Home > Bem-Estar > Minha primeira vez na meditação dinâmica do OSHO

Minha primeira vez na meditação dinâmica do OSHO

por | nov 2, 2017 | Bem-Estar, Dicas, Entrevistas | 6 Comentários

A convite do Espaço CurAmar, fui conhecer e praticar uma das técnicas desenvolvidas pelo mestre espiritual indiano Osho

Há pouco mais de um ano, trocamos a loucura de São Paulo pela natureza e calmaria de Ubatuba. E apesar de viver num ritmo mais tranquilo, minha mente seguia na mesma frequência da capital, parecendo não ter entendido a mudança geográfica.

Então, achei que era a hora de começar a meditar. Já havia tentado algumas vezes, durante aulas de Ioga, mas sempre achei difícil a missão de ter que pensar em nada.

“Fomos ensinados a voltar nossa atenção para fora, conquistar metas, ganhar cada vez mais dinheiro, etc. Por isso é mais complicado se voltar pra dentro”.

Como o universo conspira, (e como ele conspira) recebi uma mensagem da psicóloga e proprietária do Espaço CurAmar Glaucia Marton, no WhatsApp.

O recado dizia: “Terça, às 7h, teremos a Meditação Dinâmica do Osho, dura 1h30min. Recomendo que venham em jejum”.

Era um sinal!?!

Aceitei o convite e me preparei para ficar sentada e imóvel pelas próximas uma hora e meia. Vesti roupas confortáveis, coloquei meias e fui de estômago vazio para o encontro.

Cheguei um pouco mais cedo que o combinado, mas Glaucia já esperava com um belo suco verde. Na praia de Itamambuca, cercado pela Mata Atlântica, o espaço é extremamente aconchegante. O canto dos pássaros é realmente notório, uma verdadeira sinfonia.

Glaucia também realiza um trabalho único com atletas (surfistas e lutadores), por meio da terapia esportiva.

Depois de apreciar o suco, sou convidada a entrar no que Glaucia chama de Oca CurAmar e com todos acomodados em uma espécie de semicírculo, ela faz as primeiras recomendações.

“Por favor, assoem o nariz antes de começarmos, vamos usar bastante as narinas, se mantenham com os joelhos semi flexionados para evitar desequilíbrio, vocês estarão vendados, eu estarei por perto, portanto não se preocupem com possíveis trombadas”.

Naquela hora saquei que a meditação ia ser completamente diferente do que tudo que eu conhecia sobre o tema.

“As meditações do Osho envolvem o movimento, a dança, a respiração, catarse, além do silêncio e da inatividade, dependendo da fase em que estivermos”.

No nosso caso eram cinco: expiração nasal com movimentos caóticos, catarse, ativação do 1º chakra com pulos e som, silêncio e celebração através da dança.

Glaucia ainda dá o último recado: “Janaína, por favor, retire as meias, elas podem fazer com que você escorregue” (momento #vergonha).

Sem meias e com os olhos vendados começo a meditação.

Demorou um pouco pra que eu parasse de pensar sobre como eu poderia estar parecendo, mesmo sabendo que a única pessoa que podia me enxergar era Glaucia, já que os outros, assim como eu, estavam vendados.

Mais alguns minutos e finalmente “saio de mim” e uma hora e meia se passam como se fossem alguns minutos.

Finalizo com um sorriso no rosto, o mesmo sorriso que vejo no rosto dos outros três participantes. Uma sensação prazerosa e realmente, inusitada, seguida de uma vontade constante de sorrir.

Com relação ao prazer a psicóloga explica. “Esta técnica traz muita vitalidade, alto nível de energia, maior consciência corporal, estado de presença e atenção no momento presente, além da ativação da sexualidade”.

Apenas uma pessoa abandonou a meditação. “Ele foi embora logo no início. “Pode acontecer, estamos trabalhando com estados expandidos de consciência”, explica Glaucia.

“Eu digo sempre antes de começar para não tentar entender ou explicar o que acontece durante a meditação dinâmica, porque é como se houvesse uma outra lógica um outro modo, para alguns isso é muito difícil”.

