Home > Sem categoria > Brasil vence todas as categorias do mundial em Nazaré

Brasil vence todas as categorias do mundial em Nazaré

por | jan 22, 2024 | Destaque, Sem categoria

Maya Gabeira, Lucas Chumbo e Pedro Scooby conquistam títulos em Nazaré, durante evento com ondas gigantes e performances impressionantes. O  TUDOR Nazaré Big Wave Challenge reuniu bigriders para competir em condições clássicas, o desafio de ondas gigantes promovido pela World Surf League (WSL).

Entre as mulheres, a representatividade brasileira no mundial de Nazaré foi de 100% uma vez que as duas únicas surfistas do evento eram do Brasil. Maya Gabeira e Michelle des Bouillons deram um show de surf e atitude. Na disputa, Maya se deu melhor, totalizando 14 pontos que lhe garantiram a vitória.

Maya Gabeira vence  Mundial de Ondas Gigantes da WSL em Nazaré. Foto Damien Poullenot/World Surf League

Os brasileiros Lucas Chumbo e Pedro Scooby faturaram o título de Melhor Dupla; além disso, Chumbo garantiu também o título melhor performance masculina.

Lucas Chumbo repetiu o feito do último ano ao conquistar novamente o título individual e por equipes no campeonato de ondas gigantes de Nazaré, um desempenho que já havia sido observado quando se uniu a Kai Lenny. Contudo, nesta edição, a ausência do havaiano Lenny, impedido de competir por uma lesão, levou à formação de uma dupla inteiramente brasileira com Pedro Scooby, carioca. Com essa nova parceria, Chumbo elevou para cinco o número de títulos conquistados neste prestigiado evento.

Brasil e o domínnio no mundial de Nazaré

A sinergia entre Chumbo e Scooby foi evidente, com Scooby pilotando o jet-ski e posicionando Chumbo nas ondas ideais, o que permitiu a Chumbo registrar as duas maiores pontuações do torneio: 7,83 em sua primeira bateria e 7,67 na seguinte.

No TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, o uso do jet-ski é essencial para que os surfistas possam acessar as ondas. Cada membro da dupla deve alternar entre surfar e pilotar o jet-ski, com as duas maiores notas de cada um nas duas baterias sendo consideradas para a pontuação final. Além disso, a maior nota de cada surfista é dobrada, permitindo que um competidor alcance até 30 pontos individualmente e a dupla, 60 pontos no total. Neste contexto, Chumbo assegurou o título individual com 23,33 pontos, enquanto Scooby contribuiu com 17,83 pontos, consolidando a vitória da equipe com um total de 41,16 pontos. Importante mencionar que Pedro Scooby estava enfermo e aceitou o convite de Lucas Chianca para competir praticamente em cima da hora.

Maya, Lucas e Pedro vencem mundial da WSL em Nazaré. Fotos Damien Poullenot/World Surf League
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo confirma segunda vaga do Brasil no CT 2025 no Challenger Series de Portugal. Surfista passou na dobradinha com Rafael Teixeira. Os brasileiros Alejo Muniz, Miguel Pupo e Edgard Groggia também têm chances de estrelar na elite ano que vem. Assim, Brasil tem...

Etapa do Baiano de Surf revela disparidade de gênero

Etapa do Baiano de Surf revela disparidade de gênero

Os atletas do surf de base disputaram o pódio da 5ª etapa do Baiano de Surf para defender posições no ranking. A disparidade de gênero chama a atenção. A Federação afirma que vem desenvolvendo um trabalho em prol da igualdade e de incentivo à participação de mais...

Conheça os vencedores do Abu Dhabi Longboard Classic

Conheça os vencedores do Abu Dhabi Longboard Classic

Evento de longboard realizado nos Emirados Árabes Unidos aconteceu nas ondas da Surf Abu Dhabi, que utiliza a tecnologia da Kelly Slater Wave Company A habilidade de Alice Lemoigne, da França, em fazer nose-riding garantiu à surfista da Ilha Reunião sua segunda...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest