onde conquistou a medalha de bronze na categoria feminina de surf.

Weston-Webb é conhecida por sua técnica apurada, força e habilidade em ondas pesadas.