Como escolher as quilhas certas para a sua prancha de surf? Isso pode ter grande impacto no desempenho na água, sabia? Então, aqui estão alguns fatores que devem ser considerados ao escolher as quilhas:

Tamanho das quilhas

O tamanho da quilha é primordial na hora de escolher a opção que mais se adequa à ocasião. Como o tamanho delas é geralmente definido com base no peso do surfista, no estilo de surf e no mar a ser encarado, isso pode variar bastante. As quilhas têm tamanhos que vão de pequeno a grande. A maioria dos fabricantes fornece um guia sobre qual tamanho de quilha é adequado para determinados pesos.

Número de quilhas: tri, quad, mono, single (um mundo a ser explorado)

As pranchas de surf mais populares são as triquilhas, nomeadas carinhosamente como “pranchinhas”. São em geral fabricadas com 3 caixas para encaixe de quilhas. Porém há um mundo a ser explorado quando o assunto é quilha: de quadriquilha à single fin (monoquilhas). Apesar da configuração de triquilha ser mais versátil e oferecer um bom equilíbrio entre velocidade, direção e manobrabilidade, a configuração quadriquilha pode dar mais velocidade e estabilidade, contudo é menos manobrável.

Material: do que são feitas as quilhas de surf

As quilhas podem ser feitas de vários materiais, incluindo plástico, madeira, fibra de vidro e carbono. As quilhas de plástico são mais baratas, mas não são tão duráveis ou eficientes como as de fibra de vidro ou carbono, por exemplo.

Formato importa?

O formato da quilha também afeta o desempenho. Por exemplo, uma quilha com uma ponta mais larga proporcionará mais aceleração e resistência, enquanto uma quilha com uma ponta mais estreita será mais rápida e tornará a prancha mais manobrável.

Flexibilidade pode ser a chave para o sucesso

Quilhas mais flexíveis podem proporcionar mais controle e são mais adequadas para ondas menores e mais fracas, enquanto quilhas mais rígidas são melhores para ondas maiores e mais potentes.

De pensar que no meu tempo não tinha nada disso, eram quilhas fixas e a gente tinha que decidir na sala do shaper a quantidade e o estilo… Surf trip com quilha fixa, então, só quem viveu sabe…

como escolher quilhas de surf
As quilhas aqui em casa. A minha é de oncinha 🙂

Siga o Origem Surf nas redes 🙂