O Billabong Señoritas Open Pro definiu as quartas de final do Qualifying Series (QS) feminino da World Surf League (WSL) na América do Sul, realizado na Playa Señoritas, em Punta Hermosa, Peru. O evento contou com a participação de quatro surfistas peruanas e quatro brasileiras que avançaram para disputar o título. Daniella Rosas, Arena Rodriguez Vargas e Sofia Artieda foram destaques entre as competidoras, com Rosas alcançando a maior pontuação dos dois primeiros dias de competição. As eliminatórias continuam nesta sexta-feira, com transmissão ao vivo pelo site da World Surf League.

Daniella Rosas comentou sobre sua performance e a qualidade das ondas durante sua bateria. No ano anterior, Rosas alcançou um marco na WSL ao igualar um recorde de tricampeonato sul-americano. Ela avançou para enfrentar a brasileira Sophia Gonçalves em uma das baterias das quartas de final. A competição também inclui um confronto direto entre surfistas do Peru e do Brasil em outra bateria.

As quartas de final começarão com confrontos entre Sophia Medina e Isabelle Nalu, representando o Brasil, e as irmãs Sol e Leilani Aguirre, do Peru. Medina e Leilani Aguirre já garantiram suas vagas para as semifinais após vencerem suas respectivas baterias.

Billabong Señoritas Open Pro
Sophia Medina ganhou as 3 baterias que disputou na quinta-feira em Señoritas (Crédito da Foto: Mino Swayne / RDV Surf)

O Pro Junior também teve início, com 25 surfistas de 6 países competindo. Entre elas, Catalina Zariquiey, de 14 anos, destacou-se ao vencer suas baterias e avançar para as quartas de final. No mesmo evento, Arena Rodriguez Vargas estabeleceu um novo recorde de pontuação.

Antes do início das competições femininas, foram realizadas as últimas baterias da segunda fase do Pro Junior masculino, com Ryan Kainalo, campeão sul-americano da categoria Sub-20, avançando para a próxima fase.

O Billabong Señoritas Open Pro é organizado pela RDV Surf e patrocinado por diversas marcas. O evento é transmitido ao vivo e fará parte do calendário de competições da WSL, com uma nova edição do Billabong Punta Rocas Pro programada para novembro no Peru.