Realmente, para “entrar na dança”, e embalar na meditação dinâmica do Osho é preciso se entregar, perder o medo do ridículo, esquecer da idade, dos padrões.

“Esta meditação faz com que a gente fique presente e atento ao aqui e agora. E principalmente ao que o corpo está pedindo. Há uma tendência a obedecermos muito nossa mente, pensamentos, razão, regras. O Osho pede que a gente quebre os padrões, as amarras, que a gente se liberte”, finaliza Glaucia.

 

Realmente saio com a sensação de liberdade muito prazerosa, que se estende ao longo de todo o dia…

Além de meditações, massagens, terapias diversas e hospedagens, Glaucia desenvolve no Espaço CurAmar um trabalho único com surfistas, por meio da Psicologia Esportiva. Atualmente, passam por lá Tales Araújo, Wesley Leite, Guilherme Villas Boas e Suelen Naraísa.

SERVIÇO

Terças-feiras, às 07h – Meditação Dinâmica (1h30 de duração)

Quintas-feiras às 19h – Meditação Kundalini (1h30 de duração)

Rua Manoel Soares da Silva, 720 – Vila de Itamambuca, Ubatuba (SP)

 

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Aulas de surf são canceladas devido à poluição em Ubatuba

Aulas de surf são canceladas devido à poluição em Ubatuba

As praias do Lázaro, Perequê-açu, Itaguá e Picinguaba, de Ubatuba (SP), estão impróprias (bandeira vermelha), de acordo com último boletim da Cetesb, divulgado ontem (29). No Perequê-açu, onde funciona a sede da Escola Municipal de Surf, entre muitas outras escolas de...

Conheça Maria Eduarda, primeira surfista negra da Rip Curl Brasil

Conheça Maria Eduarda, primeira surfista negra da Rip Curl Brasil

A Rip Curl, no Brasil, anunciou o patrocínio de Maria Eduarda Cesar, 15 anos, uma das mais telentosas surfistas de base do país. Filha de mãe baiana e pai carioca, a menina agora sonha inspirar outras garotas. Em entrevista ao site Origem Surf, Maria Eduarda conta o...

Entrevista: Laura Raupp fala sobre rotina e sonhos

Entrevista: Laura Raupp fala sobre rotina e sonhos

A surfista Laura Raupp, que participa da etapa mundial Ballito Pro, na África do Sul, fala sobre sua experiência com o surf, sonhos e rotina de atleta. Aos 17 anos, a surfista acumula vitórias importantes e sagra-se como expoente do surf feminino brasileiro no cenário...

6 Comentários

  1. Cecilia Portella Santos

    É isso! A libertação de nossa essência favorece experiência da vida em alta voltagem!
    A oportunidade de fazer exercícios que nos ajudem nessa direção, deve ser aproveitada.
    Acredito que estamos vivendo um momento de amortecimento do ser. Não faltam estímulos para sermos robotizados e “zumbizados”.
    Ainda bem que há quem nade contra a corrente.
    Obrigada Janaina e Glaucia.

    • Origem - O Blog do Surfe!

      Obrigada pela mensagem, Cecília!
      Muito interessante esta visão sobre o fato de sermos robotizados!
      Inscreva seu e-mail na barra lateral direita do blog para receber nossas atualizações por e-mail 🙂
      Beijos e uma ótima semana pra vc!

    • Origem - O Blog do Surfe!

      🙂

  2. mgwin

    An e-mail was developed through ARPANET as did the bulletin-board system. It has now different qualities; here are some of them; yahoo.com, yehey.com, mail.com, hotmail.com and more. People knew that it was a modern way in sending their mails to their families, friends, loved ones, and other relatives.

    https://mgwin88tm.com/

  3. jaja

    ฝากถอนไม่มีขั้นต่ำ

    Hello there! This is kind of off topic but I need some guidance knowledgeable about all sensual exercises. Mature young ladies are extremely quiet and they can fulfil you like no other Escort.

inscrição feita!

Pin It on Pinterest